quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Desmistificando 2 lendas mentirosas: 1- Ganha-se bem, no início. 2- O serviço é fácil e simples. É como jogar videogame, apenas.

Nesta postagem vou comentar com mais detalhes sobre 2 assuntos importantes, e que já foram mencionados brevemente por mim, em tópicos anteriores.
Para quem não é da área, é muito comum ter uma idéia errônea, pois muito se comenta sobre isto na internet ... e poucos tem coragem de ser sinceros, e falar o que de verdade existe.
Vamos lá aos fatos reais:

1- Ganha-se bem, no início. Quantos já não ouviram as frases: "O meu amigo tem um conhecido que disse que ganha mais de R$ 10.000,00/mês"."Os salários iniciais no ROV são de R$ 5.000,00".


Há muitos anos atrás, quando a atividade era pouco conhecida, e só existiam poucos profissionais habilitados, com experiência nos campos de petróleo do exterior.... sim, era uma atividade bem remunerada, desde os primeiros meses de trabalho.
Com o passar das décadas, mais pessoas se interessaram em capacitar-se. Cursos foram criados. A oferta de trabalho aumentou. Com isso, os salários foram diminuindo.

Atualmente, exceto raras exceções, as empresas pagam um salário inicial para Operador Trainee de ROV, na faixa entre R$ 800,00 e R$ 1.300,00. Com as gratificações extras de embarque, chegam a algo em torno de R$ 2.000,00 a R$ 2.300,00, em valores líquidos.

Com a experiência adquirida, e a evolução dentro da carreira, é possível chegar aos salários de R$ 8.000,00 para supervisores, e até acima, para cargos de gerência e superintendência. Reforço apenas que isto é fruto integral de sua dedicação e afinco profissional. Não são todos que conseguem tal mérito.

Para aqueles que ouviram falar na carreira internacional, as diárias realmente podem chegar ao patamar de US$ 500 a US$ 800/dia. Porém, não se recebe por dias de folga, nem há outros benefícios adicionais. Além disso há pesadas taxas e impostos que são descontados na fonte e no país de destino.
Com a baixa cotação do dólar, frente ao real, o que se vê atualmente é 1 desejo de retorno dos operadores de ROV que trabalham no estrangeiro, a voltar ao mercado de trabalho brasileiro. Poucos não são os casos, atualmente, daqueles que retornaram.



2- O serviço é fácil e simples. É como jogar videogame, apenas.

Podemos dizer que só se espalha a parte boa do trabalho. É comum falarem conosco o seguinte: " Seu trabalho é fácil. É só ficar sentado, no ar condicionado, pilotando 1 joystick. E vc ainda tem 14 dias de folga por mês".

Realmente é um comentário de quem NÃO conhece o dia-a-dia da área de ROV.

A pilotagem do veículo faz parte das atividades diárias. Porém não é só isto. A equipe, normalmente composta de 3 pessoas, têm de cuidar de todo o sistema. Deixá-lo em perfeitas condições de manutenção. É justamente a manutenção preventiva e corretiva do sistema que demanda o maior número de horas de trabalho.

Um sistema completo de ROV pode ser resumido nestas unidades:
-gerador elétrico à diesel, ou moto-alternador;
-control van, com os sistemas de controle, vídeo, navegação, controle de potência e lançamento;
-work shop, que é uma oficina aparelhada com ferramentas e spares(peças sobressalentes);
-sistema de lançamento A-Frame, composto de: guincho, cabine de controle, power pack, level wind;
-veículo ROV, com complexos sistemas elétricos, eletrônicos, mecânicos e hidráulicos;
-gerador de hidráulica, para serviços de manutenção, na superfície, chamado Charge Cart.

Todos os componentes acima requerem manutenção constante. São equipamentos pesados que necessitam de olhos atentos, pois os mesmos, adicionados ao ambiente perigoso e hostil de um convés de embarcação, resultam na necessidade de atenção redobrada para minimizar e dirimir acidentes de trabalho.

Ferramentas adequadas, equipamentos de proteção individual (EPI) completos e procedimentos sempre seguidos, são fatores indispensáveis à boa realização de qualquer tarefa, nestes mesmos ambientes hostis.

