terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dificuldades antes de entrar na área Offshore, em geral.

Sei que já comentei sobre este assunto antes, mas como continuo a receber dúvidas, vou postar mais detalhes à respeito:


Atualmente, na área offshore, as empresas pedem normalmente 4 coisas:
1- Algum CREA;
2- O inglês, no mínimo intermediário, para conversação e leitura de manuais; 
3- Experiência offshore;
4- Infelizmente não é pedida, mas é a mais importante: Indicação de algum funcionário da empresa. Se você tem este conhecimento, aproveite!! Se não tem, como eu não tive, esforce-se nos itens 1 e 2 (foi o que eu fiz)!!!


Então vamos falar nos itens 1 e 2 acima, que são os únicos possíveis para as pessoas normais.
Se vc não tem CREA, dificilmente entrará na área. Ou entrará como iniciante, que eles chamam de homem de área (Roustabout). Esta carreira é muito disputada, pois todos que não tem estudos técnicos tentam entrar em Offshore por ela.



Se vc quer ter CREA, mas não sabe qual carreira escolher: Faça mecatrônica, mecânica, eletrotécnica, eletrônica ou automação. São estas as áreas com possibilidades dentro do mundo offshore. Qualquer um desses cursos é muito bom para ter bagagem técnica, mas tem que ser em escola que dê o CREA. Pois ele é fundamental.
Qual você deve escolher? Aquele que você gostar mais, pois será o dia-a-dia no seu futuro. E ninguém merece trabalhar em algo que não gosta, apenas pelo salário. Logo logo você estará farto e sairá, se não gostar do que faz.

Agora falando especificamente em ROV, NÃO se prenda apenas em conseguir alguma vaga em ROV, abra seus horizontes e tente entrar em OFFSHORE pela primeira oportunidade que você conseguir. Tem MUITA gente tentando ROV, por causa das lendas que eu contei na postagem anterior. 


E a realidade é mais dura do que parece: as provas são difíceis, NÃO se ganha bem, para começar, e a concorrência atualmente está alta. Vou lhes confessar 1 particular meu: eu ganho 2.400 bruto (inicial- setembro/2011), com taxa de embarque já... é pouco.





Então, como eu havia falado antes, NÃO se prenda APENAS em ROV. Vc precisa tentar as outras profissões que o curso permite: Se fizer eletrotécnica ou automação, vc pode ser eletricista. Se fizer mecânica ou mecatrônica, pode ser mecânico ou eletrônico ... e assim por diante....
Essas carreiras pagam melhor que ROV, na área offshore, e tem mais empresas contratando. Assim a chance de entrar é maior. Depois , se você quiser MUITO o ROV, poderá mudar, porém eu acho difícil!! Você vai desistir do ROV, porque não desejará ganhar MENOS, apenas pelo status do ROV.


Pessoal, vou falar sério sobre uma coisa que um amigo de trabalho, mais experiente sempre fala: "Quando eu vou no supermercado, ou vou trocar de carro, eles não perguntam se eu sou do ROV. Eles querem saber é a forma de pagamento". Então, meus amigos, o salário é mais importante que o status, OK?? Entenderam a minha colocação?


Atualmente, no navio que eu trabalho, o eletricista e o mecânico ganham o dobro que eu ganho, e o eletrônico ganha 4 vezes o que eu ganho. E não é cargo de chefia não. É de técnico.


Em offshore, o difícil é entrar. Sem padrinho, e sem experiência embarcado, como eu, levei quase 2 anos.
Não desanime se vc não passar na 1ª prova, ou na 2ª. O importante é não desistir. Vocês que têm pouca idade,  é isso que eles querem. Aproveitem!!


RESUMINDO PARA TERMINAR:

Estudem o que você gostarem, pois será o seu dia-a-dia.

Outra coisa que falei (item 2 acima), e repito sempre, é sobre inglês. Se vc não tem, ou é fraco, então VOLTE À ESTUDAR INGLÊS. Mesmo q a empresa não exija, isso é muito importante. Talvez vc pegue 1 chefe gringo, e terá q conversar com ele em inglês.


