quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Porque é tão difícil conseguir ajuda, na internet, para arrumar trabalho ??

Aproveitando o comentário de uma pessoa que me escreveu, o Rafael, eu vou dar agora a minha opinião do porquê é tão difícil conseguir ajuda, pela internet, para arrumar trabalho na área e petróleo, ou qualquer outra.

Há 15 anos atrás, eu já procurava emprego, e as únicas opções para se conseguir era ler o caderno de empregos dos jornais.
Agora no século 21, com a criação das redes sociais ( msn, facebook, orkut, linkedin e outros), o trabalho de procurar um emprego digno e honesto poderia ser facilitado. Contudo, na prática, por experiência própria, continua sendo uma tarefa árdua, dura e desgastante. É muito comum o candidato desistir antes de conseguir, e partir para uma atividade com remuneração mais baixa, e fora de sua especialidade.

Mas porquê é tão difícil conseguir emprego, pela internet?? 

Não vou dizer o que eu acho, e sim o que aconteceu, de fato, comigo:
Desde a época que eu procurava por 1 colocação na área de petróleo, raramente conseguia algum auxílio. Indicação direta e seria , então,  não consegui nenhuma.

Hoje estou do outro lado, já empregado, e vejo os 2 lados da moeda.
Você que está lendo isso não vai encontrar isto escrito em lugar NENHUM, e nenhuma pessoa de RH vai também te dizer. No entanto, estes são os fatos pelos quais acaba sendo tão difícil se conseguir trabalho, pela internet:

Enquanto há pessoas boas e ruins procurando uma vaga, desesperadamente, sem ter sucesso;

Do outro lado, há os que estão empregados. Estes, quando entram nos sites , blogs e redes sociais, só vêem aquela parte das pessoas que desejam indicações,e empregos, de mão beijada. Isto é fato real!

Eu corria atrás dos sites das empresas, até achar o endereço para enviar meu CV. E olha que enviei mais de 500 CVs, sem medo de errar.

Hoje as pessoas querem a lista pronta de e-mails, e ainda por cima querem que seja enviado para o e-mail deles.... kkk ... tem que rir.
Tenho visto centenas de casos assim pelo orkut. Não se dão nem ao trabalho de ler a postagem do início, repetem a mesma pergunta várias vezes,...  e o que é pior ...Isso eu não tenho paciência....
Se o post é APENAS de ofertas de emprego, porque entram os ignorantes para colocar seu CV, e pedir uma vaga??? Aquele post acaba ficando desprestigiado, e todos saem perdendo com isso.

Por esta razão, acabam por generalizar todos os candidatos, bons e ruins, sérios e moleques, num bolo só, e ninguém ajuda ninguém.

Esse é o lema de hoje em dia:
"Cada um por si, e DEUS por todos!"
"Farinha pouca, meu pirão primeiro"
E por ai vai ...

Mas eu faço a minha parte. Continuo ajudando. Porém, como dizem os antigos, "eu ensino à pescar, mas não se deve dar o peixe pronto. Ninguém dá valor ao que se ganha, sem sacrifício". Se vc não aprendeu isso, a vida vai te ensinar da forma mais dolorosa !
Até breve! Abraços!...[]´s

17 comentários:

  1. Boa Dantas!... Realmente é oque existe por ai... mas quem sabe que tem que correr atraz se destaca no final...por um unico motivo, (nuca vai desitir prq sabe das dificuldades que passou!) os profissionais serão sempre profissionais! e saberão mostrar o caminho para quem merece, e estas pessoas que esperam sentados continuarão sentados, mesmo que alguns consigam um "emprego" mas não serão nosso problema!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Roberto! Nós temos que fazer nossa parte! Cada um deve usar as redes sociais ao seu favor, pesquisar, procurar, ... sem pedir favores. Encontrar os sites das empresas, e se cadastrar.
      Não é verdade que eles só chamam por indicação. A maioria das empresas sim, aceitam indicações, mas eu descobri uma exceção, e entrei nesta empresa (www.subsea7.com).
      Porém, tem que estar inscrito para ser convocado para a prova, como é o caso da Subsea7.
      Boa sorte à todos!

      Excluir
  2. Olá, entendo realmente que seja complicado fazer essas indicações.

    Tenho um primo que está na procura de oportunidades na área ele tem a formação de Piloto ROV feita fora do país.
    Achei esse blog e vou encaminhar a ele. Estou tentando ajudar o máximo que posso.

    Obrigada pelas dicas.
    E sucesso na carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz, obrigado por participar! Sim, o que eu puder fazer para ajudar, eu farei.

