segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Matérias que costumam cair nos processos seletivos para ROV

Caros blogueiros,
Em uma resposta de postagem, eu já falei neste assunto. Porém aqui tentarei ser o mais completo possível. Estarei falando nas matérias que costumam cair nas provas de eletrotécnica e eletrônica. Não faço idéia do que cai na prova de mecânica.



A matéria não é a mesma em todas as empresas, contudo giram sempre em torno de 1 eixo comum.
Como referência vc pode pegar a ementa da prova da petrobrás, para técnico de eletrônica e eletrotécnica.
Sim, sempre caem questões com cálculos.

São elas:
-Lei de ohm, potência, capacitor e resistor equivalentes;
-Transistor : todas as polarizações possíveis e cálculo de ganho nas diferentes configurações;
- Regulador de tensão;
- SCRs e tipos de fontes;
- Amplificadores Operacionais;
- Eletrônica digital, portas lógicas e tabelas verdade. Cálculo de porta equivalente;
- Leitura em Multímetro, Osciloscópio, grandezas e unidades de medidas elétricas;
- Motor de indução trifásico;

Pode ser que haja mais alguma coisa, principalmente se a empresa fornecer, antecipadamente, a matéria 
que vai cair. Se não fornecer, este é um bom resumo.

Eu fiz redação, em português.
Algumas empresas podem pedir redação em português ou inglês.

Também fiz vários testes psicológicos, dinâmicas em grupo, entrevista técnica com 1 gerente de projeto, 
e vários exames de saúde. Todos de caráter eliminatório. No total, foram 5 etapas, em dias diferentes,
e em cidades diferentes.

Espero ter ajudado! Até breve!....[]´s

6 comentários:

  1. Agradeço sua generosidade em compartilhar estes conhecimentos conosco, entusiastas que desejam entrar no mercado de ROV.
    Me sinto mais preparado a conseguir realizar meu sonho a cada novo conhecimento adquirido, apesar de alguns me assustarem rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, desde a época que eu procurava por 1 colocação na área de petróleo, raramente conseguia algum auxílio. Indicação não consegui nenhuma.

      Hoje estou do outro lado, já empregado, e vejo os 2 lados da moeda:
      Enquanto há pessoas boas e ruins procurando uma vaga, desesperadamente, sem ter sucesso;
      Há os que estão empregados e quando estes entram nos sites , blogs e redes sociais (face, orkut, linkedin, etc), só vêem aquela parte das pessoas que desejam indicações,e empregos, de mão beijada.

      Eu corria atrás dos sites das empresas, até achar o endereço para enviar meu CV. E olha que enviei mais de 500 CVs, sem mentira. Hoje as pessoas querem a lista pronta de e-mails, e ainda por cima querem que seja enviado para o e-mail deles.... kkk ... tem que rir. Por isso que acabam por generalizar todo mundo assim, e ninguém ajuda ninguém.

      Esse é o lema de hoje em dia:
      "Cada um por si, e DEUS por todos!"
      "Farinha pouca, meu pirão primeiro"
      E por ai vai ...

      Mas eu faço a minha parte. Continuo ajudando. Porém, como dizem os antigos, "eu ensino à pescar, mas não se deve dar o peixe pronto. Ninguém dá valor ao que se ganha, sem sacrifício".

      Excluir
  2. José, você saberia me informar se na prova técnica de Eletrônica são dois tipos de prova diferentes, uma seria a prova de Eletrônica digital e outra prova seria de Eletrônica analógica, ou seria uma prova única que tem ambos os conteúdos tando eletrônica digital e analógica ? meu processo seletivo vai ser dia 22 de sert, e estou com essa duvida.
    Obrigado.
    Abcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thauan, como respondi antes, a prova é única, e não é dividida entre analógica e digital.
      O resumo acima é bem fiel. Não vai ter nada além disso!

      mas cuidado: Na minha época teve questões discursivas.

      Então cuidado na resolução das mesmas.
      Tudo conta. Até o que vc escreve nos rascunho!
      Boa sorte!

      Excluir
  3. Ola boa tarde.Qual seria a matéria para a prova de mecatrônica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bernardo, boa tarde!

      Em primeiro lugar, desculpe-me pela demora nesta resposta.

      Bem, no caso da prova de mecatrônica, na empresa Subsea7, você poderia escolher fazer a prova de mecânica, ou de eletrônica, pois o curso te possibilita fazer as 2.

      E nestes dois casos, as matérias eu já passei em outros posts antigos.

      Não sei se para o ano de 2017, em diante, eles vão continuar com os mesmos princípios de aplicação.

      Boa sorte!

      Excluir