sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Perguntas Frequentes - ROV


Galera, fiz outro resumo das perguntas mais frequentes sobre ROV. Como eu não vou ficar me repetindo, respondendo à todos, fiz este resumo . Está ótimo!
Lá vai .....



  1. Qual real R$ salário pago a um treinee de ROV e posteriormente operador, tecnico e supervisor?
Resp. Trainee começa com +- R$ 2.300,00 ( incluído tudo). piloto tem 3 níveis ... 1 mil a cada subida de escala. Supervisor está na faixa de R$ 6.500,00 
  1. Qual é a dinâmica da progressão de trainee até supervisor?
Resp. Depende das pessoas. Os mais dinâmicos conseguem subir a cada 2 anos, cada escala. Piloto 1, piloto 2, piloto 3, supervisor 1 ...etc ...
 
  1. Quais são as exigências ( qualificações ) cobradas pelas as empresas?

Resp. Somente CREA de técnico. Inglês intermediário. Para supervisor Inglês fluente. 
  1. É necessário além de um curso técnico ( eletrônica, mecânica, eletrotécnica, mecatrônica ) mais algum curso especifico para se trabalhar como operador de ROV?
Resp. NÃO. 
 
  1. Como que é o dia a dia de um trainee ou técnico/operador de ROV embarcado?
Resp. Trabalha 12 hr / dia, por 14 dias seguidos, se estiver em escala fixa e uniforme. Descansa 14 dias. 
  1. De fato a escala praticada é 15/15?
Resp. 14 x 14. Atualmente eu estou em escala de rodízio de equipe extra. Sem dia certo para subir ou descer.
  1. Realmente acontece de algumas vezes não se conseguir desembarcar na data prevista, em razão da necessidade do trabalho? As horas extras são boas?
Resp. Se vc fica mais de 12 hr no seu turno, NÃO ganha hora extra. Isso não existe. Se vc fica além de 14 dias, por causa do mal tempo, ou serviço extra, ai você ganha DOBRA. Isso sim existe.  
  1. E finalmente, ... a idade pode ser uma barreira ou mesmo assim, com uma boa qualificação e especialização o candidato pode ser aproveitado ( além dos cursos acima mencionados )?

Resp. Algumas poucas empresas ACEITAM candidatos acima dos 30 anos. São poucas, e a Subsea7 é uma delas, graças à DEUS!! 



Espero que sirva para MUITOS!!
Até breve! Boa sorte!

28 comentários:

  1. Oi José.
    Amigo uma pessoa que tem formação técnica em umas das areas já faladas por você, e com o CREA, vale a pena ou não pagar por um curso de piloto de Rov ?

    Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Feliphy!
      Todo curso vale à pena, se você tiver oportunidade e grana para investir.
      Afinal é conhecimento que você vai agregar ao seu CV.
      Não é fundamental ... mas SIM, vale à pena!
      Eu mesmo fiz o curso de piloto trainee de ROV.

      Agora tem uma nova empresa no mercado, no RJ, oferecendo este curso:
      http://www.petrotek.com.br/

      Até breve! Boa sorte á todos!
      J. Dantas

      Excluir
  2. Bom dia meu nome e manoel tenho 26 anos estou interessado em ingressar no mercado do ROV,
    pois tenho algumas dúvidas referente a cursos, gostaria de saber se possível entre as empresas NUCTEMAR ou Petrotec aonde respectivamente poderia ter o meu curso melhor reconhecido sendo que fiz algumas pesquisas pessoais e pude verificar que as 2 empresas são empresas qualificadas ?

    E outra seria referente a eu preciso ter algum curso técnico para poder efetuar o curso de ROV ?

    Teria a possivilidade de pagar horas praticas para começar com alguma vantagem no mercado ?

    Grato desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoel boa noite. Vc tem algum dos 4 cursos técnicos com CREA? Se não tiver , não adiantará fazer curso de ROV. Sim me parece que estas empresas são conceituadas. Boa sorte !

      Excluir
  3. Sobre "Realmente acontece de algumas vezes não se conseguir desembarcar na data prevista, em razão da necessidade do trabalho? As horas extras são boas?
    Resp. Se vc fica mais de 12 hr no seu turno, NÃO ganha hora extra. Isso não existe. Se vc fica além de 14 dias, por causa do mal tempo, ou serviço extra, ai você ganha DOBRA. Isso sim existe. "
    São para todas as empresas ? Você pode citar algumas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ramon, desculpe-me na demora desta resposta.
      Sinceramente não sei te dizer se alguma outra empresa paga hora extra. Pois não trabalhei em outra.

      Eu posso te afirmar, que a Subsea7 não paga hora extra, e sim dia extra. Caso você não desembarque no dia programado.