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Sei que fui muito resumido nestes 2 assuntos, para que não se tornasse uma leitura enfadonha.
Espero ter esclarecido mais à respeito, nesta área de tão poucas informações divulgadas ao público.
Meu cordial abraço! Boas operações!
Dantas..[]´s




8 comentários:

  1. Senhor Dantas, conheci o seu Blog "fuçando" a internet e achei muito interessante. Pelo que vc conta nas suas postagens, o senhor me parece ser um operador de ROV bastante experiente. Gostaria de conhecer detalhes de funcionamento de um ROV, pois a bastante tempo venho lutando para entrar nessa área tão bem remunerada, pois todos que conheço falam bem do ROV e que é uma das carreiras mais bem pagas da área offshore. Mas eu acho que falta mais empenho de minha parte, mais força de vontade, pois trabalho quase 10 horas por dia de segunda a sábado e isso me cansa muito, só tenho o domingo para passar com meu filho e tbm tenho o sonho de ter 14 dias de folga para curtir. Muito Obrigado.
    Abraço.

    Fernando Abreu

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    1. Prezado Fernando, boa noite!

      Em primeiro lugar peço desculpas por demorar a te responder.
      Eu estou sem escala fixa, e meus dias de folga, em terra, são poucos.
      Não encontrei seu e-mail, para lhe escrever diretamente.

      Mas enfim .. ainda dá tempo de te ajudar, pois os processos seletivos ainda estão abertos.

      Uma pergunta FUNDAMENTAL: VC já conseguiu o seu CREA de técnico?? Pelo menos o provisório???
      Se vc já conseguiu, peço que leia as postagens que coloquei no blog, este ano de 2013. Lá tem pelo menos 2 ou 3 processos seletivos abertos... inclusive na Subsea7 , onde eu trabalho como piloto de ROV.

      Se vc não conseguiu o CREA, tente pegar o provisório, antes do dia 14 de fevereiro.
      Infelizmente não adianta vc fazer um curso de ROV, ou tentar a carreira nesta área, se vc não tem o CREA de técnico, numa destas 4 áreas: eletrônica, eletrotécnica, eletromecânica, mecânica. É a ÚNICA exigência para entrar numa empresa de ROV.

      O curso de ROV mesmo, não é tão importante. Além disso ele é caro.
      Vale mais à pena se esforçar para estudar a matéria do seu curso técnico, para fazer uma boa prova na empresa. A empresa não faz perguntas da prova, sobre ROV. Apenas do curso técnico.

      A Subsea7 está com inscrição aberta até dia 14.02.2013.
      Coloquei o link direto, aqui no blog, para que vc faça sua inscrição.
      Vá nas postagens mais recentes, de 2013.

      Então é isso.
      Depois dê notícias!
      Mais uma vez desculpe-me a demora!
      Boa sorte e até breve!

      José Dantas

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  2. Boa tarde José!
    Estou participando de um processo seletivo em uma empresa que atua também na área de ROV. Desejo, se aprovado, obter experiência na área, porém gostaria de obter informações mais detalhadas sobre a carreira internacional como: empresas, descontos, escala, etc.
    Seu blog é muito bom!
    Estou no aguardo e agradecido!
    Fabiano Manhães

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    1. Olá Fabiano, boa noite!
      Escrevi as respostas às suas dúvidas, diretamente para seu e-mail! Espero que tenha ajudado!
      Desculpe-me a demora!
      Boa sorte!

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  3. Fiz um processo seletivo para a Oceaneering em 2012, fui aprovado nas provas aplicadas e fui reprovado na entrevista pq não tinha inglês fluente, sendo que no edital eles diziam (inglês desejável). Só fiz gastar dinheiro da minha cidade no interior de MG pra Macaé. As outras empresas não têm essa exigência do inglês?

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    1. Olá!
      Realmente acho que na Oceaneering o inglês é fundamental.

      Porém, a boa notícia, é que na maioria das empresas o que se pede é o inglês desejável. Pelo menos, na empresa que eu trabalho, a Subsea7, pede nível intermediário. Não exige prova em inglês.

      Apenas que vc tenha um nível intermediário, para leitura de manuais em inglês. Dizer que está estudando, e estudar sempre, é uma ótima prática!!!

      Sendo assim, vale à pena vc tentar a inscrição nas outras empresas, com exceção da Oceaneering.

      Boa sorte e até breve!

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  4. Boa noite, como você citou acima que o crea é necessário para trabalhar com ROV, gostaria de saber se o curso de mecatrônica também é aceito parar trabalhar neste setor.

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  5. Olá!
    Desculpe-me na demora nesta resposta. Ela estava respondida em outras postagens mais recentes.

    Andei um período afastado do trabalho offshore. Por isso desanimei a escrever.

    Porém agora, no final de 2021, voltou a aquecer, e surgir vagas.

    SIM, o CFT de mecatrônica é aceito para trabalhar em ROV.
    Além disso, existem muitas funções, como técnico de elétrica e mecânica, dentro do ambiente offshore, que também aceitam.
    Não restrinja suas buscas. O importante é entrar!

    Espero ter ajudado! Boa sorte!

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