quarta-feira, 14 de outubro de 2015

PREPARE-SE PARA TODO PROCESSO SELETIVO, NÃO APENAS PARA AS PROVAS.


Hoje vou escrever sobre o processo seletivo de uma forma geral, e não apenas ao fato da aplicação das provas. Tive a ideia de fazer essa postagem, depois de várias decepções, e , recentemente, também do amigo candidato Diego Lopes, que passou por esta situação.

Então, no intuito de ajudar aos candidatos que irão passar pelos mais variados processos seletivos, e dando uma visão de candidato, DAS ARMADILHAS que estes processos escondem, resolvi fazer este post, exclusivamente deste assunto.


Muitas vezes o candidato passa nas provas, mas se depara com a seguinte resposta:

"VOCÊ NÃO PASSOU PORQUE NÃO ATENDEU AO PERFIL DA VAGA".


Então vamos lá ... a opinião de quem vos fala não é de nenhum garoto imaturo e sem cultura.

Eu tenho 52 anos, sou engenheiro elétrico e técnico em telecomunicações. Não tive oportunidade de fazer nenhuma pós graduação, ainda, nem mestrado, mas dei aulas a jovens e adultos, por muitos anos.

Além disso, já necessitei fazer dezenas de processos seletivos, e leio MUITO a respeito deste assunto, na internet, por muitos anos. Acompanho a evolução destes processos, desde o tempo onde só se conheciam as vagas oferecidas, através dos jornais impressos, 32 anos de experiência, para ser mais preciso.


Então eu vou sim, dar a minha opinião, como um eterno candidato que estuda, e estuda muito.
Caso algum psicólogo formado venha discordar, tem todo direito.
Mesmo porque eu não estou criticando particularmente nenhum profissional.

Aqui eu vou criticar SIM, e com veemência,  os processos, critérios, métodos, atitudes ...

Sinceramente eu não compreendo o que se passa na cabeça dos recrutadores. 

A partir do momento que um estudante de psicologia, de DP e RH, de gestão de pessoas, etc, etc ... consegue um trabalho, como recrutador, ele muda, completamente de atitude.
Antes, como estudante, ele se comporta como qualquer pessoa: com ansiedade, nervosismo, defeitos, e qualidades.
Depois que se torna recrutador, ele simplesmente abandona a sua humanidade, e segue um padrão, uma doutrina. Mas se existem tantos estudos diferentes, como ele pode REPROVAR um semelhante, se só usará , às vezes, um único método?

Será que o profissional, usando apenas o método da psicometria, ou apenas o método da entrevista e dinâmicas, ou os outros tipos de testes ... ou um conjunto de métodos, que não levam em consideração os tipos de inteligências múltiplas ... será que este profissional está fazendo o que é certo??


Olhando por outro ponto de vista. Não pelo lado profissional dos métodos utilizados, mas sim, de uma forma mais humanizada: será que ser um profissional, é sinônimo de deixar de ser humano? Deixar de ter emoções, e compreender as emoções dos seus semelhantes?
Será que não há uma maneira mais humana de tratamento? E o respeito, pelo próximo, na hora de analisar a pessoa, de responder, ou até de não responder, a 1 candidato que aguarda, e não recebe retorno.

Falando de uma forma mais acadêmica, com o passar dos anos, os estudos psicológicos da Universidade de Harvard, liderada pelo psicólogo Howard Gardner, descobriu que há diversos tipos de inteligência. 
São chamadas: INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Atualmente um total de 9 (oficiais).
E porquê estes testes de inteligência múltiplas não são aplicados, na seleções? 
Porquê as seleções são sempre tão corridas, nas empresas?
Quando esta covardia vai mudar??

Enfim, estes profissionais parecem que esqueceram: O ser humano não é igual, um ao outro.


Falando de uma forma prática. 
Depois que colocaram o RH nas mãos dos psicólogos, a situação piorou exponencialmente, para os candidatos, aqui no Brasil. Volto a dizer que não são todos, contudo, a grande maioria que trabalha para as empresas, e que recrutam, cometem estes erros.

