quinta-feira, 10 de abril de 2014

Salários Offshore - Porque se começa ganhando pouco? - parte 1

Caros blogueiros,
Ultimamente tenho recebido alguns relatos de pessoas que, trabalhando onshore, desejam migrar para a área offshore.
Então elas me abordam com o seguinte dilema, pedindo a minha opinião sincera:
" Eu hoje ganho cerca de R$ 2.000,00 (abril/2014). Você acha que vale à pena eu gastar com cursos e ir tentar uma carreira offshore? Quanto se ganha no offshore, inicial? "

Daí eu respondo: Um piloto de ROV trainee, ou um Auxiliar técnico, da área de manutenção, deve ganhar "em torno" de R$ 3.000,00.

No que a pessoa replica: " Noooossa, mas é muito pouco! Eu só vou mudar de atividade, se for no mínimo para dobrar meu salário, e ganhar uns R$ 4.000,00. "

E essa pessoa quer que eu diga o que? Eu não gosto de dar opiniões, pois eu acho que o que serve para mim, talvez não sirva para o próximo. Eu prefiro mostrar fatos, e cada um que tome as suas decisões.

Constantemente eu me pego sendo perguntado: " Vc acha que vale à pena??"

Eu penso com meus botões, (gostaria de falar), mas não falo:
Valer à pena, não vale! Nada neste país de corruptos vale à pena! Vc acha que valeu à pena eu gastar R$ 42.000,00 (em 2010), para me formar em engenharia de computação? Não, porque nessa hipocrisia de mercado de trabalho brasileiro, um engenheiro com mais de 30 anos não tem vez. E EU NUNCA TRABALHEI COMO ENGENHEIRO. NUNCA tive sequer, a oportunidade de fazer uma entrevista, para engenheiro, pois me formei quando tinha 40 anos.

Mas como um ser humano em constante evolução, cantando meu mantra de paciência, eu respondo:
Investir em sua própria educação, sempre vale à pena! Mesmo que seja apenas para você dar orgulho aos seus pais, e a sí mesmo. .... Como foi o meu caso.

Voltando aos candidatos:
Você acha que eu vou dar alguma opinião a respeito, para eles mudarem suas vidas? Não, essa não é a minha intenção, com o trabalho voluntário deste post.

Minha função é ........... e eu digo isso, a partir de uns tempos para cá .. digo a todos:

Amigo(a), é o seguinte. Eu não sei se nada vale à pena. Só sei que eu entrei para offshore com MAIS DE 40 ANOS, e não tive ajuda, nem indicação de ninguém.
Então, antes de você ficar tecendo hipóteses, se vale à pena entrar, para ganhar pouco, ou não ....

Primeiro você faz o seguinte: Faz as provas, passa, e depois você decide!
Olha que legal!
Ao invés dele ficar supondo que vai ou não ganhar muito ...... caraca, o cara nem sabe se vai ter capacidade para entrar, e fica jogando seus conflitos para que eu opine!!;
Ele nem sabe se tem inteligência suficiente para passar num processo seletivo, onde entram 250, e terminam 20 entrando na empresa (assim aconteceu comigo).


Então meu amigo, ou minha amiga, vamos fazer o seguinte:
Pergunte-me sobre fatos, que eu lhe direi os fatos, com toda sinceridade possível.

Porém não me peça para tomar as suas decisões, que eu já tenho as minhas, e foram bem amargas!
Se aqui fosse um blog existencial, (mas é profissional), eu relataria que já pisei na lama do fundo do poço por várias vezes, e o poço NUNCA me engoliu.

Então, profissionalmente falando, eu digo:
Tente, estude, passe nas provas ... e depois decida-se onde vc quer ficar !!

Vou relatar um outro caso, com outra pessoa: Ela me perguntou: "O que vc acha? Eu devo entrar na sua empresa, que é tão difícil de passar, e para ganhar tão pouco, ou entrar na Petrobrás??"