      Eu já recebi dias extras por vários motivos: por mal tempo, por cobrir férias de colegas, etc, etc.
      Boa sorte!

      Excluir
  4. Ola, tenho LIGO alguns artigos sobre rov e me interecei, moro em vila velha-ES e encontrei uma instituição que oferece o curso, porém na fala nada referente a eu ser formado em algum curso técnico. Minha duvida é, fazendo o curso de ROV, o mesmo só terá valida se eu tiver um curso técnico agregado a ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, boa noite!
      Desculpe-me na demora desta resposta.

      Exatamente é isso mesmo que você está desconfiado: para fazer curso, NÃO precisa ter CREA. Porém ....

      Para entrar nas empresas, PRECISA ter CREA, e NÃO precisa ter curso algum. Só CREA!
      Boa sorte!

      Excluir
  5. Felipe, você pode até fazer o curso de piloto de ROV sem ter um dos técnicos acima citados, porém as empresas só te contratarão se você os tiver, e ainda por cima com o crea, é por isso que a maioria das escolas que oferecem o curso de ROV pedem que você ja tenha pelo menos um desses técnicos. (o inglês também é essencial)

    ResponderExcluir
  6. Vale a pena fazer os cursos de ROV da Nutecmar?

    http://www.nutecmar.com.br/#!rov/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José! Se vc tiver CREA, e desejar adquirir maior bagagem teórica sobre o veículo ... e se vc tiver $$$$ sobrando ... vale à pena. Pois TODO investimento em sua própria educação é válido!

      Porém se vc estiver apertado, NÃO precisa fazer nenhum curso. Todos os treinamentos serão dados a vc, quando for admitido pela empresa.
      Boa sorte!

      Excluir
  7. Ola tenho curso de manutenção mecânica, programação cnc, solidworks basico, estou no ultimo período de tecnólogo de automação industrial. e gostaria de saber se eu fizer esse curso vai ser uma boa ? se eu vou ter chances de conseguir um emprego.
    estou pensando em fazer na net info.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Everton, boa noite!

      Se o teu curso de mecânica te deu direito a tirar CREA de técnico, vc pode concorrer a uma vaga de Piloto trainee ROV.
      Se vc não tem CREA, não adianta. A ÚNICA exigência das empresas de ROV ( todas elas), é que vc tenha CREA de técnico, ou de engenheiro, naquelas 4 áreas que eu sempre menciono neste blog.

      Para TODOS: O processo seletivo está aberto para Piloto Trainee. Se cadastre antes di dia 18.04.2014.
      link:
      https://careers.subsea7.com/Exp/VacancyInformation.aspx?VId=55941&source=Indeed

      Boa sorte!

      Excluir
  8. Olá, eu tenho curso superior em tecnologia de segurança no trabalho e tenho 41anos, seria valido eu fazer esse curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, boa noite!

      Infelizmente para entrar no ROV o seu curso NÃO é válido.

      Porém, você consegue entrar na própria área de Segurança do Trabalho, através de 2 caminhos:

      1- Concurso da Petrobrás;

      2- Empresas privadas que são donas das sondas de perfuração, completação e produção.

      Eu passei uma lista destas empresas, num outro post. Leia em:

      http://pilotorov.blogspot.com.br/2013/02/lista-de-empresas-de-rov-e-manutencao.html

      Também vale à pena você ler todas as postagens antigas deste blog. Serão úteis, para expandir teus horizontes, e tirar as dúvidas.
      Boa sorte!

      Excluir
  9. oi gente?me passem e-mail para eu enviar currículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Luiz Henrique, boa noite!

      As listas de e-mails que costumam circular pela internet, tem 2 problemas, ao meu ver:
      1- Já estão desatualizadas. Eu mesmo já escrevi para todos aqueles e-mails, há anos atrás, e não obtive nenhuma resposta. Os e-mails continuam os mesmos. Isso é uma lenda urbana. Não funciona mais.

      2- Atualmente não se faz contato com 1 empresa, através de e-mail. A não ser que seja uma empresa de RH pequena. Também não adianta mais ir à Macaé, e andar nas portas das empresas, entregando o CVs, em papel.


      O que resolve, e eu já comentei aqui no blog, é você, e todos, usarem o seguinte método:

      Encontrar o site de cada empresa, pela internet.
      Entrar no site, fazer um cadastro, com login e senha. Em seguida, buscar as vagas em aberto, que a empresa disponibiliza.

      Este é o único caminho que conheço, e que dá certo.
      Boa sorte! Até breve!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. tenho o curso Técnico em Telecomunicação com CREA, seria interessante concorrer a uma vaga pra piloto de rov?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá grupo! Boa tarde!
      Tenho 2 comentários sobre a sua mesma pergunta. Vamos lá:

      1- Independente de qual o curso técnico vc tenha, é sempre fundamental você participar de TODOS os processos seletivos que aparecer. Independente da área, todos que forem aceitos com o teu CREA, vc deve participar! SEMPRE!

