sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dúvidas sobre as carreiras Offshore, e de ROV.

Prezados blogueiros:

Em uma postagem antiga eu escrevi sobre estes assuntos.
Porém, como recebo ainda MUITAS perguntas à respeito de ROV, e as carreiras offshore, em geral, vou fazer aqui um resumo das perguntas mais feitas à mim:




Quem pode fazer este curso de ROV?

 Resp. O curso de ROV pode ser feito por qualquer pessoa que tenha CREA de técnico. Porém, um fato importante: a empresa de ROV chama para fazer uma prova técnica. A pessoa, tendo o curso de ROV , ou não, pode fazer. 
O que as EMPRESAS exigem é o CREA , em alguma destas 4 áreas: eletrotécnica, eletrônica, eletromecânica ( ou mecatrônica), e mecânica.
Então... não precisa ter curso de ROV para entrar na área, como trainee ( piloto sem experiência).


É preciso ter curso de ROV , para entrar como Piloto ROV trainee, em alguma empresa?

NÃO. Basta ter o CREA de técnico, numa das 4 áreas acima.


Onde tem este curso de ROV?

Resp. Qual a tua cidade? Existe curso de ROV em: Rio de Janeiro, Macaé e Santos. Porém, como eu disse, não adianta fazer este curso se não tiver um dos 4 CREAS acima citados.

 
É uma profissão perigosa?

Resp. Todo funcionário que trabalha embarcado, corre um certo risco. Porém, com os devidos cuidados , e muita atenção no trabalho, quase ninguém se machuca gravemente. Então não é só o ROV que oferece perigo... o ambiente embarcado é perigoso para todos que estão lá.

 
O mercado realmente é bom?

Resp. O mercado Offshore (trabalho embarcado) já foi melhor, com salários melhores, antes do ano de 2000. Contudo, ainda hoje, e por mais alguns anos, será um mercado com salários um pouco melhores que os de terra (Onshore). Importante lembrar que está cada vez mais difícil entrar. Requer persistência e estudos constantes.


Bem, é este o resumo!
Espero ter ajudado.

43 comentários:

  1. esta sempre abrindo novas vagas para trainee de ROV? tem uma frequência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Evandro, boa noite!

      Bem, de 2 anos para cá, as empresas de ROV abrem processos TODOS os anos. Algumas até 2 vezes no ano, como é o caso da empresa que eu trabalho, a Subsea7.

      O importante é estar inscrito em todos os sites das empresas, pela internet. Elas não aceitam mais CVs entregues nas portarias.
      Necessário ficar atento aos fóruns, comunidades, revistas , congressos, feiras e blogs do setor.
      Boa sorte! Até breve!

      Excluir
  2. Obrigado pela informação José, e Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras!
      Estou apenas fazendo a minha parte!
      Boa sorte!

      Excluir
  3. José, bom dia

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de com o CREA de Eng de Produção (que é o meu caso) fazer esse curso de ROV e conseguir uma vaga? Tenho também o curso de Tecnólogo em Petróleo, mas só com ele não consegui nada, até porque, quase ninguém reconhece o curso.

    No aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaissa boa noite ! Infelizmente a eng. de produção não e aceita como pré-requisito, pelo menos para a Subsea7. O de tecnólogo também não. Desculpe a sinceridade. Não quero que vc perca tempo. Boa sorte !

      Excluir
  4. Boa Tarde José! Estava pesquisando sobre essa área de ROV e manutenção elétrica e me interessei bastante com o que li, porém estou terminando este ano o curso técnico em eletrotécnica no senai! Procurei sobre o curso de ROV e achei muito caro por ser um "pré-vestibular", pelo que entendi eles dão base para o processo seletivo das empresas, gostaria de uma opinião se faço ou não!? Pois tenho 22 anos e não tenho experiência na área. Grato. Ass.: Diego Cordeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Diego e Adriana!
      Este curso do SENAI te dará CREA? Se sim, fique tranquilo, pois é a única exigência para entrar como trainee.