Sabem o que eu tive que responder, educadamente?:

"Faz o seguinte, entra na que você passar primeiro, e vai tentando a outra". Tô errado???

Ela não gostou da minha resposta não ... vai entender!!

Eu vou continuar neste assunto, pois sobre o título, ainda falta!!!!!!
Boa sorte à todos!

23 comentários:

  1. Boa José...as pessoas querem mole... ser indicado, entrar sem ser entrevistado e já começar ganhando os "tubos" não querem nem ter o trabalho de decidir onde trabalhar assim é fácil né?
    Em relação a faculdade, realmente é complicado pra nós que já estamos nos 40... parei e ví que é melhor fazer cursos técnicos e tem muitos cursos bons por aí e de graça, basta apenas a galera se mexer. Eu mesmo tô fazendo agora o curso de refrigeração. Ficar no face pedindo emprego não vai adiantar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fox, o curso de refrigeração é de grande utilidade.
      Vc pode ganhar bastante, somente instalando aparelhos novos split, por exemplo.

      Quanto aos cursos, para quem já tem o 2º grau completo, um curso técnico de eletrotécnica ou mecânica, fica em torno de 1 ano ou 18 meses, no máximo. Não é tanto assim... e pelo menos, se tiver CREA, é aceito pelas empresas.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  2. Boa tarde José!
    Muito obrigado pelo auxilio que você oferece atraves do seu blog.

    Gostaria de uma opinião.

    Me formei em Direito e a empresa a qual trabalho está para fechar.
    Tenho feito umas pesquisas e me interessei pela area offshore, mas vejo que essa area está bem fechada e cada vez mais disputada.
    As empresas estão pedidindo experiencia de 1 a 2 anos na área.

    Como ingressar no mercado offshore sem experiencia? Qual dica você daria?

    Antes de terminar o curso tecnico, tem como conseguir estágio ou emprego como auxiliar nessa area offshore?

    Pela sua experiencia e pelo que você vê no dia-a-dia, o mercado tem previsão iniciar um declinio?

    Vejo que muitas pessoas estão indo para esta area, fazendo uma superlotação do mercado e desvalorização da mão de obra, você com todo o seu no-hall, se você tivesse 25 anos, você entraria novamente nesse mercado de offshore?

    Muito obrigado pela solicitude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Eryck, boa noite!

      Sou conhecido pelas palavras sinceras aqui. Não vou enganar ninguém, nem dizer que tudo são flores, para vc ficar esperançoso.
      O mercado de trabalho está cada vez mais cruel !!!

      Antes de mudar radicalmente de vida e de área eu te falo o seguinte: com o seu bacharelado em direito, vc já pode concorrer à concursos públicos: promotor, delegado, escrivão, defensor .. etc, etc...

      É uma opção menos drástica ....

      Enquanto vc tenta estes concursos, se desejar, procure os cursos técnicos, numa das 4 áreas que eu sempre menciono aqui.

      A notícia triste é que vc NÃO consegue entrar na área, antes de terminar o curso técnico. A não ser que seja em profissões menores (em salário), como soldador, caldeireiro, alpinista, taifeiro, salonista, cozinheiro.

      Não existe como entrar como ajudante, assistente, ou auxiliar, sem o curso. Área offshore não oferece estágio. A experiência deve ser conseguida em terra (onshore). Lá é um ambiente perigoso, cheio de riscos, e deve ser tentada pelos qualificados. Se a disputa é mais acirrada que em terra, só os melhores conseguirão!!!

      Agora, depois que terminar o curso técnico, existem algumas vagas que são para técnicos SEM EXPERIÊNCIA. Em todas as áreas essas vagas são chamadas de vagas de TRAINEE. Algumas exigem experiência, outras não.

      A grande dificuldade é usar a internet para procurar, até encontrar. Não estou dizendo que é tarefa fácil.

