segunda-feira, 27 de junho de 2011

O que você precisa ter e saber para entrar na área de ROV ?

Neste capítulo explicarei o que uma pessoa leiga precisa saber e ter para entrar na área de ROV. Bem, existem algumas pequenas variações, entre as empresas do setor. Algumas exigências são comuns à todas:
-A pessoa precisa ter curso técnico concluído, com CREA ativo, numa das seguintes áreas: eletrotécnica, eletrônica, mecânica, eletromecânica ou mecatrônica. Outros cursos técnicos NÃO são aceitos;
-Conhecimentos em informática;
-Nível, pelo menos intermediário, no inglês falado e escrito(algumas empresas fazem provas e redação em inglês, outras não).

Estes são os requisitos básicos. Porém existem outros aspectos pessoais que devem ser levados em conta, e quase ninguém pensa, antes de se decidir à mudar de vida para a área offshore. Vou citar alguns:
- A vida offshore é de difícil adaptação. Você vai ficar longe da família por muito tempo. Vai conviver com pessoas estranhas, por longos períodos. Não vão existir mais prioridades familiares. Dependendo da unidade que você estiver, nem contato com a família é satisfatório. Não existe a possibiliddade de " ficar pendurado no telefone para matar a saudade da namorada, noiva ou esposa".
- O trabalho à bordo é cansativo. Se fizer "corpo-mole", ficará mal visto. As variações climáticas, o balanço dos barcos, os vôos de helicóptero, 12 hrs de plantão que podem ser na madrugada chuvosa ... enfim ...para tudo isso tem que ter estômago forte, saúde em dia, e sem medo de trabalho braçal ... pois reterminação de cabo armado, lubrificação de cabo, e manutenção de guincho são alguns exemplos de trabalhos nada leves.

Não é à toa que vários funcionários desistem da profissão, após o 1º embarque... ou após uma série de embarques, onde ele vai perceber que a vida não fica mais fácil depois da 1ª vez.


Para terminar, uma dúvida que muitas pessoas têm, é:

Além do curso técnico, é exigido algum outro curso, para ser aceito nas empresas de ROV ?
Resp. NÃO.
Precisa fazer curso de ROV? Curso de piloto de ROV? Ou curso de Operador Trainee de ROV ?
Resp. NÃO.



As empresas somente exigem o CREA, e TODOS os outros cursos que os candidatos não tenham, elas  fornecerão, após a contratação.
Logicamente se você tiver capital sobrando para investir num curso de ROV ( de R$ 1.500,00 à R$ 3.200,00- nos valores de junho/2011), será um diferencial. Os cursos são caros. Alguns MUITO BONS !! Eu mesmo fiz um curso de ROV, mas este NÃO me garantiu vaga em nenhuma empresa. Serviu sim para que eu ficasse com ótima bagagem teórica, e tomasse a decisão final de entrar para a área de ROV.

Outros bons investimentos são: - Continuar à estudar as matérias do curso técnico que vc fez, pois a prova técnica é de alto nível. A pessoa que não estuda, e não coloca seus conhecimentos técnicos em dia, NÃO consegue passar. Normalmente SOBRAM vagas, depois das provas de conhecimento técnico.
- Estudar inglês também é fundamental. Mesmo que não seja exigido, pela empresa, vc vai encontrar muitos colegas de trabalho, estrangeiros. O que você vai fazer se teu chefe for um australiano?? Vai chorar? Pedir para sair? Gaguejar e falar um inglês " macarrônico"? "Pelamordedeus" ....Tenha brio .... :)
Eu já tive 1 chefe australiano, no terceiro mês de empresa. E foi um desafio que eu venci!!

Até o próximo assunto! Boas operações à todos!

58 comentários:

  1. Boa tarde! Vi o seu comentario na comunidade da Subsea7 e visitei seu blog, achei muito interessante, mas quando você fala que as provas técnicas são em alto nível, como seria, sou técnico em eletrônica só que não faço a mínima idéia do que pode cair em um teste teórico, como eletrônica digital, analógica, se cai cálculos ou só teoria, se você puder me responder ficaria muito agradecido.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. A matéria não é a mesma em todas as empresas, porém giram sempre em torno de 1 eixo comum. Como referência vc pode pegar a ementa da prova da petrobrás, para técnico de eletrônica e eletrotécnica.