      O curso de ROV, por outro lado, é caro, e NÃO dá garantia de vaga em nenhuma empresa. Até existe sim, algumas indicações de cursos, mas o candidato terá que fazer processo seletivo para entrar.

      Então basta se candidatar no site da empresa, ter CREA, que será chamado também para concorrer. As provas são técnicas, da carreira que vc tiver o CREA, apenas.

      Agora, se a pessoa desejar se aperfeiçoar com mais bagagem, e tiver dinheiro, os cursos de ROV dão um bom conteúdo.

      Resumindo: Mesmo tendo curso de ROV, vc precisa fazer a prova para entrar na empresa.
      Boa sorte!

      Excluir
  5. Boa noite José Dantas, tudo bem?
    Estou observando e aprendendo com os seus comentários e esta ideia de trabalhar com ROV me veio a cabeça.
    Sou técnico em Mecatrônica e curso Engenharia de Petróleo.
    Você acha que seria uma boa ideia cursar ROV, CBSP e HUET?
    Outra pergunta: No futuro, como Engenheiro de Petróleo, há uma função que você me aconselha ser melhor do que ROV?

    Muito obrigado e fique com Deus !

    Tharcio Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Tharcio, boa tarde!

      Somente como técnico, com CREA, você já consegue participar dos processos seletivos de ROV. Estes outros cursos que vc mencionou, são dados pela empresa, após admissão.

      Sinceramente, acho que ao invés de fazer estes cursos, vc deveria estudar eletrônica, ou mecânica, pois a prova teórica das empresas são de alto nível. Num outro post, mais antigo, eu menciono as matérias que caem, na de eletrotécnica.

      Quanto à engenharia, acho que vc também deve tentar. Eu tentei, e NÃO consegui ser chamado. É mais difícil, pois apenas algumas empresas, donas de plataformas, tem este cargo de engenheiro, mas precisa ter experiência embarcado, normalmente.

      Não faltam vagas. Falta BOA VONTADE das empresas, em chamar brasileiros, sem experiência, para aprender. Elas preferem chamar GRINGOS, e pagar uma fortuna por eles, ao invés de treinar os brasileiros com diploma.

      Espero ter ajudado! Boa sorte!
      Acho que vc deve tentar TODAS as oportunidades, e não APENAS as de ROV. Como eu fiz na época.
      José Dantas

      Excluir
  6. olá boa noite! gostaria de obter informções sobre o ingresso de mulheres na área, gosto muito desse unverso mais sei que nem em todos os postos poderei trabalhar, eu por exemplo quero muito fazer o curso e eletromecânica, gostaria bastante de trabalhar com rov, mas como vc disse mais acima, quero poder estar páreo em todas as oportunidades que eu tiver. para trabalhar com rov e eletromecanica por exemplo, o fato de ser mulher é indiferente ou um dificultante. quais os curasos e áreas eu poderia estar investindo, e cujo o fato de ser mulher não me limitaria muito as oportunidades um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anik! Desculpe-me na demora desta resposta!

      NÃO HÁ NENHUMA distinção entre homens e mulheres, na área de ROV, e outras áreas técnicas, do setor offshore.
      Eu mesmo tenho algumas colegas de trabalho na Subsea7.
      Não são muitas, mas não há nenhuma discriminação.

      Para você, ou qualquer pessoa entrar na área, basta ter curso técnico concluído, com CREA, nas áreas de:
      eletrônica, eletrotécnica, eletromecânica ( mecatrônica), e mecânica.

      Além disso, inglês intermediário.
      Boa sorte!

      Excluir
  7. Prezado Sr, Irei fazer prova para Oceaneering da cidade de Macaé RJ e gostaria de saber mais sobre a entrevista e qual o perfil que as empresas de ROV marinhos gostariam para ocupação de trainee?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio, boa noite!
      Desculpe-me na demora desta resposta!
      Talvez vc já tenha até feito a entrevista ... perdão ...