      Num post antigo eu escrevi que demorei 2 anos, e mais de 500 CVs enviados, antes de entrar na área offshore. Está cada dia pior.
      Mas não desistam. Até 2016 ainda vão aparecer muitas vagas, para quem souber procurar nos lugares certos. Acredito que antes de 2017 NÃO vai haver declínio. O que vai haver É UMA MAIOR DISPUTA POR VAGA, pois mais gente é jogada no mercado de trabalho, a cada ano.

      Infelizmente vou lhes dizer uma verdade. Um dia o falecido Ministro das Comunicações Sérgio Mora disse que haveria 100.000 vagas para telecomunicações, nos anos 90. Com isso ele faliu a minha carreira (eu já fui técnico sênior de tele, e entrei por concurso público),

      Hoje estão superlotando a área offshore, e as pessoas desesperadas estão tentando entrar sem qualificação. Se conseguem, acabam achatando os salários, cada vez menores. Não há mágica.

      Busquem uma qualificação que seja aceita!
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
    2. Eu digitei o nome do ministro errado ...Sérgio Mota... []´s

      Excluir
  3. Boa Noite! Primeiramente parabéns pelo Blog, tem uma grande utilidade para quem tem interesse na área.
    Sou Marinheiro de Máquinas, atualmente estou trabalhando mas quero continuar crescendo profissionalmente, tenho o Técnico em Mecânica e gostaria de saber se você indica (ou tem conhecimento) uma escola que forneça o curso de ROV, que seja de confiança e com credibilidade no mercado, moro no RJ, aguardo sua resposta, desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Leonardo, boa noite!

      Como digo sempre, não é necessário fazer o curso de ROV específico, pois não é exigido pelas empresas. Caso vc passe em algum processo seletivo, a própria empresa te fornecerá o curso do ROV que vc irá trabalhar. Eles tem algumas diferenças, entre fabricantes.

      O que vc deve fazer SEMPRE, é se inscrever nos sites das empresas, e cadastrar teu CV. Se vc já tem o curso técnico, vc perdeu uma chance. Na Subsea7 o último processo seletivo encerrou no dia 18.04.14. Mas o importante é vc fazer seu cadastro, em todas as empresas, não só de ROV.

      Eu menciono uma lista delas, aqui mesmo no blog, numa postagem anterior.

      Mesmo assim, caso vc queira pagar caro por um curso de ROV, na cidade do RJ eu já ouvi boas referências do curso TecRov (pessoalmente não conheço).
      Acho que ele fica dentro da Escola Técnica Rezende Rammel, no Lins.

      Boa sorte!

      Excluir
  4. Muito obrigado José!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. José, mais uma pergunta!
    Você sabe quais são as instituições mais renomados do RJ, nos cursos tecnicos em mecanica e mecatronica?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eryck, a melhor escola técnica do RJ, sem dúvida é o CEFET-RJ, no Maracanã, onde me formei. A Rezende Rammel, no Lins também é boa!

      Agora, não é necessário vc estudar longe, se não for possível.
      Um bom sinal de que a escola é de qualidade, é procurar saber, com antecedência, se ela tem registro no MEC, e se está cadastrada no órgão da classe, o CREA do RJ.

      Se próximo ao teu bairro tiver uma escola que forneça o CREA, ao final do curso, é um sinal de que o curso é qualificado. Vai valer à pena fazer!

      Fuja daqueles que prometem certificados e diplomas, sem a devida frequência.
      Boa sorte!

      Excluir
  6. Boa noite, gostaria de uma informação sua sobre solda subaquática vi que para trabalhar na aria é necessário fazer o curso de mergulho para depois o de solda subaquática o que para mim é um investimento alto sou de Araraquara-sp a questão para mim é que tenho 34 anos gostaria de saber si isso pesa muito nessa aria e como anda o mercado de trabalho, desde já agradeço a atenção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Wellington, boa noite!
      Desconheço detalhes sobre a área de mergulho, pois não trabalho nela.
      O que posso lhe dizer, é que está sendo cada vez MENOS utilizada, pois os mergulhadores humanos só podem ir ao limite de 300 m de profundidade.

