quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

2017- Esperamos que seja um novo recomeço!

Prezados seguidores, boa tarde!

Tenho recebido muitas mensagens.
Algumas de preocupação, outras de tristeza, e até aqueles mais desesperados. Uma minoria também, em busca de novas expectativas, e esperança num futuro melhor.

A todos eu direi a mesma coisa: vamos guardar o ano de 2016 para servir de lição.
Usá-lo como aprendizado. Não foi totalmente perdido, pois temos que tirar dele algum proveito, pelo menos. Pensar, no que os antigos diziam: "Não há nada tão ruim, que não possa piorar... e muito".
Precisamos entender e aceitar que nos tempos de dificuldades, é que devemos procurar por novas oportunidades.

Infelizmente eu não fiz nenhuma postagem, aqui neste blog.
Foi um misto de tristeza, desânimo, e falta de otimismo.
Contudo, ele não acabou...
Simplesmente, não havia o que comentar, na área de ROV.

Eu acompanho as vagas nesta área, pelos 4 cantos do planeta, e pasmem... não houve NENHUMA oferta de trabalho, na área de ROV, em todo o mundo, por todo o ano de 2016.
Nenhuma vaga, em nenhum continente!
Jamais pensei que estaria vivo para ver isto..... mas eu viví e ví.

Bem... que os ventos mudem, e soprem para longe, esta crise mundial.

Enganam-se aqueles que pensam que é apenas uma crise brasileira, e passageira.
Não foi apenas local... não foi apenas consequência da corrupção ... nem da política.
A crise é global.
Obviamente que todos os problemas tupiniquins contribuíram e muito, mas não foi apenas isto.
O cenário mundial , de forma abrangente, delineou o atalho para esta fase negra.

Apesar de conhecer os motivos, eu não vou comentar estas causas mundiais.
O assunto é profundo e vasto, e não quero criar polêmicas fora da linha do ROV.


Mudando o foco ... eu mesmo, por uma questão de necessidade, precisei sair da área do ROV.
Tenho família, e não podia me dar ao luxo de escolher continuar aguardando um chamado do céu ... ou ... literalmente ... do mar.
As pessoas que desejavam entrar, também não conseguiram uma oportunidade.
Poucos conseguiram manter-se empregados no ROV.
Sendo assim, para aqueles que desejam uma oportunidade nesta área, procurem estar antenados nas notícias, nos blogs, nos sites de emprego, e continuem estudando.

Já existe uma luz no fim do túnel. Não para já, não para amanhã.... em breve. As perspectivas começam a mudar, e as grandes empresas precisam se programar para os próximos anos. Isto acontece com muita antecedência, e de forma lenta.

Enfim, devemos guardar na memória o ano de 2016, como o fundo do poço.
Aceitar que algo tem que mudar, e investir seu tempo pessoal em sua própria mudança.
Você deve ser o principal agente de sua mudança, e não esperar por nada, de presente.

Agora só nos resta levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima!
Aproveitar o tempo para reciclagem pessoal e profissional.
Estudar é a palavra de ordem! " O conhecimento é o único bem que não pode ser roubado de ti".

Que venham as oportunidades!
Estamos de braços abertos à esperá-las!
Boa sorte à todos!
Até breve!

15 comentários:

  1. Pois é José Dantas, que 2017 seja melhor. Sempre tive um forte desejo pela carreira de Subsea Engineer, infelizmente toda essa situação que nosso país se enfrenta, fica difícil conseguir algo na área. Mas vamos seguindo em frente, estudando e se preparando. Um forte abraço José Dantas, parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Raphael, que o ano de 2017 seja melhor que os anteriores.
      Resta-nos ficar preparados, sempre estudando, e aguardando pelas novas oportunidades que estão começando a surgir.
      Obrigado e boa sorte!

      Excluir
  2. Caro amigo José Dantas, realmente para nós profissionais do ROV não está bom para nosso lado. Tenho encaminhado curriculum para empresas offshore e por enquanto recebo feedback para aguardar. Sei que devemos ter fé acreditar no Deus da nossa compreensão e seguir em frente. Estou me especializando em automação industrial que também é minha área de atuação, de olho em breves oportunidades. Gostei de ter lido seu diário, gostaria que fosse numa hora em que estivesse a bordo realizando alguma operação com ROV. Vamos continuar firmes no propósito e receber aquilo que esperamos de Deus. Grande abraço. Carlos Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Carlos, não devemos perder a fé.
      Eu também continuo tentando!
      Boa sorte!

