quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Funções existentes dentro de uma plataforma de petróleo - RESUMO

Caros amigos,

Este resumo eu estou literalmente copiando do meu amigo de trabalho, o Marcelo Gaspar, devido a sua grande importância.
Acredito que é extremamente fundamental saber o nome de cada função, e o que o trabalhador desta função faz.
Muito útil para todos que desejam ingressar na área OFFSHORE. Lá vai...


Pra galera que ainda não sabe as funções que existem em uma plataforma:

A equipe de perfuração é composta pelas seguintes funções:

Toolpusher - É o encarregado da equipe de Perfuração. O responsável direto
pela mesma e que reportará ao Company Man (Supervisor de Perfuração da
Operadora)
Driller (Sondador) - Profissional que comanda a perfuração. É ele que opera
o Top Drive, coloca o peso na coluna de perfuração, controla a pressão e etc.
Assistente de Driller - Como o nome diz, auxilia o Driller em suas
atividades.
Torrista (Derrickman) - Apesar do nome, não é o Torrista que fica na lá em
cima na torre, como muitos pensam. O Torrista tem um dos trabalhos mais
importantes e complexos da atividade da perfuração. Ele é o responsável pelo
controle da vazão da lama de perfuração, pela operação das bombas de lama e
demais atividades pertinentes a isso, trabalhando em conjunto com o Químico.
Assistente de Torrista - O assistente de torrista, em algumas empresas,
também chamado de bombeiro, que é o profissional que fica manobrando os tubos no
monkey board, nome dado ao alto da torre, próximo ao topo, onde se armazenam os
tubos.
Plataformista (Roughneck) - É o famoso profissional que conecta e manobra as
colunas de perfuração, que sempre aparecem nos vídeos de manobras e conexões de
tubos.

Já a Equipe de Movimentação de Carga é composta pelos:

Deck Pusher - É o líder dos guindasteiros. Ele coordena todos que trabalham na movimentação de cargas. Inclusive o backload e transbordo de cargas e pessoas, de/para outra embarcação.
Guindasteiros - É o Operador de Guindaste. Tanto na movimentação de cargas
dentro da plataforma, como para auxiliar na perfuração, movimentando os tubos e
revestimentos.
Auxiliar de Guindasteiro - É aquele que Auxilia o Guindasteiro nas manobras
de cargas com sinais visuais e orientação externa.
Homem de Área (Roustaboud) - Talvez como muitos pensam também, o Homem de
Área não fica na perfuração, e sim auxilia a movimentação das cargas e limpeza
da área.


A Equipe de Subsea é composta por profissionais responsáveis pela instalação e
manutenção dos equipamentos subsea, como BOP, Risers, Árvore de Natal e etc.


A Equipe de Segurança é composta pelos chamados RSTC, que são os Coordenadores
de Segurança e Treinamento, da Equipe de Perfuração. Ele, juntamente com o
Técnico de Segurança da empresa operadora, são os responsáveis pela segurança
da plataforma. São 2 a bordo por turma, cada um em um turno.


Para dar suporte à toda essa atividade, existe a equipe de Manutenção, composta
por Mecânicos, Mecânicos de Máquinas, Eletricistas, Eletrônicos, Soldadores e etc, responsáveis por
fazer toda manutenção dos equipamentos numa sonda.


Como uma atividade onde a quantidade de materiais e ferramentas são imensas, é
imprescindível ter uma pessoa responsável por eles. Esse papel é desempenhado
pelo Almoxarife Offshore.


Não posso deixar de comentar sobre o próprio pessoal de ROV. Cuidam do veículo de operação remota, suas atividades, mergulhos e manutenções dos mesmos. Equipe básica: 1 supervisor e 2 pilotos. ...e ...

Por último, mas não menos importante, outro grupo fundamental, que têm que existir em qualquer tipo de plataforma:

Eles são o pessoal do Catering - empresas tercerizadas pela dona da plataforma, que cuidam da cozinha e dos camarotes. São várias funções, tais como: Nutricionista ( líder de todo esse grupo), cozinheiros, ajudantes de cozinha, saloneiros, taifeiros, roupeiros, etc.

Desculpem-me se esqueci de alguém. Qualquer coisa, só falar..:)

Valeu Marcelo!
Abraços à todos!...[]´s

25 comentários:

  1. Muito bom meu amigo! Siga em frente ajudando o próximo, serás recompensado com o amor de Deus sempre!!!

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    1. Obrigado Cleber, pelas palavras! Eu realmente procuro fazer, na realidade, o que sempre ouvimos como ditado popular:" Fazer o bem, sem olhar a quem". DEUS sabe de todas as coisas! Fique na paz!