      Mesmo assim, para as pessoas que desejam aprender mais sobre as entrevistas técnicas, eu postei 5 novos assuntos, com este tema, aqui no blog, neste mês de abril de 2014.

      Por favor visitem estas postagens e aproveitem bem!

      Há processo aberto , na Subsea7. O cadastro deve ser feito, até dia 18.04.2014, pelo link:
      https://careers.subsea7.com/Exp/VacancyInformation.aspx?VId=55941&source=Indeed

      boa sorte à todos!

      Excluir
  8. Olá José dantas , me cadastrei pelo site da subsea ,mas até agora não recebi nada referente a confirmação , você sabe quando eles irão enviar
    Obrigado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raphael, boa noite!

      No próprio site você consegue ver o STATUS de sua inscrição. Se foi aceita ou não....... se está completa ou não.

      Agora quanto ao prazo para a empresa entrar em contato .. só se eu fosse do RH, o que não sou. Os procedimentos internos podem demorar. Não sei dizer o quanto.

      Aconselho a vc ver o teu e-mail, pelo menos 1 x ao dia. Na minha época, eu olhava todos os dias, e quando fui convocado, tive 2 dias para ir fazer a prova, em Rio das Ostras.

      Então aconselho a não deixar os estudos para última hora! Fique afiado!
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  9. Caro José,
    Sou formado em mecatrônica com CREA, e me atrai muito essa nova profissão de operador de ROV, moro no RJ, e não tenho muitas referências sobre locais de cursos, e possíveis empresas empregadoras. Tem algum curso que posso recomendar? e qual o período razoável de um curso nessa área, e a empregabilidade está boa?
    Grato,
    Marcelo Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, bom dia!

      Antes de responder a tua pergunta, gostaria de lhe pedir que fizesse uma leitura integral deste blog. Ou seja, leia todas as postagens , desde as mais antigas, até as mais novas. Há muitas informações relevantes, para pessoas que, como você, não tem muitas referências.

      Ainda com relação às postagens antigas, esta sua pergunta é, sem dúvida, a que eu mais respondi neste blog. Foram inúmeras vezes.

      Vamos lá: no RJ - capital, eu tenho conhecimento de 2 cursos. Um fica na Escola Técnica Rezende Rammel, no Lins. Ele se chama TecRov. Eu não conheço, mas já ouvi falar muito bem dele, por conhecidos. O outro é na área de Campo Grande. Porém não sei informar mais detalhes, nem se ainda existe.

      Os cursos , normalmente, são de 40 horas. O que eu fiz foi na RRC, em Macaé, há alguns anos atrás. Tinha 53 horas. Não sei se esta empresa ainda fornece curso de ROV para pessoa física.

      O custo também tem valor elevado, e NÃO garante vaga em nenhuma empresa. O que garante é você se inscrever em cada site das empresas, e fazer o cadastro do seu CV. Só assim será chamado para participar dos processos seletivos. Só com o CREA vc poderá ser chamado sim.

      Veja o post em que eu informo o link para as vagas na DOF.
      Não deixe de se inscrever em todas!
      Boa sorte e meu cordial abraço!

      Excluir
  10. Sou tecnico em mecanica com crea e gostaria de saber como eu faço para entrar nessa area ja que eu trabalho como mecanico de maquinas pesadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodolfo, boa tarde!

      Em primeiro lugar, gostaria de me desculpar pela demora nesta resposta.

      Quanto a sua pergunta, o melhor meio de você conseguir uma oportunidade é se inscrever em TODAS as empresas. Não apenas de ROV, como também da área de manutenção mecânica, e as empresas donas das sondas.

      Não se limite a apenas ROV. Inscreva-se em TODAS.

      Aqui mesmo no blog, eu fiz uma postagem que lista as maiores. Vá lá e cadastre o teu CV em todas. Você não precisa ir à Macaé. Atualmente, faça pela internet mesmo.