      A área do pré-sal, está numa região de mais de 1000 m. Por isso já não se utiliza mergulhadores, como antigamente, nos poços rasos. Ao invés deles, passou-se a usar um robô... o ROV... e é com isto que eu trabalho.

      Se desejar saber mais detalhes, sugiro ler as minhas primeiras postagens desse blog, do ano de 2011 e 2012, onde eu dou mais detalhes.

      Da mesma forma, você poderá ter acesso a todos os detalhes que pediu, bem como tirar suas dúvidas.

      Para você ter uma idéia do que eu estou falando, eu trabalho há mais de 3 anos com ROV, e jamais presenciei uma atividade, na área do petróleo, que exigisse a execução de soldas submarinas. Desconheço tais procedimentos, atualmente.
      Talvez sejam utilizadas nas antigas plataformas fixas, com jaquetas. São a minoria, agora.

      Espero ter ajudado!
      Como lhe falei, leia todos os posts antigos daqui do blog.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Ajudou sim, muito obrigado e vou ler todos os seus posts

      Excluir
  7. Boa noite, José. Agora fiquei preocupado! Tenho 26 anos e estou ingressando no curso de Engenharia da Computação. A partir dos 30 estarei formado e você acredita que não terei vez? Putz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luciano!
      Sinto lhe passar más notícias. Sou conhecido pela franqueza nas palavras, pois não gosto de iludir ninguém.

      O curso de engenheiro de computação não tem boa aceitação na área de petróleo. Na realidade, apenas os engenheiros com ênfase em petróleo e gás tem chances. Por sinal, poucas chances, visto que são poucas vagas nos concursos da Petrobrás, e outras poucas nas empresas donas das novas sondas de perfuração.

      Contudo, nem tudo está perdido, pois existem outras áreas, como automobilística , de TI, e de sistemas, onde sua colocação será menos difícil. Outro AGRAVANTE é que para todos os engenheiros recém formados, estão também exigindo inglês fluente ... detalhes de nosso país injusto, emergente do 3º mundo.

      Isto não é o fim do caminho... e a minha estória é a prova disso. Veja nos primeiros posts, de 2011 e 2012. Será incentivador!

      Nada é impossível para quem tem fé, e batalha por um lugar ao sol.
      Boa sorte!

      Excluir
  8. Tenho muito respeito pelos profissionais offshore, tanto que um dia ainda serei um! Quanto ao salário de R$ 3.000,00, acho mais que suficiente, visto que a maioria dos brasileiros ganham R$ 750,00 (sem desmerecer aqueles que se valorizam com o estudo), mas como diz o ditado: "quem tudo quer, nada tem", rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Antonio, boa tarde!

      Para que este teu sonho se realize, foque seus estudos em alguma área promissora.
      Não adianta buscar sonhos impossíveis, nem ir atrás de cursos que prometem carreiras para quem concluir este ou aquele curso de curta duração.

      Não se enganem. Nível superior para Offshore é muito difícil entrar. Cursos de pequena duração também.

      Dêem preferência por:

      - alguma carreira técnica - TST, eletrotécnica, eletrônica, mecânica;

      - carreira de marinharia (marinheiro de convés, mestre de cabotagem);

      - ou outras qualificações do tipo:
      caldeireiro, soldador, montador de andaimes, alpinista/escalador, pintor industrial, padeiro, cozinheiro, taifeiro, comissário, nutricionista, rádio-operador, almoxarife offshore, etc, etc, etc ...

      Boa sorte!

      Excluir
  9. Olá José, bom dia. Meu nome é André.

    Sou novo, 22 anos, e ao final do ano serei bacharel em Engenharia Biomédica.

    Apesar do título "Biomédica", meu curso foi 80% engenharia elétrica, posso comprovar isso através de minha grade curricular.
    Além do curso superior, também sou formado como Técnico em Eletrônica.

    Hoje trabalho com Automação Industrial e possuo inglês fluente, por ter morado nos Estados Unidos.