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  2. AMIGO VOCE PODE FALAR DOS SALARIOS PRATICADOS NA AREA, QUANTO ESTÃO PAGANDO INICIALMENTE?

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    1. http://pilotorov.blogspot.com.br/2011/08/desmistificando-2-lendas-mentirosas-1.html

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    2. Obrigado Rafa, pelo direcionamento! E também pela sua constante ajuda e presença!

      Alessandro, os valores mudam de tempos em tempos. No patamar deste ano de 2012, o inicial básico de trainee é de R$ 1.240,00. Com as taxas de embarque, o líquido final gira em torno de R$ 2.240,00.

      Vale ressaltar que há variações entre as empresas, nos valores e nos benefícios.
      Direto ao ponto, sem embromação. Não é mais como antigamente.

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    3. Eu que tenho que agradecer as suas contribuições, acompanho suas postagens desde que o orkut era vivo nas comunidades de lá rs.
      Me deram bastante força pra me dedicar e conseguir entrar no ramo.

      Revendo as postagens aqui achei comentário meu desde a época q ROV era apenas um sonho pra mim. Hoje fui chamado pra assinar o contrato com a Oceaneering =)

      aproposito, o salário pra Técnico Junior de ROV (Trainee) na Oceaneering é de R$ 3.750 (embarcado) + Benefícios.

      att!

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  3. Parabéns meu amigo. Seus textos são de grande ajuda.

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    1. Obrigado Edu. Se tiverem mais alguma dúvida ou curiosidade pelo ROV, é só perguntarem. Abraços a todos..[]´s

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  4. Realmente, o mundo é pequeno!
    Antes eu tbm acompanhava os comentários de José Dantas na "época" do orkut, e, lutei muito até poder entrar no ramo do, tão sonhado, ROV!

    E por mais incrível que pareça, tive a oportunidade de conhecer o Marcelo Gaspar. Fiz um embarque com ele em Aracaju-SE.

    O cara é fera, excelente profissional!!!

    Boa sorte à todos. Que Deus os abençoe..

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    1. Olá Claythoom!

      Obrigado pelas palavras! Sim, o mundo é pequeno, e vc viu que somos pessoas reais, neste mundo virtual, contando suas estórias verdadeiras, e ajudando no que é possível!

      Além disso, e não menos importante, gostaria de parabenizá-lo por sua vitória! Somente com dedicação e estudos é que nós conseguimos entrar nesta disputada área. E podemos nos orgulhar, SEM A AJUDA DE PADRINHOS!!!

      Valeu! Parabéns! Espero que isto sirva de exemplo aos outros colegas que almejam o mesmo!
      Estudem pessoal! Até breve!
      Boas operações!

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  5. Faltou falar da galera do Pull-in Pull-out,que faz o lançamento das linhas.Valew!

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    1. Verdade M. Santos!

      Se formos parar e pensar, lembraremos de mais detalhes. Existem vários tipos de embarcações. Em determinados barcos especiais, contamos com ajuda de muitos outros profissionais:
      Especialistas em equipamentos Subsea, cabeça de poço, pescaria (de equipamentos), canhoneios, queimadores, Surveys, etc, etc ...

      São muitos profissionais que eu não daria conta de escrever todos, sem esquecer de alguns. Meus respeitos à todos estes profissionais que são enquadrados dentro da categoria de petroleiros, ou mais atualmente, trabalhadores offshore!

      Boas Operações à todos!

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  6. Esquenta nao,tava so brincando ,é porque trabalho com pull-in.rsrsrsrs

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  7. Olá a todos,
    estou querendo entrar neste Mundo!
    gostaria de saber que caminhos, cursos devo fazer?
    Sou do RJ, é fácil alocação? tenho um sonho em trabalhar embarcado, então eu teria que procurar emprego em Macaé? ate mesmo fazer cusro por lá?
    agradeço ajuda
    Obrigado

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    1. Prezado GPARJ, boa noite!

      O RJ é o centro do mercado offshore, e vc não precisa ir à Macaé para fazer cursos, procurar trabalho, etc.

      Todas estas suas dúvidas, eu tenho respondidas aqui no BLOG. Por favor, entre nas postagens de fevereiro de 2013, que eu faço resumos delas.

      Caso mesmo assim sobre alguma dúvida, por favor deixe mensagem com seu e-mail para contato.

      Até breve! Meu cordial abraço!