      O link com a lista, aqui do blog é:
      http://pilotorov.blogspot.com.br/2013/02/lista-de-empresas-de-rov-e-manutencao.html

      Além disso, cadastre-se no LINKEDIN, que é uma ótima rede de oportunidades de trabalho.
      Espero ter ajudado!
      Boa sorte!

      Excluir
  11. Boa noite! Sou técnico em automação e controle com CREA e gostaria de saber se com esse curso técnico eu posso almejar trabalhar na área de ROV. Grato!

    ResponderExcluir
  12. Olá João, boa noite! Desculpe-me na demora desta resposta.

    Não sei nas outras empresas, mas na Subsea7 eles não aceitam este CREA, para ROV. Se eu fosse vc, faria um curso técnico de rápida duração, já que vc tem 1 CREA. É 1 curso de 1 ano, e que não seria tão caro. Vc poderia fazer de eletrotécnica ou mecânica.

    Assim poderia ter mais chances no mercado de trabalho offshore. Não se limite a buscar apenas ROV, pois tem outras atividades de manutenção offshore, que aceitam muito bem estes 2 cursos.

    Espero ter ajudado! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  13. Olá, meu nome é Jéssica e nem sei se seu blog ainda está ativo, mas resolvi deixar essa comentário devido a tudo que li, me ajudou a ter mais certeza e me sentir segura nas escolhas que fiz recentemente. Sou técnica em Edificações, ma desisti da área de construção e essa área de trabalho em empresas offshore me encheram os olhos. Estou fazendo curso técnico de eletromecânica e estudando inglês, e espero daqui alguns meses estar com o currículo disponível para me candidatar na área. As dúvidas que tinha sobre as empresas, cursos e a área para mulher e como é o trabalho, pude tirar muitas aqui. Parabéns por dividir sua experiencia!!! Acho que estou no caminho certo, né?? Rsrs

    ResponderExcluir
  14. Olá, meu nome é Jéssica e nem sei se seu blog ainda está ativo, mas resolvi deixar essa comentário devido a tudo que li, me ajudou a ter mais certeza e me sentir segura nas escolhas que fiz recentemente. Sou técnica em Edificações, ma desisti da área de construção e essa área de trabalho em empresas offshore me encheram os olhos. Estou fazendo curso técnico de eletromecânica e estudando inglês, e espero daqui alguns meses estar com o currículo disponível para me candidatar na área. As dúvidas que tinha sobre as empresas, cursos e a área para mulher e como é o trabalho, pude tirar muitas aqui. Parabéns por dividir sua experiencia!!! Acho que estou no caminho certo, né?? Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, boa tarde!
      Em primeiro lugar, desculpe-me a demora nesta resposta. Essa postagem é antiga, e em 2015 eu fui dispensado da empresa, devido à crise na Petrobrás. de lá para cá, fiquei desestimulado em escrever, mas vou retomar as postagens.

      Não é porque a crise no país ainda demore para ser resolvida, que devemos ficar desestimulados de buscar nossos objetivos! Sejam eles quais forem!

      SIM, vc está no caminho certo!
      Veja as postagens mais recentes e comente!
      Há luz no final do túnel, em 2019!
      Boa sorte!

      Excluir
  15. Oi gostei muito do seu blog e das informações prestativas que você fornece aqui tenho visto algumas matérias sobre o trabalho e mercado de ROV e gostaria de saber se com inscrição no CREA-RJ como Téc. em metalurgia ativo e em Saúde e Segurança no Trabalho (em breve) se fizer o curso de ROV é possível me candidatar e/ou conseguir uma vaga na área? Desde já agradeço á atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiano, boa tarde!
      Desculpe-me pela demora nesta resposta!

      Infelizmente com este CREA em metalurgia, eles não aceitam para vaga de ROV. Numa postagem antiga eu disse. Leia este BLOG todo, que vc sanará todas as dúvidas.
      Precisa ser técnico nas áreas: eletrônica, eletrotécnica, mecânica ou mecatrônica. Acho que só estas 4 áreas são aceitas.