So, go pick up his books and study!
Do not just whining of life!
You'll win in the end!

Best Regards!




24 comentários:

  1. BOM GOSTEI DO POSTE, SOU MECANICO E ESTOU ENTRANDO NA AREA AGORA, E REALMENTE SE VC NAO TIVER PADRINHO É MUITO DIFICIL, MAS MESMO COM PADRINHO FICA DIFICIL, A PESSOA SÓ COLOCA QUEM ELA QUER LÁ DENTRO, ENTAO COMO ESTOU ENTRANDO AGORA QUAL A MEDIA SALÁRIAL DE MECANICO OFFSHORE E PARABÉNS PELO POST.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, obrigado por ter participado!

      No seu caso, com curso de mecânica, além de poder entrar no ROV, você pode escolher as empresas donas das plataformas. Pois estas empresas, precisam de mecânicos de manutenção e mecânicos de máquinas (motorman). É um filão de mercado bem mais amplo que o próprio ROV, com mais chances.

      Eu acho que o salário inicial, nestas empresas, não é inferior ao ROV, que está com inicial de R$ 1.200,00 + taxas de embarque, que fazem o salário líquido chegar aos 2 mil reais mensais, atualmente (março/2012).

      Como exemplo de empresas donas de plataforma eu conheço:
      Odebrecht Oil e Gas, Schain, TransOcean, Seadrill, Brasdril, Noble, Pride. Procure no google os sites, e se inscreva em todas, para aumentar suas chances.
      Boa sorte e abraços! Sucesso na carreira! ...[]´s

      Excluir
  2. Boa Noite,

    Gostaria de esclarecer uma duvida no texto abaixo

    "Atualmente, no navio que eu trabalho, o eletricista e o mecânico ganham o dobro que eu ganho, e o eletrônico ganha 4 vezes o que eu ganho. E não é cargo de chefia não. É de técnico."

    Na questão de eletricista e mecânico e fácil de se saber a formação, agora o que seria o eletrônico?? seria a pessoa com qual formação técnica e qual seria a função de pessoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Zenom, boa tarde!

      Quando eu falo "eletrônico", estou me referindo ao técnico em eletrônica. Precisa também ter formação técnica com CREA.

      O eletrônico, também conhecido no navio como "ET", é o responsável pela manutenção dos equipamentos eletrônicos do navio, ou plataforma. Além disso, ele dá manutenção nas redes de dados ,de telecomunicações (cabeamentos), equipamentos de navegação e sinalização, dentre muitos outros.

      Espero ter ajudado!
      Meu cordial abraço! Boa sorte!

      Excluir
  3. caro amigo, José Dantas!

    Sou recém em Engenharia de Pesca no qual a formação recebe o CREA. E queria saber se tenho oportunidade em inicia carreira na área Offshore??

    Atenciosamente,
    Andrew Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Andrew, boa noite!

      Infelizmente não tenho uma boa notícia para vc.
      Até onde eu sei, apenas 3 áreas da engenharia são aceitas no ramo offshore: elétrica, mecânica e de petróleo. Espero que eu esteja enganado.

      O fato é que nestes anos de trabalho, nunca ví uma pessoa com sua especialidade no ramo. Sugiro pesquisar com os professores, e também nos lugares que você estagiou.

      Desculpe-me se não tenho mais detalhes, pois a minha área é engenharia elétrica. Espero que tenha sorte!
      Meu cordial abraço!
      José Dantas

      Excluir
  4. Boa noite, acabo de me formar em técnico em segurança do trabalho, gostaria de saber quais são as chances de ingressar no ramo off-shore como técnico , pois tenho interesse em atuar nesse ramo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Bruno, boa noite!

      Em primeiro lugar, desculpe-me na demora desta resposta!