Alguém já passou por estas situações, a seguir:


Se você não vem de relógio, eles te reprovam porque você não é responsável...
Se você cruza os braços ou as pernas, você é reprovado porque não está aberto a novas informações ...
Se você aperta a mão do recrutador, de forma leve, você é reprovado porque é uma pessoa insegura...

Enfim, eu poderia dizer mais de 20 absurdos que eu já me deparei, como formas, ou argumentos, para reprovação de 1 candidato.




Eu não sei em que mundo essas pessoas que recrutam vivem, pois....

Aquele dia da seleção, para o recrutador, é mais um dia enfadonho, de trabalho. E estes, muitas vezes estão num dia péssimo, consigo mesmo. Estão num dia emocionalmente ruim, onde suas atitudes profissionais serão influenciadas pelo seu bom ou mal humor (afinal, ele também é um ser humano com defeitos);

Contudo, para o candidato, aquele é "o dia" de sua vida. É um dia importante para seu futuro profissional, e muitas vezes ele está nervoso justamente pela importância daquele dia. E vai ser prejudicado, por aquele profissional que está num dia ruim. 

No final das contas, o profissional teve apenas mais um dia ruim, enquanto o candidato teve sua oportunidade perdida. Talvez fosse " a oportunidade de sua vida".

Eu só sei dizer uma coisa:

Se eu fosse um recrutador, ou dono de uma empresa, JAMAIS manteria este processo atual de recrutamento.
Faria algo mais humano e mais realista.

Até porque estes processos atuais são FALHOS, e deixam passar, pessoas que não merecem.

Eu já ví acontecer do candidato passar por todas as etapas, começar a trabalhar, e depois de 6 meses, ou 1 ano, se mostrar um mal profissional.
Os processos seletivos, como estão, deixam passar aquele candidato profissional, e não os que são mais capazes.
Deixam passar candidatos frios, calculistas e materialistas, e reprovam candidatos mais humanos, emocionais, sinceros, e que poderiam render à empresa, uma MELHOR performance profissional, ao longo dos anos.



Enfim, esta é a opinião de quem sabe o que está falando.
Outro dia mesmo, ví no Linkedin.com, um debate a respeito da conclusão de uma pesquisa  que diz que 83% dos candidatos NÃO recebem retorno dos processos seletivos que participam.

Somos um número. Não se esqueçam disso.
Por isso eu sempre disse e reafirmo: PREPAREM-SE PARA TODAS AS ETAPAS DE QUALQUER PROCESSO SELETIVO, OU CONCURSO.


Aqui mesmo no blog, e em vários sites da internet, você poderá encontrar DICAS de cada tipo de etapa dos processos. Preparem-se!

Boa sorte à todos!

37 comentários:

  1. Boa tarde senhor José, o senhor é um ser humano diferenciado, vou confessar ao senhor, talvez tenha sido um erro meu, joguei todas as minhas expectativas nesse processo, porque desdeo primeiro dia que fiquei sabendo da minha participação, vim ao seu blog e enfiei a kara nos livros e videos aulas para dar o meu melhor, e tenho certeza que consegui, porem o criterio dele nao me beneficiou, estou muito decepcionado, se nao fosse o apoio da minha noiva, acho que ate em depressao entraria, mas de tudo aprendemos algo, com esse nao foi diferente, afirmo com muita tranquilidade que daria o meu melhor no dia-a-dia na empresa porque foi o que escolhi para minha vida profissional, nao sou e nem jamais pensei ser melhor que ninguem, mas fui melhor que eu mesmo quando me dediquei intensamente para a oportunidade, desejo toda boa sorte aos candidatos aprovados, conheci pessoas boas, e sobre os recrutadores, o descaso causa indignação por certo momento, mas gracas a deus reverti em animo e força para seguir, creio no meu Deus, garanto que ele esta preparando algo surpreendente e justo pra mim, e já antecipo que darei o meu melhor, senhor José, nao o conheço pessoalmente mas preciso te afirmar uma coisa, o homem nao é só bem sucedido por ter um cargo respeitado e um salário atraente, ele é bem sucedido quando ele ganha o respeito do seus, com suas inciativas e de que forma ele ve a vida, e o senhor é um homem bem sucedido, porque em todos os posts, o senhor nao deixou de ser HUMANO, meus parabens e meu respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Diego, pelas suas palavras!
      Este post eu fiz em sua homenagem, apesar de já desejar fazê-lo há muito tempo!
      Esse assunto sempre me incomodou.

