segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Salários Offshore - Porque se começa ganhando pouco? - parte 2

Há pouco mais de 1 ano atrás, eu escrevi aqui mesmo no blog, uma postagem com este título. 
Venho agora acrescentar outro ponto de vista, sobre o mesmo assunto. Tenho a certeza que alguns poderão discordar ... porém, ouçam a voz de 1 pessoa que já aprendeu um pouco nesta vida, maduro, honesto, que busca dividir o pouco que já sofreu e aprendeu.

Para iniciar o raciocínio, vou precisar que conheçam um conceito: alguém já ouviu falar no termo- "Reengenharia "??

A quem nunca ouviu, vou resumir a teoria e a realidade deste processo, quando foi implantado no Brasil.

1 - Reengenharia - Conceito; Onde Surgiu: (fonte- Wikipédia)


reengenharia, criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos.
Segundo Branco (2008, p. 123), ao contrário do que tinha acontecido com muitas das metodologias de Gestão da Qualidade, os primeiros exemplos da sua aplicação vieram dos Estados Unidos da América e não do Japão.
A reengenharia para Stair e Reynolds (2002, p.39) é vista como “redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais,estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”.
Esta focalização no aumento da eficiência dos processos e, na obtenção de mais-valias a curto prazo, implica melhorias em três níveis a destacar: redução de custos, redução de tempo e melhoria da qualidade dos serviços.
Os princípios básicos desta “filosofia” de gestão, passam por reinventar e não evoluir, através do desenvolvimento de processos que promovam o “corte” na organização existente.

2- A realidade, quando foi implantada no Brasil:

Na prática, ficaria muito DISPENDIOSO analisar o processo, usar as ferramentas de qualidade e chegarem numa conclusão racional, que tivesse a cara da empresa. Afinal, os gestores brasileiros, influenciados por psicólogos e consultores internacionais, partiram, direto, para o final da análise.

Pois o OBJETIVO NÃO ERA EVOLUIR  ( ???? ... deveria ser... ????), e SIM, APENAS, CORTAR OS CUSTOS !!! 
Eles lerão tudo que deveriam fazer, e decidiram ir DIRETO para a última linha da conclusão.

Vocês leram a última linha, onde eu grafei, em vermelho, a única palavra que eles se importaram:  "CORTE ".

Então, reengenharia, no Brasil, passou a ser apenas sinônimo de cortes. Assim ficou mais simples!!! Bastava, APENAS, arrumar uns 2 ou 3 motivos, e poderíamos começar os cortes a qualquer momento.

Vou citar apenas um exemplo, que não é da área de petróleo, e por motivos éticos, o nome da empresa será resguardado. Porém é uma realidade que aconteceu, e ainda acontece, as centenas: a empresa recebeu uma diretriz de sua matriz, que demitisse 10 % do seu quadro, tomando como linha de corte: as pessoas mais velhas (leia-se experientes), e as que causavam algum tipo de problema. A crise no setor foi o motivo alegado, mas as contratações continuavam.

Então é de se esperar que os gestores não estão buscando mais virtudes como:
- excelência no serviço prestado;
- experiência;
- qualidade;... etc... etc ....
Como se ouvia falar nos slogans de antigamente. 

Hoje o único slogan que existe é:
" Vamos cortar custos, doa a quem doer. O nosso está garantido, e nós conseguiremos sair desta crise, mesmo com a administração obsoleta que temos. 
Pois nesta não podemos tocar, estão aqui para servir apenas à nossos acionistas. Os cortes não serão ao nosso nível. Eles nos deixaram em paz. Cortes apenas nas camadas operacionais".



Para concluir: Então porquê se começa ganhando tão pouco??

Anos atrás, quando as profissões eram pouco conhecidas, era necessário se pagar bem, pois as condições de trabalho eram precárias, perigosas, difíceis ... quase ninguém se habilitaria aceitar um emprego destes, para ganhar pouco.

Os anos se passaram, os conhecimentos disseminados, difundidos. Isto fez com que uma maior parcela de trabalhadores conseguissem dominar suas rotinas, e foram passando seus conhecimentos, de geração, para geração.

A cada ano, com a ajuda dos sindicatos patronais e coniventes, as faixas salariais iam sendo diminuidas. Sempre, por culpa da crise, os salários foram ficando cada vez menores.

E foi ficando cada vez MAIOR, o número de pessoas que aceitavam COMEÇAR a trabalhar, nestas mesmas condições, com os salários menores.  
Como, em nossa terra tupiniquim, NUNCA tentaram atrelar um salário mínimo profissional, para cada função, de acordo com uma moeda forte, como o dólar, aqui os profissionais foram ficando, com o passar dos anos, com seus salários completamente DEFASADOS, em relação aos mesmos profissionais, ao redor do mundo.

Por exemplo, um Piloto de ROV pleno (com experiência de 3 anos), lá fora, não tem salário inferior a U$ 500/ dia trabalhado. Mesmo com todos os benefícios que nós temos, se comparados a nenhum benefício no contrato internacional, a diferença é VERGONHOSA !!!

Não quero nem entrar nos méritos das empresas, e das exigências trabalhistas que temos no Brasil. Somente estou contando os fatos.
Tirem suas próprias conclusões, e saibam que elas valem para qualquer setor!!

4 comentários:

  1. Isso e verdade um taifeiro embarcado tira por mês 1,200 reais isso por que a maioria das empresas pagam o horário de almoço, imagina o salario sem esse "bônus"....

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  2. Olá! Boa tarde!

    No mundo offshore, a categoria mais prejudicada pela concorrência e falta de respeito profissional é a classe que trabalha nas empresas de alimentação.

    Tanto taifeiros, como salonistas, lavandeiros, ajudantes de cozinha, etc, etc ... estão ganhando MUITO pouco!
    Os que ganham menos mal são apenas os cozinheros de renome e os nutricionistas. Mesmo assim não ganham bem também, em comparação com os outros profissionais offshore.

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  3. Quanto está ganhando um Piloto ROV Trainee atualmente? Acabei de me formar em Engenharia Mecatrônica e estou considerando partir para a área offshore e gostaria de saber de quem já está por dentro. Obrigado.

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    1. Prezado Hugo, boa tarde!

      Em primeiro lugar, desculpa-me pela demora nesta resposta. Andei alguns meses sem fazer nenhuma postagem, pois, como eu já comentei anteriormente, eu sai da área do ROV.

      Em várias outras postagens aqui do blog, há este tipo de comentário, e pergunta, que é respondido com base na época da postagem.

      Em tempos de crise, vai ser difícil vc conseguir entrar. Se tiver êxito, o salário está "baixo", pois não há aumento. Comparando-se com salários em terra, ainda é bom.

      No ano de 2015 houve um rapaz que colocou um valor: R$ 3.159,00- salário depois do 1º embarque.

      Daí eu fiz o seguinte comentário:

      "Gostaria de fazer algumas observações sobre este valor que foi informado:

      1- O salário base é bem MENOR que este informado. Este valor de pouco mais de R$ 3.100,00, parece que é o salário base + extras de embarque (que chegam a 90% do salário base).

      2- Um outro detalhe: parece que é o salário bruto. Deve-se levar em consideração, cerca de 20% de descontos trabalhistas, como inss, irpf, etc.

      3- Este valor varia de empresa para empresa.

      Boa sorte!"

      Em 2016/17 não tenho idéia de como estão os salários.
      Espero que tenha ajudado. Boa sorte!

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