    Sim, sempre caem questões com cálculos, principalmente relacionados com a lei de ohm, potência, resistores equivalentes, etc.

    Como referência de pesquisa e estudo, de 1 forma geral, costumam cair as matérias:

    - lei de ohms, potência, R e C equivalentes;
    - transistor - todas as polarizações possíveis e cálculo de ganho nas 3 configurações;
    - Regulador de tensão;
    - SCRs e tipos de fontes;
    - Amplificadores Operacionais;
    - Eletrônica digital, portas lógicas e tabelas verdade. Cálculo de porta equivalente;
    - Leitura em Multímetro, Osciloscópio, grandezas e unidades de medidas elétricas;
    - Motor de indução trifásico;

    Acho que foi um bom resumo.
    Boa sorte! Abraços, Dantas...[]´s

    ResponderExcluir
  3. vc concluiu que o curso de ROV serviu apenas pra seu conhecimento e decisão pessoal pra entrar na área.

    Mas vc acha que pelo menos ajuda a ser chamado a entrevista ou estar a frente do processo de alguma forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rafael, o curso de ROV não me abriu nenhuma porta no ROV, contudo, a bagagem adquirida foi essencial para que eu tomasse a decisão do que eu queria seguir.

      Como disse antes, não deixei de procurar outras atividades parecidas, como eletrotécnico, ou eletrônico, me esforçava e mandava CV para todas. Porém eu tinha preferência pelo ROV, na época.

      Hoje digo com sinceriddade: não teria essa preferência, e pegaria a primeira oportunidade da área offshore que aparecesse.

      Por outro lado, não posso negar que o curso de ROV me ajudou na entrevista técnica com o gerente, pois ele percebeu que eu conhecia a área de rov e estava capacitado como trainee, pelo curso que fiz na RRC.

      Um detalhe: o curso não me ajudou a ser chamado para a 1ª fase, que foi a prova. Quem não tinha curso algum, somente o CREA, também foi chamado. Ou seja, no início, eu não levei vantagem. Só na 3ª fase, um pouco. No entanto, quem não tinha experiência alguma de ROV também passou na 3ª fase, como eu ... enfim... se vc não tiver experiência no ROV TAMBÉM TEM CHANCE!
      Escreva sempre! Boa sorte! Desculpe a demora nesta resposta.[]´s

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Uma boa tarde , gostaria apenas de esclarecer uma das informaçoes que vc citou eu consigo com apenas um dos cursos tecnicos acima nao sao necessarios todos ?
    Pergunto isto pois nao pertenço a nenhuma destas areas e ainda terei de ingressar em um destes cursos e sinceramente ter de realizar todos para entrar na area nao e muito animador ,desculpe pelo meu nivel de desinformaçao pois sou realmente leigo no assunto agradeceria a resposta obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arlley, boa noite!
      Quanto à sua dúvida, você precisa TER APENAS 1 dos 4 cursos técnicos que eu comentei no blog. Mas tem que ser reconhecido pelo CREA, ok?

      Leia todas as minhas postagens de fevereiro/2013, pois lá tem respostas para MUITAS dúvidas.
      Boa sorte e até breve!

      Excluir
  6. Técnico em Eletroeletrônica pode fazer o curso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Markinhos, boa noite!
      Sim, os técnicos com CREA nesta área, podem fazer inscrição nos processos seletivos para ROV.
      Como eu digo sempre, não busquem apenas vagas de ROV, na área de petróleo. Tentem qualquer área semelhante, para técnicos. Eu postei uma lista de empresas, agora, em fevereiro de 2013.

      O curso de ROV não é obrigatório para entrar nas empresas. Porém, para quem puder pagar, e melhorar seus conhecimentos, existe um novo curso de ROV, no mercado do RJ. Visitem: http://www.petrotek.com.br

      Até breve! Espero ter ajudado! Boa sorte!

      Excluir
    2. Meus parabéns pela excelente de atuação. Estou fazendo curso de ROV. Sou formado em Mecânica, e atuo atualmente na área. Tenho CREA ativo. Vou enviar alguns currículos. No que diz respeito a prova de Mecânica, qual o conteúdo que geralmente cai?