      Para agilizar, meu e-mail é:
      josedantas7@gmail.com

      O site da empresa que eu trabalho é:
      www.subsea7.com

      Fiz uma pesquisa e achei o link direto para que ele possa se cadastrar. Depois disso, registrar o CV dele. Tem que preencher o CV diretamente na página, depois do registro.
      Ai vai o link:

      https://careers.subsea7.com/exp/Static/Login.aspx

      Até breve! Boa sorte! Abraço! ...[]´s

      Excluir
  3. Na minha busca tb enfrentei algumas dificuldades.
    Saber ao menos a matéria das provas já ajudaria, mas nem isso eu achava.
    Para mecânico, tudo que eu soube é que na prova caía hidráulica. Então devorei as apostilas e me "especializei" nessa área.
    Passei na primeira prova que fiz pra Oceaneering e seguindo o modelo do seu blog fiz um diário pessoal, nele consta lista de e-mails de empresas de ROV, a matéria da prova teórica, prática, e oq a RH quer ouvir de vc na entrevista.
    Mas agora, publicar ou não publicar? Eis a questão!
    Conteúdo mto valioso pra ser dado de mão beijada a qualquer um, coisa que não me foi dada tb.
    Ajudo a quem me perguntar, mas tb não acho q deva ser tão fácil a ponto de achar todas as respostas prontas em um lugar só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rafael, concordo com seu pensamento. Dar tudo de mão beijada seria muito fácil, e ninguém daria valor.
      O melhor é passar pelo menos as diretrizes, para que os outros não sofram como nós sofremos. Isto é o que tento fazer.

      Ainda hoje, muitos ainda me escrevem com dúvidas, perguntando qual o melhor curso de ROV a fazer, sendo que nem possuem CREA. São estes erros comuns que encontramos, e que os outros devem evitar.

      Meu cordial abraço à todos!

      Excluir
    2. Exatamente!
      Enviei o edital com a matéria da Oceaneering pro seu e-mail caso vc queira divulgar no post "Matérias que costumam cair nos processos seletivos para ROV". Já será de grande ajuda pra quem se esforça em ao menos estudar.

      att

      Excluir
    3. Rafael, não recebi. Poderia enviar novamente?
      Meu e-mail do click21 foi desativado. Agora uso ...
      josedantas7@gmail.com
      Abraços e Parabéns por sua vitória!!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Nossa, finalmente encontrei uma luz em águas profundas. Pessoas querendo efetivamente ajudar à outras.
    Estou concluindo o curso de Tecnólogo em Automação Industrial e já possuo CREA em Telecomunicações. Gostaria de algumas dicas:
    - tenho 44anos, influencia muito nessa área;
    - quais são os cursos que somariam para uma boa contratação?
    - gostaria de me antecipar nos estudos direcionados a área, poderiam me ajudar? Meu e-mail: clcmendonca@yahoo.com.br
    Desde de já agradeço pela ajuda e aproveito para parabenizar à todos
    os profissionais que confiam no seu potencial e disseminam conhecimento.
    Atte.,

    Cesar Mendonça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar, obrigado pelas palavras. Há algum tempo atrás eu também considerava a internet um abismo abissal, no que tange a conseguir ajuda.
      Vou lhe escrever em breve!
      Boas operações à todos!
      Dantas

      Excluir
  5. Parabéns pelo Blog! Gostaria de saber se as empresas limitam a idade do piloto de ROV no início da carreira. Estou cursando Técnico em mecânica e tenho 36 anos. As empresas fazem restrições quanto a idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcelo!

      Respondendo ao que vc perguntou, e também ao Cesar Mendonça:

      Sim, algumas empresas da área de ROV fazem restrições quanto à idade, pois eu mesmo fui excluído do processo, por ter mais de 30 anos. São elas a Technip e a Sistac.

      Por outro lado, e graças à DEUS, outras empresas NÃO fazem restrição de idade, nos processos seletivos. Nesta categoria está a própria empresa que trabalho no momento. É a Subsea7 do Brasil. Que está com processo seletivo aberto até final de setembro de 2012.

      Boa sorte à todos e boas operações!

      Excluir
  6. Olá Dantas. bom dia. meu nome e Alexandre Gimenes, gostaria de render homenagem a esse blog, mesmo ainda sem ter lido todos os topicos. parabens mesmo. em busca de informacoes na internet, acabei encontrando um curso de Rov. vc acha que é importante o candidato já possuir conhecimentos de todos os equipamentos e nomes tecnicos?
    Sou tecnico em eletronica e procuro colocacao no mercado. possuo CREA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Alexandre!
      Desculpe-me pela demora nesta resposta. Estou sem escala fixa.

      A ÚNICA exigência das empresas de ROV, para entrar como trainee (piloto sem experiência), é o CREA. Isso vc já tem.

      Fazer um curso extra, em ROV, dá realmente mais base para o trabalho.
      PORÉM, não adianta fazer este curso, que é caro, e esquecer a matéria técnica de eletrônica. A prova teórica de eletrônica, eletrotécnica, ou mecânica, não é fácil. Requer boa dedicação.
      Prepare-se então bem para esta prova, pois se você conseguir passar no processo, a própria empresa te dará, DE GRAÇA, o treinamento no ROV.
      Espero que ajude! Boa sorte!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívia,
      Não recebi o material do Rafael. Também não tenho disponível nada sobre a Oceaneering.
      Acredito que após você se inscrever no processo seletivo deles, mandarão algum edital, ou algo assim.
      Não posso te dizer, pois não fui chamado. Talvez pela idade.
      O importante é se inscrever no site das empresas.
      Boa sorte!

      Excluir