      Bem, como técnico TST, você tem grandes chances de entrar nas empresas offshore.
      Aqui mesmo no blog eu postei uma lista. O link é:

      http://pilotorov.blogspot.com.br/2013_02_01_archive.html

      Dê preferência às empresas que são donas das plataformas e sondas de petróleo. Elas tem muitos funcionários que são TST´s. Todas as sondas necessitam deste tipo de técnico.

      Então não perca tempo e faça sua inscrição no site destas empresas! Utilize a internet a seu favor!
      A busca é demorada, mas é recompensadora!

      Não é necessário vc ir pessoalmente no endereço das empresas. basta fazer sua inscrição pelos sites!
      Boa sorte!

      Excluir
  5. Olá , adorei o seu post é bem realista e esclarecedor, gostaria de saber em relação a técnico em meio ambiente, as chances para trabalhar off shore são boas? E para mulheres , quais são as profissões que mais contrata na área off shore. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, boa tarde!

      Bem, não tenho boas notícias para vc.
      Somente com o curso de Meio Ambiente você não tem chances na área offshore. Quase NENHUMA.

      Talvez, apenas, por concurso público, entrando na Petrobrás, e também nas empresas que fazem AUDITORIAS e CERTIFICAÇÕES das empresas. Neste ramo conheço a empresa: Bureau Veritas. Entre em contato com eles para mais detalhes.

      Por outro ponto de vista, o mercado para as mulheres, na área offshore, tem exatamente a mesma dificuldade que os homens encontram.

      Ou seja ... vc vai encontrar dificuldades ... não por ser mulher, mas por ter muitas pessoas que desejam entrar na área offshore.

      Vejo muitas colegas do sexo feminino, em várias áreas. Algumas, a seguir:
      - química;
      - rádio-operadora;
      - nutricionista / comissária;
      - técnicas em mecânica, eletrotécnica, eletrônica, eletromecânica;
      - técnicas em segurança do trabalho (TST).

      Enfim, não há barreiras por ser mulher.
      Você será vista apenas por sua competência em passar nos processos seletivos, que estão cada vez mais exigentes.

      Espero ter ajudado!
      Leia todo o blog. Desde as msgs mais antigas, de 2011, até as mais atuais, pois não é possível ordenar o blog por assunto.
      Haverá MUITAS dúvidas suas, que podem já estar respondidas aqui.

      Boa sorte! Até breve!

      Excluir
  6. Boa noite Jose Dantas.. Venho lendo seus posts e gostaria de tirar umas duvidas e ler sua opinião. Vou iniciar esse mês de setembro/2014 os cursos iniciais para embarque na Falck Nutec. porem acabei de passar na Federal no curso Tec. Mecânica. ( Obs. Vou tentar conciliar as aulas do curso Tec. e os embarques caso eu consiga o trabalho ) ..
    Sera que vai ser fácil conseguir uma promoção para minha área Tec. apos a conclusão do curso?
    e qual salario médio do Tec de Mecânica


    Obs. Estou usando o Log da minha esposa mais me chamo ( Igor )

    Obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Igor, boa tarde!

      Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpas pela demora nesta resposta.

      Bem, até o ano passado, o setor estava contratando. Porém este ano, com o escândalo da Petrobrás, aliado ao baixo preço do barril de petróleo, no mercado internacional, estamos em crise no setor de óleo e gás.

      Muitas vagas foram fechadas.

      Neste momento, então, todos os candidatos a entrar nesta área, devem se preparar, e fazer o seguinte:

      1- Ler os blogs, e todas as publicações que dizem respeito ao setor. Estar antenado e atualizado com as notícias;

      2- Nunca deixar de estudar. Não se deve abandonar nenhum curso ou carreira que tenha se iniciado. Com o curso técnico, vc terá mais chances. Atualizar seu CV, e estudar, pois todas as empresas executam testes, em seus processos seletivos;

      3- Buscar todas as oportunidades que aparecerem, não apenas num setor, mas em toda a sua rede de contatos. Não buscar apenas 1 tipo de trabalho. Diversificar suas habilidades, e buscar ampliar seus conhecimentos. Assim suas chances são aumentadas.