      Foi passando o tempo, os anos, e a situação não mudou nada ... por isso resolvi escrever este desabafo, para tornar público algo que eu sempre prestei atenção e que acontecia , com frequência.

      Boa sorte à todos!

      Excluir
  2. Diego, você chegou a realizar a dinâmica em grupo e a entrevista?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Sr. José e a todos, até o momento não tinha lido algo desse tipo sobre processos seletivos e me impactou bastante pois irei fazer mais uma etapa do processo seletivo da Subsea7 nesta sexta feira, me preparei durante a semana para essa etapa e estou com fé!
    Parabéns pelo ótimo post, quero lhe agradecer por dedicar um tempo para ajudar o próximo. Deus te abençoe, grade Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Igor, pelas palavras!

      Quando eu comecei a escrever este blog, há 5 anos, eu não achava respostas para as minhas perguntas, na internet.

      Resolvi repartir as minhas angústias, dúvidas, e descobertas, para que TODOS possam ir para um processo, de forma MAIS PREPARADA!
      Esta sempre foi a minha intenção, para ...

      COMBATER A COVARDIA DOS PROCESSOS SELETIVOS!

      Boa sorte à todos!

      Excluir
  4. Espero uma sorte melhor, pois vou fazer a teórica hj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha fé, força e foco, que vc irá conseguir!
      Estude sempre!
      Boa sorte à todos!

      Excluir
  5. Boa noite. Alguém tem alguma novidade no andamento do processo da subsea7???

    ResponderExcluir
  6. Boa pergunta Fabiano, alguém tem alguma notícia sobre o processo.
    Eu irei fazer mais uma etapa no dia 28/10
    Estou muito ansioso e estou estudando muito.
    Mas estou preocupado sobre os recrutadores!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz algumas etapas. Estou esperando a resposta da última etapa que fiz. Individual como o gestor da área de ROV.

      Excluir
    2. Leandro, boa tarde!

      Faça a sua parte... e não se preocupe com quem está te avaliando.
      Como eu disse acima, para eles, é apenas mais um dia de trabalho!
      Para você, pode ser a chance da sua vida!

      Como eu disse, faça a sua parte: tenha fé, força e foco!
      Você vai conseguir, se estiver na sua hora!

      Boa sorte à todos!

      Excluir
  7. Depois da prova teórica, vem qual?
    Tomara que você consiga!
    Vlw

    ResponderExcluir
  8. Depois da prova teórica, vem qual?
    Tomara que você consiga!
    Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois da tórica e a apresentação coletiva, vem a dinâmica e a entrevista individual. Sonvai pra individual se passar na dinâmica. Valeu. Abraços!

      Excluir
  9. Bom dia galera.
    Estou com uma dúvida, eu uso óculos mas não fico "cego" sem eles. Tem algum problema???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, boa tarde!

      Não há problema nenhum você fazer as etapas com óculos.

      Basta que eles estejam no grau certo, pois a última etapa, que é o exame médico, cai uma avaliação oftalmológica, bem como outras, e nesta fase, qualquer problema reprova.

      Ex: pressão alta e o candidato não tomar remédio;
      mancha no pulmão;
      não ler as letras do exame de vista;
      estar com cáries nos dentes e não tratar.


      Tudo isto reprova! CUIDADO!!!
      Boa sorte à todos!

      Excluir
  10. Eles disseram q dariam a resposta para quem fez a dinâmica até o ontem.
    Porém não recebi nada.
    Alguém teve alguma novidade?!?

    ResponderExcluir
  11. Alguém vai fazer a primeira etapa dia 28/10 quarta feira????

    ResponderExcluir
  12. Olá senhor José, meu nome é Ivonel OLIMPIO dos Reis. Sou tecnólogo em Automação Industrial e já é a segunda vez que me cadastro no processo seletivo da SUBSEA7 e nas duas vezes não consegui nem ser entrevistado, tenho experiência na área de manutenção, hoje tenho meu segmento próprio de eletrotécnica e tenho muita vontade de ingressar no mercado de ROV.
    O que me indigna é o seguinte, muitos são reprovados por serem reprovados nas seleções e eu fico chatiado por não ter nem a oportunidade de me expressar para os recrutadores.
    Descupe minhas palavras mas você é uma pessoa que reconhece os sentimentos dos candidatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Olimpio, boa noite!

