terça-feira, 20 de agosto de 2013

Matérias que podem cair em mecânica teórica - Prova de trainee ROV

Caros amigos,

Não são poucos aqueles que continuam a querer detalhes sobre as as provas teóricas para trainee de ROV.
Num post antigo, eu mencionei as matérias de eletrotécnica e eletrônica, que eu tinha em mente.
Então nada mais justo do que dar 1 pequena ajuda para o pessoal de mecânica.
Faço isto pois não concordo que as empresas não apresentem uma ementa para ser estudada, antes da prova, pois os cursos são muito longos, e os candidatos não sabem por onde começar.
Por outro lado, vocês já me viram dizer num post antigo, que eu não gosto de dar peixes fritos prontos. Prefiro ensinar a pescar. E é nessa linha de raciocínio que estou fazendo este post. Volto a dizer que na minha época NINGUÉM me ajudou, nem falando as matérias... então, não me venham pedir mais do que isso, ok? Além disso, se eu ajudo alguém, por e-mail, é minha obrigação ajudar a todos, por aqui.

O que eu posso dizer sobre a prova de mecânica, não é muito, pois eu fiz a prova de eletrotécnica.
A partir da minha vivência, apenas,  posso adiantar que vocês irão fazer prova na parte teórica da mecânica.

Teoria sobre:
- unidades de medidas e conversões,
- leitura de medidas em paquímetro e micrômetro;
- Conversão, entre mm e polegadas,
- utilização das ferramentas, de uma forma segura,
- leitura de manuais e desenho técnico;
- NR´s aplicadas à mecânica, ferramentas e segurança;
- tipos de manutenção: corretiva, preventiva e preditiva.

Acho que são essas coisas básicas. De ROV mesmo, específico, eles não perguntam nada que não seja básico ... do conhecimento básico de mecânica.
Depois dessa prova terórica, vc deve fazer dinâmica de grupo, entrevista técnica para conversar sobre suas experiências anteriores, e 1 teste psicotécnico, com redação.
Pelo menos, foi assim comigo, quando entrei na Subsea7.
Espero que eu tenha ajudado! Boa sorte a todos!
Estudem que vocês conseguem! Nada de deixar para a véspera!
Até breve!
José Dantas

35 comentários:

  1. Ola meu nome è Lucas estou cursando o 2 ano do ensino médio Técnico em eletrônica.
    Apos isentivo de colegas e de um tio que trabalha na subsea7, me interessei bastante nessa área gostaria de saber a respeito das oportunidades de emprego para um técnico em eletrônica,quais exigências para o processo seletivo e possíveis promoções no decorrer da carreira e o salario inicia apos o ingresso na empresa desde ja agradeço ! meu e-mail: lukasbx_ibm@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, boa tarde! Todas as suas perguntas já foram respondidas aqui nos posts mais antigos.

      Vou passar um "revew":
      1- Além do ROV, o técnico de eletrônica tem campo de trabalho em inúmeras empresas offshore, pois a manutenção é exigida por todas (passei a lista num post anterior);

      2- Exigência única é o CREA. O resto vc faz durante o treinamento, na empresa, como cursos de: CBSP, NR-10, e Trabalho em Altura;

      3- Promoções variam de acordo com a empresa e seu desenvolvimento pessoal. Acontecem, em média, a cada 18 meses;

      4- Salário inicial também varia muito, entre as empresas. Na média temos:
      Salário base = R$ 1.300,00 + 95 % de adicionais por embarque. Descontos não inclusos.

      Espero ter ajudado!
      Você poderá confirmar estas informações com seu tio.
      Boa sorte!

      Excluir
  2. Obrigado Jose tô sempre ligado nos seus POSTs que sempre são bem claros e objetivos sem enrolação....to tentando minha vaga mas ainda não deu....vou me inscrever de novo....valeu abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fox, ... infelizmente a concorrência é grande, e o desejo das empresas de contratar novatos é baixo!
      Não desanime! Eu tenho acompanhado a tua luta. Como te falei, no meu caso, levei 2 anos, e tinha qualificação elevada!

      Esses são alguns dos motivos que me deixam revoltado:
      A situação atual do país, de aceitar estrangeiros; e os RHs das empresas que colocam aqueles psicólogos para dizerem quem serve ou não serve.

      Preferem pagar caro aos gringos estúpidos e mal educados, ao invés de pagar menos e treinar um novato brasileiro. Lá fora ninguém dá moleza aos estrangeiros. Só aqui...:(
      Boa sorte e até breve!

      Excluir
  3. Olá José poderia me informa quando haverá outra chamada? Gostaria saber obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Jeiso, boa noite!
      A empresa tem costumado fazer pelo menos 2 chamadas ao ano. Se vc não conseguiu se inscrever a tempo, certamente será chamado para a próxima!
      O importante é estar cadastrado no site.
      Boa sorte! Abraços!