    Tenho alguns contatos no ramo Offshore, aonde me disseram que há oportunidades na área, porém o que me intriga é o título de meu bacharel.

    Você acredita que isso pode ser um impedimento para ingressar na área, mesmo com todas qualificações?

    Se é possível ingressar, as minhas chances de crescer profissionalmente aumentam muito com o inglês fluente?

    Muito obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado André, boa tarde!

      Você NÃO terá dificuldades de entrar na área.
      Com teu CREA de técnico em eletrônica, e inglês, vc já está apto a participar dos processos seletivos. São apenas estas exigências para se entrar na área.

      NÃO mantenha seu foco apenas no ROV. Pesquise todas as empresas de manutenção, que eu relaciono aqui no blog, e faça cadastro em todas. O link desta postagem é:
      http://pilotorov.blogspot.com.br/2013_02_01_archive.html

      O importante é vc iniciar na área offshore. Depois vc busca algo mais próximo do seu gosto pessoal.
      SIM, as tuas chances aumentam bastante, tendo inglês.
      Não desanime com alguma dificuldade. É normal.
      Seja persistente até vc conseguir teu sonho, pois vc está no caminho certo! A melhor época para se procurar trabalho, é quando se está empregado.
      Boa sorte! Até breve!

      Excluir
  10. Álguem que trabalha onshore e ganha em torno de 3600 bruto (sem descontos), em sua opiniao você acha válido se tiver a oporutidade de mudar para o ROV mesmo começando com pouco menos mais com mais perspectivas e possibilidades de crescimento proficional e consequentemente financeiro que o emprego atual????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jéssica.

      Ao invés de eu expressar a minha opinião, eu vou lhe contar fatos.
      Daí vc poderá tirar suas próprias conclusões, e eu não serei acusado de nada ( kkkk).....

      Bem, vamos lá:

      1- No final de um período de 2 anos, trabalhando como piloto de ROV, vc já conseguirá sair do nível trainee, para o nível 1 (também chamado de júnior). Já estará ganhando quase isto que vc mencionou. Ao final de 4 anos, certamente vc já terá ultrapassado este valor, no nível de Piloto 2 (pleno). E com 6 anos, mais ainda, pois existem vários degraus nessa escada, até superintendente (após supervisor sênior). Resumindo: as perspectivas são ótimas, para aqueles ou aquelas que se adaptarem bem, e se empenharem.

      2- Agora eu lhe pergunto: Será que atualmente, onshore, vc conseguirá ter essa ótima evolução profissional e monetária??

      3- A área de ROV tem uma certa estabilidade. Se vc NÃO fizer besteira, terá trabalho por 10 anos, e renováveis por mais 10 anos. Onshore vc tem esta certeza???

      Enfim, existem vários fatores para eu preferir a vida offshore. E eu só falei de ROV. Existem outras atividades, como técnico de eletrônica, ou mecânica, que conseguem ganhar salários de R$ 6.000,00 (ano 2014), após a etapa de trainee.

      Mas nessa estória toda tem UM porém.....

      O porém é que vc precisa , primeiro, passar nos processos seletivos das empresas privadas, que NÃO SÃO NADA FÁCEIS. E só depois de passar, e ser chamada, é que vc deverá escolher em qual lugar deverá ficar.

      Antes disso, acho muito prematuro, pois muitos desejam, mas poucos são chamados, e acostumam com uma vida offshore, 14 dias longe da família, e com turnos de 12 horas sem moleza.

      Espero ter ajudado.
      Boa sorte!

      Excluir
  11. Caro José Dantas, vc sabe mais ou menos quanto ganha um técnico de manutenção e operação 1 na weatherford?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, boa tarde!
      Desculpe-me a demora nesta resposta.

      Bem, eu não tenho amigos nesta empresa, para me informar.
      Porém os colegas de trabalho disseram que o inicial deve estar girando em torno de R$ 3.000,00 a R$ 3.500,00 líquido.

      Não tenho como afirmar.
      Espero ter ajudado!
      Boa sorte!

      Excluir