      Espero ter ajudado. Boa sorte!
      veja s postagens mais recentes.

      Excluir
  16. Ola, bom dia!
    Meu nome é Ricardo, sou Mergulhador Profissional vi varias vezes o trabalho do pessoal de ROV, estou me qualificando como Inspetor Visual Submerso e ouvi dizer que algumas empresas como a S7 absorve este tipo de profissional para inspeção com o ROV. O que pode me falar a respeito disto?
    Desde já agradeço por sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, boa tarde!
      Em primeiro lugar, desculpe-me a demora nesta resposta!

      Nos anos 90 e 2000 a SS7 aceitava mergulhadores, com experiência, para migrar para o ROV. porém, em 2011, quando eu entrei lá, isso não era mais permitido. Apenas com CREA de técnico, nas 4 áreas que mencionei na resposta acima.
      Não sei se isso mudou, mas eu acho que continua essa exigência.
      Veja as postagens mais recentes. Demorei a achar esta, devido a ser uma postagem antiga.
      Boa sorte!

      Excluir
  17. Olá José Dantas,
    Primeiramente parabéns pela sua disponibilidade de ajudar e compartilhar.
    Meu nome e Stefano, sou engenheiro civil e já fui marinheiro regional de máquinas, MRM e instrutor de mergulho autônomo recreativo, minha area de obras na engenharia civil, aqui em Curitiba está me deixando muito decepcionado, um grande amigo embarcado me sugeriu curso de ROV, li o blog acima, entao vou partir para um curso técnico em uma das 4 areas, adoro mecânica, mas pode me sugerir uma das 4 mais em alta hoje?
    Apos o curso técnico parto pAra o curso de ROV, sera esse mesmo o caminho para mim? Estando eu certo de querer ingressar nessa área, desde já agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stefano, boa tarde!
      Em primeiro lugar, peço desculpas na demora desta resposta.

      Fiz 1 post agora, recentemente, em setembro de 2019, falando justamente dos cursos para ROV que se encontram no Brasil.

      Contudo, não sei se existe algum no Paraná. Sei que existe , talvez, 1 em Santos-SP. Aqui no RJ tem alguns.

      Porém, no seu caso, existe mais 1 agravante: vc precisa ter curso técnico em 1 das 4 áreas, apenas: eletrônica, eletrotécnica, mecânica, ou eletromecânica (mecatrônica). Acho que eles aceitam só estas 4 áreas, como respondi acima.

      Veja as postagens mais recentes!
      Espero ter ajudado!
      Boa sorte!

      Excluir
  18. Boa noite, gostaria de saber se a prova é só técnica em sua área, ou também tem que ter inglês fluente??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! boa tarde!

      Quando eu entrei na Subsea7, em 2011, as provas eram:
      - Técnica- teoria em uma das 3 áreas escolhidas;
      - Dinâmica de grupo, com equipe RH;
      - Psicotécnico + redação;
      - Entrevista com gerente;
      - exames médicos completos.

      O inglês que era exigido era intermediário, e não teve prova.

      Atualmente não sei como estão os processos seletivos.
      Veja as postagens mais recentes.
      Boa sorte!

      Excluir
  19. Boa noite José Datas, desde já agradeço pela atenção e respostas.
    Sou Técnico em Estruturas Metálica e Construção Naval, tenho CREA, com sua experiência, tem alguma chance de ser chamado para um processo seletivo, com o curso de piloto de ROV?

    Uma boa semana, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edson, boa tarde!
      Em primeiro lugar, desculpas pela demora nesta mensagem.

      Vc precisa ter curso técnico em 1 das 4 áreas, apenas: eletrônica, eletrotécnica, mecânica, ou eletromecânica (mecatrônica). Acho que eles aceitam só estas 4 áreas, como respondi acima. Porém, como estou muitos anos fora desta área, não sei, EXATAMENTE, o que estão exigindo.

      Veja as postagens mais recentes!
      Espero ter ajudado!
      boa sorte!