      Excluir
  4. Pois é, José... as inscrições acabaram dia 30/08. Sabe o quanto demora para a primeira etapa após a inscrição? ou, talvez até mais fácil, pra quando é a previsão de início do trainee.
    Obrigado pelo post! Muito útil! Agora dá pra ter uma ideia do conteúdo.
    lucaslopesmec@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, boa noite!
      Estas suas duas perguntas são de difícil resposta, visto que dependem de procedimentos internos do RH da empresa.
      Como já falei, sou da área técnica, e pouco conheço a respeito destas datas.
      Infelizmente só aguardar mesmo, e verificar seu e-mail todos os dias, pois quando eles chamam, é para "ontem".
      Boa sorte!

      Excluir
  5. Olá José.
    Gostaria de saber se essas matérias também caem na prova para estagiário técnico em mecânica na Subsea 7.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, boa noite!
      Bem, eu confesso que desconheço o sistema de seleção de estagiários.
      Porém acredito que seja uma boa base de estudo.
      Inclua também o que o colega Laion informou:
      usinagem, solda e tecnologia dos materiais.
      Já é um bom começo para estudo.
      Boa sorte!

      Excluir
  6. Olá pessoal, fiz a última prova desse último processo seletivo e posso dizer q usinagem, solda e tecnologia dos materias caem na prova... Relembrando se vc for selecionado para participar do processo seletivo, vc poderá escolher o tipo de prova (mecânica, eletrônica ou eletrotécnica) e eles te passaram as matérias de acordo com a prova escolhida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laion, considerando que as inscrições foram até dia 30/08/13, você acha que até quando (mais ou menos) eles - Subsea7 - começam a convocar os candidatos para a prova?

      Excluir
    2. Obrigado Laion pela ajuda!
      Foi ótima a sua participação!
      Aqui é um instrumento democrático, e todos são bem vindos na ajuda!


      Lucas,
      Como te falei, fica difícil prever quando irão chamar.
      Depende da necessidade de vagas abertas, da quantidade de inscritos, da organização dos procedimentos internos, etc, etc.
      Tenha fé, aguarde e verifique sempre, diariamente, teu e-mail.
      Boa sorte!

      Excluir
  7. Olá , gostaria de saber onde seria uma instituição confiável para fazer um curso de piloto de ROV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia, boa noite! Desculpe-me a demora nesta resposta. Minha escala está muito severa.
      Sobre os cursos: o que eu fiz, não sei se ainda ministra, hoje em dia. Fiz na RRC-Robótica Submarina, de Macaé.

      Atualmente posso dizer alguns, que NÃO CONHEÇO as instituições, dependendo da sua cidade: Em Santos, tem a Nutecmar, no RJ tem a TecRov, em Cabo Frio tem a Yanguas ROV trainee, e em Rio das Ostras tem a Petrotek.

      Outrossim sempre digo por aqui que, para entrar nas empresas, NÃO é necessário fazer curso de ROV. Basta ter CREA.

      Inclusive atualmente está aberto o Processo Seletivo na Subsea7, até dia 18/04/2014. Descrevi num post recente.
      Boa sorte!

      Excluir
  8. Olá José!
    Desculpe "invadir" o seu espaço, acabo de ser contratado como trainee e gostaria de saber quais são as expressões, palavras e gírias mais usadas em inglês na nossa área.
    Poderia me dizer?
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Lílian, não se desculpe. Aqui é um lugar democrático. Eu teria que puxar muito pela minha cabeça para te dizer os termos offshore mais comuns.
      Então fiz melhor: Achei , pelo google, uma lista de expressões muito boa!
      Aqui vai o link:
      http://www.petroleoetc.com.br/fique-sabendo/termos-tecnicos-ingles/

      E boa sorte neste início de carreira!

      Excluir
  9. Fala José!
    Antes de mais nada, parabéns pelo ótimo trabalho que você vem desenvolvendo neste blog, eu sou novo aqui mas já foi de grande ajuda!
    O que eu gostaria de saber é o seguinte: eu estou acabando de me formar em Técnico de Mecatrônica e pretendo tentar as provas para o ramo de ROV que as empresas aqui de Macaé oferecem (já que eu moro em Macaé mesmo), você sabe me dizer se ao escolher a prova vai ter a opção de mecatrônica também ou só eletrônica, mecânica e eletrotécnica. E se tiver a opção de mecatrônica, as matérias seriam um misto de mecânica com eletrônica???
    E outra coisa, você que já está na área como piloto de ROV, as oportunidades para um piloto deixar esta função e por exemplo conseguir um cargo de técnico mecânico ou eletrônico (que o meu curso de mecatrônico me permite) são boas???
    Obrigado e forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André. Obrigado e desculpe pela demora nesta resposta.
      Quando vc faz este curso, pode optar a fazer a prova de mecânica somente, ou eletrotécnica, ou eletrônica. Pelo menos na empresa que eu trabalho, a prova é separada.
      Sim, o Piloto, como é técnico, depois, se desejar, pode mudar de área e ser um técnico mecânico de manutenção, por exemplo.
      É o que eu sempre falo: tente todas as chances que aparecer. Entre na primeira que puder, e depois, dentro do regime offshore, as oportunidades se abrirão, com mais facilidade.