      Excluir
  3. Boa noite José! Pode me auxiliar dando dicas de sites ou blogs,além do seu é claro, para que eu possa ficar mais antenado na área de Rov quando essa maré virar? Trabalho a muitos anos com TI, mas sempre tive o sonho de trabalhar embarcado com Rov. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Daniel!
      Bem, o que vc me pergunta é um pouco difícil, pois no Brasil só existia apenas 1 outro blog, mas a pessoa parou de escrever há alguns anos.

      Simplesmente existe muito pouca coisa sobre o assunto, no MUNDO todo!

      Tem 1 revista chamada ROV magazine.
      Única do gênero, no mundo!

      Outra coisa. Se vc leu minhas postagens, ao longo destes quase 7 anos, verá que estamos numa crise sem precedentes.
      Se não leu, vale à pena ler tudo, desde o início. Não será perda de tempo.
      E em épocas de crise, não basta apenas sonhar .

      Boa sorte!
      Até breve!

      Excluir
  4. Boa noite José, estive pesquisando assuntos relacionados a área de ROV e encontrei seu blog. Parabéns pelo post e informações. Estou para fechar um curso de 80hs de Piloto de ROV que tem início no dia 03/04/17, só que devido ao mercado esta em crise para todo lado, estou em uma grande incógnita. Estou pensando em fazer um alto investimento no curso, mesmo sabendo que o mercado esta parado nesta área. Sendo assim vem a dúvida! Faço o curso e já fico preparado para o mercado de trabalho, quando um dia esta crise acabar ou não compensa eu fazer este investimento agora para deixar o curso parado? Gostaria de sua opinião, talvez você possa me passar uma boa orientação. Grato e Felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael! Boa tarde!

      Faz 2 anos que fui dispensado de uma empresa offshore. Não consegui retornar até hoje, Mesmo com 5 anos de experiência em ROV, onde fiz 51 embarques.

      Realmente a época é de crise mesmo! Muito grande!
      Mas não é por isso que eu vou te desanimar .... já desanimando ... kkkkk



      Falando de uma outra maneira ....Dizem que nas épocas de crise é que vale à pena investir nos cursos, então eu JAMAIS falaria para vc NÃO fazer. Faz sim. Cursos sempre aumentam o CV.

      Mas tenha a consciência de que o curso não lhe abrirá uma vaga de trabalho, de mão beijada.
      Isso eles NÃO podem te prometer.

      Se vc viu este curso na UW, ela é uma empresa nova, e eu conheço os donos. São qualificados sim!
      É uma boa empresa.

      Boa sorte.
      Até breve!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Bom dia José! Obrigado pela atenção dispensada. Seguindo o seu 4° parágrafo "Falando de uma outra maneira ....Dizem que nas épocas de crise é que vale à pena investir nos cursos, então eu JAMAIS falaria para vc NÃO fazer. Faz sim. Cursos sempre aumentam o CV.", resolvi fazer este investimento. Aprendi muito e fiquei fascinado pela área. O bom que conhecimento ninguém nos tira, levamos para sempre. Agora é ter fé para que um dia tudo possa melhorar e o mercado abrir demanda para essa área. Que Deus nos ilumine e que em breve possamos conseguir compartilhar nossos bons momentos de pilotos!...

      Excluir
    4. É Rafael, não podemos perder a fé!

      Coloquei uma nova postagem sobre a crise.
      Veja.
      Até breve! Boa sorte!

      Excluir
  5. boa tarde ,eu sou tec em mecanica para trabalhar embarcado eu preciso do curso salvatagem e huet ? qual e o salario do mecanico em plataforma ou navio ? ouvi falar que chegar a R$9.OOO reais o salario de tec.em mecanica ...

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Thayan!

    Todo trabalhados offshore precisa ter o curso de CBSP (salvatagem). O HUET não precisa na Petrobrás, mas precisa na Shell, Total, e outras.

    Sim, os salários podem chegar a 9 mil, pois quando vc trabalha embarcado, vc recebe, além do salário, alguns outros extras que chegam a 90 % do salário. Sendo assim, se vc tem um salário de 5 mil + 90% = 5 mil + 4,5 mil = 9.500,00 bruto.

    Porém, em época de crise, como estamos vivendo há mais de 1 ano, vc deve se preocupar , primeiro em entrar. Depois preocupe-se com o salário.

    Não está fácil entrar, nem com salários mais baixos.

    Espero ter ajudado.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. O ano de 2018 vai chegando ao fim, e eu ainda não vejo perspectivas de melhora desta área.

    Talvez, com a entrada de 1 governo mais austero, as empresas retomem às contratações.

    Não vamos perder a fé!
    Bom final do ano para todos!

    ResponderExcluir