      Respeito e concordo com a sua indignação.

      Não vejo motivos para as pessoas que tem CREA de Automação, ficarem de fora das vagas de ROV.

      Não existe um argumento plausível, pois ninguém que toma a decisão de excluir vocês, fez uma análise crítica das matérias do curso, para terem a certeza que os diplomados NÃO tem condição de trabalhar.

      Como eu falei ....

      NÃO concordo com os processos seletivos atuais, e esse é um dos motivos.

      Espero que o senhor tenha sorte e chances melhores, em outras empresas!


      Afinal, a vida offshore não se resume apenas ao ROV.

      Veja a lista de empresas que eu coloquei aqui no blog, em um post de fevereiro de 2013. Aqui vai o link:

      http://pilotorov.blogspot.com.br/2013/02/lista-de-empresas-de-rov-e-manutencao.html

      Espero ter ajudado!
      Boa sorte à todos!.

      Excluir
  13. Alguém tem alguma novidade do processo?!?
    Estou completamente perdido, eles marcam e desmarcam as etapas o tempo todo.

    ResponderExcluir
  14. Falai Junior. Vc passou para a terceira etapa também? Eles haviam marcado a minha para semana passada mas cancelaram e ficaram de remarcar. O seu caso foi assim tb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente como aconteceu comigo.
      Não só na terceira etapa, mas na primeira, eles tambem remarcaram a minha entrevista, desmarquei compromissos e depois adiaram.
      Dessa vez, me ligaram um dia antes para desmarcar, não explicaram o motivo e nem deram nenhum tipo de previsão.
      Eu que moro longe, estou quase desistindo desse processo.
      Acho muita falta de consideração com quem está fazendo de tudo para comparecer e se preparar para todas as etapas.

      Excluir
    2. Também acho uma falta de consideração. Como você eu também moro longe do rio e já tinha comprado a passagem para comparecer, acabei gastando dinheiro a toa porque não tinha como trocar a passagem, pois não informaram à data que seria e a empresa não troca mais de 1 vez

      Excluir
    3. Exato!
      Podemos ver então que em matéria de processo seletivo enrolado e falta de comprometimento com os participantes a empresa está com nota 100.
      Quero ver se ela vai deixar a desejar em outros pontos também...

      Excluir
  15. Vem pra sapura lá a competência é nota 1000.

    ResponderExcluir
  16. O rh deles ficam, na avenida Chile, ao lado do prédio da Petrobras rio de janeiro, 22 andar, tem 3 navios pra serem lançados ainda até o final de 2016, só pira ROV tem 32 vagas pra serem preenchidas.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia...gostaria de saber se esse ano com a crise as empresas abrirao seleção para Rov trainee...

    Sou de SP meu CV nunca sequer foi selecionado para nenhuma oportunidade offshore...sera que o faro de colocar a cidade de SP no meu cv atrapalha em algo?

    Sou especialista em automação industrial formado em mecatronica (técnico) tenho inglês intermediário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lipe, boa tarde!

      Suas perguntas são muito subjetivas.
      Não há uma resposta ... ... pois .... cada processo seletivo , de cada empresa, é diferente.

      Tem vezes que as empresas abrem processos apenas para eletrônica, ou eletrotécnica. Então seu curso de mecatrônica serve. Já o de automação, NÃO serve.

      Tem vezes que a empresa abre vagas APENAS para o rio de Janeiro, pois ela não quer pagar passagem para longe, caso o candidato seja de outro estado, em cada embarque que ele fizer. Outras ocasiões, eles aceitam candidatos de todo o Brasil.

      Enfim, não é uma regra.

      O que importa é que estamos em crise SIM.
      Cabe aos candidatos estarem atentos à todas as vagas que abrem!
      E NÃO apenas às vagas de ROV, que estão raras.

      Boa sorte à todos!