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  8. Boa tarde amigos, eu nao sei se ainda tem alguem acompanhando este blog mais li o comentario de todos com muita paciencia e achei interessante o que cada um diz sobre o assunto, eu sou novo fiz 18 anos hoje e meu sonho sempre foi trabalhar embarcado, como nao conheço ninguem que trabalha nessa area procurei alguns blogs para postas e fazer algumas perguntas. Em primeiro lugar, eu gostaria de saber qual é o melhor curso técnico (sei que todos sao importante) para eu fazer que é o mais requisitado nas empresas e que eu me daria bem fazendo o curso para trabalhar embarcado, qual curso(Técnico) voces que tem experiencia nessa area me indica para fazer, eu vou fazer este mes o curso de:
    Healt
    Salvatagem
    Homem de Area
    para tentar embarcar porem nao sei se vou conseguir com apenas esses 3 cursos em meu curriculo, por isso estou procurando um curso técnico que seria IDEAL que realmente me ajudaria a me embarcar, e outra duvida que eu tenho, vi que o pessoal cita bastante o nome ( CREA ) e a maioria das empresas exigem um CREA TIVO. Bom pessoal para resumir o que eu disse, eu quero muito trabalhar embarcado e quero saber de voces que sao experientes qual o melhor curso tecnico a se fazer, estou aguardando a responsta muito ancioso pq nao quero perder tempo, meu nome é Eduardo e é um prazer entrar em contato com voces!

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    1. Olá Eduardo, boa noite!
      Desculpe-me por demorar a responder!

      Quanto aos cursos que vc vai fazer, não vão ser muito úteis, se vc não tiver o curso técnico.

      Como vc perguntou, eu vou lhe dizer que os 2 cursos técnicos que mais você terá chance de colocação offshore são:
      - Curso Técnico de Eletrotécnica;
      - Curso Técnico de Mecânica.

      Qualquer um dos 2 que vc fizer , está bom! Veja qual o que vc melhor se adapta (eles são bem diferentes). E escolha um.
      Outra coisa importante: O tal do CREA que todo mundo fala, nada mais é do que uma carteira de que você concluiu o curso numa escola que é reconhecida pelo MEC e pelo CREA.

      Não pode ser qualquer fundo de quintal, como esses cursos à distância não!
      Antes de vc se matricular no curso, pergunte na escola se o CURSO É RECONHECIDO , e se dá direito ao CREA.

      Só o CREA importa !! ... kkkkk

      Boa sorte!

      P.S. CREA significa Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, e também dá as carteiras para os técnicos. Carteira = identidade.

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Boa noite Jose dantas
    Trabalho atualmente como técnico gasista em SP terceirizado pela Comgas pretendo migrar para o ramo off Shore. Pesquisei e vi que o Senai de santos tem o curso de PILOTO DE ROV em três módulos 1° teoria / 2° técnico /3°avancado
    com estes três mod citados já consigo uma oportunidade ou devo fazer outro curso técnico para conseguir uma boa certificação para as empresas. Se puder me indicar outro curso serei muito grato forte abraço.

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    1. Boa noite Tiago!

      O curso de ROV não vai valer NADA, se você não tiver um curso técnico em eletrotécnica, eletrônica, mecânica ou eletromecânica (mecatrônica).

      As empresas de ROV não exigem curso de ROV. Elas exigem que você tenha um curso técnico, com CREA, em uma das 4 atividades acima descritas.
      Caso você entre, ela mesma te dá o curso de ROV, no modelo que você for operar.

      O curso de ROV é apenas uma bagagem técnica a mais. Porém, ele sozinho, não garante vagas nas empresas, para os candidatos que não são técnicos.


      Então, antes de mais nada, obtenha o curso técnico.
      Não serve apenas para ROV, mas para várias atividades offshore.

      Espero ter ajudado. Boa sorte!

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  11. mto pertinentes as dicas gostei foi de mto valor para aqueles que não estão inceridos ainda nesse mercado tão grandeoso.

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  12. mto pertinentes as dicas gostei foi de mto valor para aqueles que não estão inceridos ainda nesse mercado tão grandeoso.

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  13. A função de encanador industrial é admitida em plataformas?

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  14. Olá Michell, gratidão pelas palavras!
    Continue tentando, pois agora, no final de 2021, as vagas reapareceram, pois o mercado offshore voltou a aquecer.

    Amigo desconhecido, boa noite!
    Desculpe-me a demora nesta resposta. Andei afastado da área, por alguns anos, e desanimado em escrever.

    A função de encanador industrial NÃO é normal, dentro de uma plataforma. Existe sim os técnicos em mecânica, que fazem manutenção. Porém, existem empresas especialistas em manutenção, que contratam caldeireiros, encanadores, técnicos de refrigeração, etc. E estas empresas são chamadas, quando a unidade necessita de pessoal especializado, que não tem à bordo.

    As plataformas antigas, principalmente, estão sempre fazendo manutenções corretivas em seus equipamentos, e instalações sanitárias, elétricas, e de refrigeração.

    Espero ter ajudado! Boa sorte!

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