      Atualmente há processo seletivo, com inscrição até dia 18/04/2014, que eu descrevi no seguinte post:

      http://pilotorov.blogspot.com.br/2014/04/novo-processo-seletivo-para-trainee-rov.html

      Boa sorte!

      Excluir
  10. Olá, boa noite !
    Técnico em Mecânica Industrial pode ser um Piloto de ROV?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduarda, desculpe-me a demora nesta resposta.
      Sim, o técnico em mecânica industrial, pode concorrer à vaga de piloto.

      Acima eu postei os detalhes das vagas que estão abertas até 18/04/2014.
      Boa sorte!

      Excluir
  11. Bom dia José...vejo que desde outubro não há postagem sua no blog, mas mesmo assim gostaria de parabeniza-lo pelo mesmo, pois achei muito útil! Li todas as postagens e tenho uma dúvida básica que é a seguinte: sou engenheiro mecânico, e estou terminando uma pós-graduação em Engenharia do Petróleo e Gás. Tenho um colega que trabalha embarcado e que tem me dado algumas boas dicas para tentar entrar na área. Estou em vias de participar de um processo seletivo para trainee de ROV, e agora pergunto: são aceitos engenheiros nessa área também ou somente técnicos? Tenho CREA, porém de engenheiro... se puder me responder eu agradeço! Cordialmente, Christian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Christian e obrigado! Minha escala de serviço tem sido muito severa, por isso eu andei 1 pouco afastado das postagens. Também não gosto de escrever por escrever ... sem algo importante a falar.

      Porém neste mês já postei 6 matérias interessantes. Inclusive sobre processo seletivo aberto na Subsea7, até dia 18.04.2014.

      Sim, com CREA de Eng. Mecânica você pode concorrer a piloto. Eu mesmo concorri com CREA de eng. elétrico. Porém, na entrevista eles podem questionar se vc aceitaria ganhar um salário menor como piloto, do que se fosse como engenheiro.
      Boa sorte e se desejar saber mais, só escrever!

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia José!

    pode me dizer quais as matérias que a prova de eletrotécnica abrange?
    Muito obrigado!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Marcel, boa noite!
      Numa postagem de 2011 eu respondi esta sua indagação. Veja no link:

      http://pilotorov.blogspot.com.br/2011_10_01_archive.html

      Aproveite que as inscrições estão abertas, até 18.04.2014.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Boa noite!

      Muito obrigado José!

      um grande abraço.

      Excluir
  14. Bom dia Jose!
    Gostaria se saber o seguinte. Fiz a minha inscrição para o processo seletivo de rov , que vai ate o dia 18/04. Eu sou tecnico de mecânica, e no conteudo da prova, que esta no site tem três tipos de material: eletrônica, mecânica, e. Elétrica. Vai cair isso tudo na prova, ou só mecânica? Porque li um post seu anterior dizendo que só cai a especifica de cada um.
    Desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos leia esse post com o conteúdo das matérias e mais detalhes do processo seletivo.
      http://pilotorov.blogspot.com.br/2014/04/novo-processo-seletivo-para-trainee-rov.html

      Excluir
    2. Olá Carlos, se vc tem CREA de mecânica, vc deverá fazer APENAS a prova de mecânica.
      Como a minha esposa comentou, para saber o conteúdo, veja no post do edital, e também este post aqui acima, que tem o mesmo conteúdo para a prova, a ser estudado!

      Não se esqueça de verificar no site em que vc fez a inscrição, como está o STATUS de sua inscrição.
      Boa sorte!

      Excluir
  15. Boa noite ! Eu fiz a prova de trainee de rov más não passei na prova,gostaria de fazer a prova novamente ano que vem eu gostaria de saber se eu tenho chance em fazer a prova,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lopes!
      Sim, após 1 ano de você ter feito a prova sem sucesso, eles permitem que a pessoa concorra, novamente.

      Mantenha seu cadastro atualizado, pelo site:
      www.subsea7.com
      Verifique se o status da inscrição está completo, e mantenha contato com a empresa. Assim você poderá ser convocado para refazer a prova.
      Mantenha em dia os estudos, pois a base é a mesma!
      Boa sorte!

      Excluir
  16. Boa noite José!

    Primeiro, parabéns pelo seu post, me ajudou muito, pois não sabia o que estudar. Na quarta dia 21/10, vou realizar essa primeira fase eliminatória, e escolhi mecânica. Gostaria de confirmar com você, se são essas as matérias básicas que eles cobram.

    E uma duvida que tenho, sou novo na área, me formei no cefet e terminei meu estágio faz 1 ano, não tenho muita experiencia, isso pode me atrapalhar no fato deles preferirem pessoas mais velhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!

      Ao longo dos anos as provas NÃO mudaram muito seus assuntos. Então eu acredito que SIM.
      Está é SIM a lista de matérias básicas que caem nas provas.

      Quanto a sua outra dúvida, eles NÃO preferem pessoas mais velhas. Eles têm preferência pelos mais jovens.

      Boa sorte para todos, nas próximas etapas!

      Excluir