      Da mesma forma, se for carreira offshore, ou onshore, vc deve buscar TODAS as oportunidades que surgirem!

      Como eu tenho comentado neste ano de 2015, a crise chegou com força ao Brasil. Então será difícil aparecer novas vagas, pelo fato de que, nos últimos 12 meses, tivemos quase 1 milhão de postos de trabalho fechados. Ou seja, quase 1 milhão de trabalhadores perderam seus empregos, no Brasil. E não sou eu que estou dizendo, quem diz isso, são as pesquisas oficiais.

      2- Com relação ao seu curso específico de Telecom. É um curso de ACEITAÇÃO MUITO RESTRITA. Por exemplo, para você tentar uma vaga como Piloto ROV trainee, este curso NÃO É ACEITO.
      Se eu fosse você, consideraria a hipótese de fazer uma complementação técnica, para pegar o CREA de eletrotécnica! Este curso sim é MUITO bem aceito em várias áreas offshore, e não apenas no ROV.

      Em épocas de crise, a melhor coisa a fazer, é RENOVAR seus conhecimentos, fazer outros cursos, estudar, estudar ... sempre!

      Por favor, leia todo este blog, todas as suas postagens, pois são bem interessantes. Inclusive as mais antigas e mais novas. Eu já havia comentado sobre os cursos aceitos no ROV, em outras postagens. Talvez vc tenha outras duvidas esclarecidas também.

      Espero ter ajudado!
      Boa sorte!

      Excluir
  12. Boa tarde, R$ 2.300 já incluindo a taxa de embarque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado JCautterucci, boa noite!

      Estas informações foram escritas em fevereiro de 2013, então pode-se considerar que estão desatualizadas.

      Sim, na época eu mencionei que era o valor bruto total ... se é total, estavam incluídas as taxas de embarque.

      Verifique as postagens recentes, aqui no blog, no ano de 2015, que vc verá comentários à respeito dos salários, de uma forma mais atual.

      Inclusive foi respondido por outra pessoa.

      Espero ter ajudado.
      Boa sorte!

      Excluir
  13. Boa tarde.
    Vou me formar na área de Geomática ano que vem e irei tirar o Crea.
    Tenho um amigo que se formou na mesma área ano passado e já está trabalhando com Rov.
    Gostaria de saber se vc acha interessante eu fazer este curso de ROV da Nutecmar enquanto não estou formado. Pois depois de formado terei o crea e o curso já.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maicon, boa tarde!

      Se vc acompanhar este blog desde o início, em 2011, verá que eu nunca aconselhei às pessoas a fazer esse curso de ROV.
      É um curso caro, e não lhe garante vaga nas empresas. Apenas lhe trará bagagem teórica, pois o curso de cada ROV é dado pela empresa, depois que vc passa no processo seletivo e é contratado.

      Se vc tiver grana sobrando para investir em capacitação, faça, mas saiba que nada garante.

      Outra coisa: sinceramente não conheço teu curso, e não saberia te dizer se ele é aceito pela Subsea7, ou outras empresas. Acho que cada caso é um caso.

      Espero ter ajudado. Boa sorte à todos!

      Excluir
  14. Bom dia.
    Tenho 33 anos e quero iniciar o curso de ROV. Com esta idade é possível conseguir vaga no mercado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, boa tarde!

      Em primeiro lugar, desculpe-me a demora nesta resposta.

      Bem, quanto à sua pergunta: em 2014, quando a crise de corrupção se instalou na Petrobrás, as vagas no ROV eram muitas, aqui no Brasil.
      Foram decaindo, até que em 2015, eu saí da empresa, e cerca de 80% dos funcionários também saíram, pois os contratos foram acabando, e não foram renovados, Junto á Petrobrás.

      Desde então, eu mesmo, que tenho experiência de 5 anos, e 51 embarques, não consegui nenhuma recolocação.

      Respondendo à sua pergunta: SIM, é possível.

      Porém, depende das vagas ressurgirem no cenário brasileiro.
      Está difícil, todavia, eu vejo uma luz no final do túnel, para o ano de 2020.

      O importante é vc NÃO FOCAR APENAS no ROV. procure tudo que esteja dentro do seu perfil, da mesma forma que eu continuo procurando.

      Leia as postagens mais recentes, de 2016 a 2019.
      Assim vc terá uma visão ampliada da situação atual do mercado de trabalho offshore.

      Espero ter ajudado!
      Boa sorte!

      Excluir