      Excluir
  18. É galera... Suspenderam o processo seletivo da subsea 7 por tempo indeterminado. Acabei de ver o e-mail. Alguém tem ideia do motivo real disso ou tem alguma previsão de quando eles retomarão com as etapas ou se cancelaram mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A suspensão do processo é uma consequência da crise que a Petrobrás, e toda a área de óleo e gás, atravessa, ao redor de todo o mundo!!

      Os preços baixos do barril de petróleo, e a suspensão de alguns contratos da Petrobrás, SÃO A MAIOR CAUSA !!!!

      Talvez não tenha sido cancelado. Apenas suspenso, por tempo indeterminado!

      Não adianta perguntar quando retornarão a oferecer as vagas.
      NINGUÉM VAI TE PASSAR UMA PREVISÃO, POIS NINGUÉM SABE QUANDO A CRISE VAI ACABAR.
      Tem que acompanhar os acontecimentos, e ficar alerta!

      E não se esqueça:

      BUSQUEM TODO TIPO DE VAGA, offshore e onshore!

      Não estamos em tempos de escolher APENAS trabalhar com ROV.
      Isso afunila muito a quantidaade de vagas à disputar, e só te prejudica!

      Boa sorte à todos!

      Excluir
  19. Boa tarde alguém tem novidade do processo seletivo da subsea 7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Willes, boa tarde!

      Pelo que tenho ouvido dizer, este processo seletivo foi suspenso.
      Sem data para continuar.

      Faça a sua parte: fique sempre atento ao e-mail, vendo pelo menos, 1 vez ao dia.
      O resto é torcer para as coisas voltarem ao normal.

      Boa sorte à todos!

      Excluir
  20. Boa tarde.. quais foram as matérias que vcs estudaram e que caiu na prova técnica?

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Luck!
    Agora, no ano de 2020, já houve 1 primeiro processo seletivo, na empresa Fugro, onde tínhamos a opção de escolher 3 tipos de provas. Eu fiz a de eletrônica, e caíram todas as matérias solicitadas.

    Segue o que estava no edital:

    - Elétrica/Eletrônica
    • Circuitos resistivos;
    • Lei de Ohm;
    • Resistores: Código de cores, Associação Série, Paralela e Mista;
    • Diodos;
    • Capacitores: Código de cores, Associação Série, Paralela e Mista;
    • Instrumentos de medição;
    • Transformadores: Conhecer suas principais características, bem como seu funcionamento;
    • Razão ou Relação de Tensão, Corrente e Potência;
    • Semicondutores e Transistores;
    • Amplificadores Operacionais;
    • Analise de circuitos;
    • Leis de Kirchhoff;
    • Sistema Binário e Sistema Hexadecimal;
    • Lógica Combinacional, Blocos Lógicos, Tabela Verdade e Simplificação de Circuitos Lógicos.
    - Mecatrônica/Mista (Eletronica e Mecânica)
    • Circuitos resistivos;
    • Lei de Ohm;
    • Resistores: Código de cores, Associação Série, Paralela e Mista;
    • Instrumentos de medição;
    • Transformadores: Conhecer suas principais características, bem como seu funcionamento;
    • Razão ou Relação de Tensão, Corrente e Potência;
    • Analise de circuitos;
    • Noções de metrologia e uso de instrumentos de medição;
    • Fundamentos teóricos de hidráulica e unidades comumente utilizadas;
    • Componentes hidráulicos e seus conceitos (bombas, fluidos, reservatórios, filtros, válvulas, atuadores, motores);
    • Componentes mecânicos e seus conceitos (engrenagens, polias, parafusos);
    • Noções de mecânica clássica;
    • Corpos submersos (Volume e Relação peso/flutuabilidade).
    - Mecânica/Hidráulica
    • Noções de metrologia e uso de instrumentos de medição;
    • Fundamentos teóricos de hidráulica e unidades comumente utilizadas;
    • Componentes hidráulicos e seus conceitos (bombas, fluidos, reservatórios, filtros, válvulas, atuadores, motores);
    • Sistemas hidráulicos e interpretação de esquemáticos;
    • Componentes mecânicos e seus conceitos (engrenagens, polias, parafusos);
    • Noções de mecânica clássica;
    • Corpos submersos (Volume e Relação peso/flutuação).

    Espero ter ajudado!
    Boa sorte à todos!

    ResponderExcluir