      4- Os salários para os técnicos embarcados variam muito, de acordo com a empresa. Podem começar a trabalhar ganhando na faixa de R$ 3.000,00, ou até mais. Depende muito do momento, e da empresa.


      Bem, espero ter ajudado!
      Boa sorte!

      Excluir
  7. Olá José Dantas , tudo bom ? Gostaria de primeiramente parabenizá-lo pelo post . Tenho 29 anos , sou estudante de engenharia elétrica , possuo Creia ativo nos cursos : técnico de Automação industrial e de eletrotécnica , também certificação NR-10 . A forma de ingresso para quaisquer plataformas requer uso do inglês avançado em avaliações ? É possível tentar conversar nessas multinacionais pessoalmente ? Seja 14/14 ou 21/21 onshore ou offshore daria para o Sr. me auxiliar nesse marco ? O currículo apresentado pessoalmente deve manter padrão de formato RESUME ? Poderíamos manter contato via e-mail ? Thank you a lot guy .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, boa tarde!

      Em primeiro lugar, desculpe-me pela demora nesta resposta.

      Com os seus 2 CREAs de técnico vc terá boas chances no mercado. Porém, estamos enfrentando uma época de crise no setor de óleo e gás.

      Quanto ao inglês, depende da empresa que lhe contrata. Algumas que são as donas das sondas e plataformas, costumam pedir inglês avançado ou fluente, para técnicos em manutenção elétrica, pois suas unidades tem muitos funcionários entrangeiros.

      Outras empresas já exigem apenas o inglês intermediário. Depende muito.

      Atualmente, tanto as empresas estrangeiras, como as nacionais, fazem seu processo seletivo, baseado no banco de dados, que elas recebem, pela internet, em suas páginas de inscrição. Entrevistas pessoais são apenas para os selecionados.

      O CV pode ser no mesmo formato que o RESUME. Inclusive vc deve ter atualizado sempre teu CV e também o RESUME.

      Infelizmente estamos passando um momento de crise, no país.
      Pouco eu poderei ajudar mais, pois eu mesmo fui dispensado, e estou em busca de novos desafios, no momento. Mesmo assim, pode escrever, por e-mail, se desejar.

      Espero ter ajudado! Boa sorte!

      Excluir
  8. Bandidos da máfia do Q.I, no Brasil.
    Brasil filho da puta, Essas empreiteira poderia ser extintas. Ser apenas Petrobras, através de concurso.
    bandidos ladrões, roubando da Petrobras.
    E pedindo experiencia de 3 anos de offshore, para contratar a gente. Não adianta ser mecânico registrado na carteira. essas porra pedem mecânico com experiencia de offshore.
    VÃO TOMAR NO CENTRO DO CÚ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Fábio, boa noite!

      Nós compreendemos sua revolta.
      Infelizmente estamos vivendo tempos difíceis ... onde " o poste está mijando no cachorro" .... O errado é certo e o certo é errado.
      É uma pena, mas é realidade!
      Esperamos que não dure para sempre!
      Até breve e boa sorte! Todos vamos precisar.
      Eu também acabei de ser demitido ... e não vejo mais a luz no final deste túnel chamado Brasil.

      Excluir
  9. José Dantas

    me ajude o que fazer, tenho esses cursos:
    CBSP
    HUET
    ISPS - ISPS CODE
    NR 10 - SENAI
    NR 33 - ESPAÇO CONFINADO.
    NR 35 - TRABALHOS EM ALTURA.
    ELÉTRICA RESIDENCIAL
    RADAR : ELETRÔNICA A. e V.
    SENAI : BÁSICO MECÂNICA AUTOMOTIVA
    SENAI : SEGURANÇA DO TRABALHO
    SENAC : INFORMÁTICA + Office Windows
    SENAI : T.I (Tecnologia da Informação e Com.).
    INTELBRAS. Centrais Digitais e PABX

    Mas não tenho CREA Quero embarcar, estou pensando em fazer homem de área e movimentação de carga Dizem que é + Rápido O EMBARQUE E NÃO PEDI TÉCNICO É VERDADE

    TIRO O CREA COMO ELETROTÉCNICO OU FAÇO homem de área e movimentaçao de carga

    ResponderExcluir
  10. Posso te mandar um C.V ?
    meu Email: alextecx@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Alex Nascimento, boa tarde!