      Excluir
  20. Boa noite, gostaria de saber sei Crea de Engenheiro Eletricista pode vir a ser um piloto de ROV

    ResponderExcluir
  21. Olá, boa tarde!

    SIM, o CREA na sua área é aceito. O Meu tbm é CREA de engenharia elétrica.

    por gentileza, veja as respostas que mencionei acima, bem como TODAS as postagens deste blog. Começando pelas mais antigas, como estas, e finalizando com as mais recentes.

    Vc verá que estamos numa crise, onde está muito difícil uma vaga no ROV. principalmente para pessoas acimas dos 40 anos, ingressarem.

    Não deixem de ler tudo!
    Espero ter ajudadso! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  22. bom dia !! Sou de Macaé quais as melhores empresas hojé pra trabalhar com eletromecanica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clélio, boa tarde!
      Em primeiro lugar, desculpe a demora nesta resposta.

      Bem, vc deve saber que estamos numa crise nesta área de Oil e Gas . Então nesta época, nem é bom dizermos quais empresas são melhores e piores. Eu mesmo estou fora da área desde 2015, tentando retornar, e não consigo.

      Mas o que posso dizer, que para qualquer época, o que serve é tentar em qualquer empresa, grande ou pequena, pois está difícil entrar.

      Depois que vc entrar, ai sim busque um local melhor.

      O que eu iria dizer é que as empresas grandes e sólidas são sempre melhores de se trabalhar, pois tem mais benefícios e salários mais competitivos. Porém, não estamos em época de escolher.

      Outra coisa: Peço que leiam todas as postagens. Desde as mais antigas, até as mais novas. Tenho outra publicação onde descrivi uma série de boas empresas.

      Espero ter ajudado!
      Boa sorte à todos!

      Excluir
  23. Boa noite
    Sr. José Dantas
    Tenho muito interesse em entrar no mercado offshore, quais conselhos você me daria para os primeiros passos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!

      Vou copiar para o senhor a mesma resposta que acabei de dar em outro post, mais recente:

      Realmente está muito difícil conseguir emprego, no ROV. É o que tenho dito nos meus últimos posts, dos últimos anos. Eu mesmo estou fora da área, tentando retornar, desde 2015, mesmo com 5 anos de experiência em carteira.

      Sugiro que leia todos os posts aqui deste blog, dos mais antigos para os mais modernos. Entenderá o meu raciocínio, e a forma correta de avaliar a situação atual e o mercado, pois a crise não é de hoje.

      Fica difícil assim aconselhar algo, nestes tempos de crise. Mas vamos lá a alguns detalhes:

      - Nos tempos de crise, sempre é bom fazer cursos novos. Isto aumenta nossa bagagem de conhecimento, mesmo NÃO sendo promessa de trabalho;
      - Nestes tempos, não é bom focar APENAS numa atividade. Ou seja, não procure APENAS vagas de ROV, e sim, em todas as vagas da área de eletrotécnica, mesmo sendo onshore. Não estreite muito a sua busca, para não diminuir as oportunidades demais;
      - Fique atento às vagas oferecidas no Linkedin, pois é um bom local de vagas gratuitas.

      Espero ter ajudado!
      Boa sorte à todos!

      Excluir
  24. curso de automação industrial serve?vi que em alguns cursos de rov diz que serve porém aqui não foi falado :/ fiquei na dúvida agora......

    ResponderExcluir
  25. Olá! Desculpe-me na demora desta resposta. Passei algum tempo fora da área, e estava desanimado em escrever.
    Porém, agora no final do ano de 2021, o mercado offshore está aquecido, e as vagas começaram a reaparecer!
    Não deixe de enviar seu CV.

    SIM, automação costuma ter o CFT aceito. Mas não busque só ROV, e sim, todas as vagas de manutenção elétrica.

    Tem postagens mais recentes no blog. Não deixe de ler todas!
    Espero ter ajudado! Boa sorte!

    ResponderExcluir