      Acabei de lhe escrever 1 e-mail, com mais detalhes sobre as tuas dúvidas.

      Leia atentamente, e se ainda restar alguma dúvida, depois de ler todo este blog, fique à vontade para voltar a escrever.
      Espero ter ajudado!
      Até breve!

      José Dantas

      Excluir
    2. Olá, gostaria de saber aonde posso fazer o curso de motorman e elétrica voltada pro OFFSHORE e marítima e professor de ingles pra refinar os estudos no ingles .Agradeço desde já!

      Excluir
    3. olá, Gustavo eu também estou precisando de informações sobre esses cursos, e esta muito difícil informações nessa área. meu e-mail Wanderson_adv@yahoo.com.br

      Excluir
    4. Olá Gustavo e Anderson, boa tarde a vocês!

      Desculpe-me na demora desta resposta.

      Bem, vamos lá às respostas:

      1- Sobre Motorman- Não existe essa função, dentro das empresas de ROV. Elas existem, principalmente, nas empresas de manutenção mecânica, de motores a diesel, e de operadoras de sondas, navios e plataformas de petróleo.

      Por ser uma especialidade técnica em mecânica, e pelo nível de exdigência que as empresas privadas pedem, acho quase IMPOSSÍVEL uma empresa te chamar, se você tiver APENAS o curso de mecânica a diesel.

      O certo, e mais recomendável, é que você faça um curso técnico de mecânica, que lhe dê CREA de técnico, ao final, e depois uma especialidade em motores diesel.

      Só assim vc poderá concorrer à estas vagas.

      2- Quanto à área de ElÉTRICA, eu posso lhe ASSEGURAR que também NÃO EXISTE ATALHO. Ou você faz um curso técnico de etetrotécnica, com direito ao CREA, no final... ou você vai fazer um cursinho rápido, e VAI MORRER NA PRAIA, tendo jogado dinheiro fora!!

      3- No inglês, a mesma coisa: Não existe inglês para professor, ou inglês offshore. O que existe são bons cursos de inglês. Isto é que é o diferencial: você poder fazer uma entrevista em inglês, e mostrar sua conversação e vocabulário!!

      NÃO esqueçam de uma coisa:

      NÃO EXISTE ATALHO MAIS CURTO, para se conseguir emprego!!
      Tem MILHARES de técnicos , com CREA, por ai, tentando estas mesmas vagas, e não conseguem!

      Boa sorte à todos!

      Excluir
  11. Boa tarde, sou Técnica de Enfermagem, com especialização em Tec de Enf do trabalho gostaria muito de uma oportunidade de trabalhar embarcada, será que consigo? Não tenho experiência.
    Para quais empresas posso me candidatar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá senhora desconhecida, boa tarde!

      Mesmo não sendo a especialidade deste blog, vou lhe orientar, da seguinte maneira.

      Aqui mesmo neste blog, eu fiz uma postagens, há alguns anos atrás, em 2013, onde eu passei uma relação de empresas.

      Dentro desta relação, havia uma lista onde eu dizia que eram das donas das plataformas e barcos offshore.

      Procure a lista dessas empresas, no seguinte link:

      http://pilotorov.blogspot.com.br/2013/02/lista-de-empresas-de-rov-e-manutencao.html#links


      As empresas donas dos navios e sondas, são quase as únicas que admitem, no seu quadro de funcionários, enfermeiros/as para trabalhar embarcado.

      Vá na página (site), de cada uma dela, e faça a sua inscrição, no link ----- Trabalhe Conosco, ou algo assim.

      Espero ter ajudado!
      Boa sorte à todos!

      Excluir