      ATT, Luis Henrique...

      Excluir
  7. DANTA, BOA TARDE!
    Meu nome é Luis Claudio, tenho 51 anos de idade e eu gostaria muito de trabalhar nessa área de petróleo e gás. Tenho curso de técnico em Petróleo e Gás e estou no 6º periodo de Tecnólogo em Petróleo e Gás e já fiz alguns cursos como de:
    Plataformista, Instrumentação Industrail, Operador de Produção de Petróleo e Inglês (em andamento), e eu gostaria de uma opinião sua sobre o curso de ROV. Seria bom eu também fazer esse curso? Será que com os cursos citados acima eu tenho alguma chance de pelo menos entrar como auxiliar de plataforma?
    Gotaria da sua opinião.
    Desde já agradeço e fico no aguardo da sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis, boa noite!
      Eu serei bem sincero contigo. O problema conosco é a nossa idade. Levei 2 anos para ser chamado, pois tinha mais de 40 anos, quando iniciei as minhas tentativas em petróleo.

      Um outro detalhe, que ninguém diz, é que o curso de técnico e o de tecnólogo em petróleo e gás não é reconhecido pelas empresas da área. Parece-me que é pelo fato de que a Petrobrás não reconhece. Então realmente eu não vejo ninguém na plataforma trabalhando nesta atividade.

      Você está mais do que capacitado para iniciar como homem de área, ou plataformista. Basta insistir em se inscrever nos sites das empresas que são donas das plataformas. Veja a lista de empresas, neste link aqui do blog:

      http://pilotorov.blogspot.com.br/2013_02_01_archive.html

      Quanto ao curso de ROV, um conselho: NÃO faça. Pois as empresas de ROV exigem que a pessoa tenha o CREA, e não este curso de ROV. Não adianta vc ter ROV se não tem CREA em: eletrotécnica, eletrônica, mecatrônica, ou mecânica.

      Espero ter ajudado! Boa sorte!
      Qualquer coisa, pode escrever-me por e-mail também.
      Até breve!
      José Dantas

      Excluir
  8. Bom dia José, Parabéns pelo blog!
    Acima vc citou e enfatizou que só pode trabalhar na área quem tem 1 dos determinados 4 cursos tecnicos...minha duvida eh, tendo em vista que esta publicacao ja tem algum tempo, se continua restrita a areas citadas acima, ou o leque abriu... Tenho 23 anos e Estou cursando automacao industrial e me interessei muito pela area. A proposito tenho um conhecido que tambem se formou em automacao e trabalha a 8 anos com ROV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo, obrigado pelas palavras!

      Realmente algo mudou, de uns anos para cá. Existem empresas que passaram a aceitar o CREA de automação. É algo que varia de empresa para empresa.
      Cabe ao candidato tirar essa dúvida com o RH de cada empresa que desejar entrar. Eu não sei te dizer, ao certo, sobre cada uma. Nem mesmo a que eu mesmo trabalho.
      Mas é certo que algumas aceitam sim.
      Espero ter ajudado! Boa sorte!

      Excluir
  9. Bom dia , Tenho 22 anos , tirei meu Crea ano passado , Estou trabalhando como técnico de eletrônica na Empresa Colortel , nunca tive experiencia embarcado e sempre foi meu sonho trabalhar embarcado , cheguei a enviar meu currículo a diversas empresas e não sei porque nunca fui contactado , Enviei até a algumas para tecnico ROV , só que TODAS pedem experiencia , até a DOF subsea , só que não tenho a experiencia que todas pedem , Não sei mais por onde seguir ? vi esse seu blog achei super interressante e de auto-ajuda, poderia me ajudar ? qualquer informação ae meu e-mail camarada :Thiago.vasques@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Thiago, boa noite!
      Continue insistindo em enviar teu CV, pois é a única forma. Reenvie até para aquelas que vc não faz contato há mais de 1 ano. Infelizmente eu também não sei porque é assim. Eu enviei mais de 500 CVs, por mais de 5 anos, até conseguir uma oportunidade.
      No caso das empresas de ROV, às vezes eles precisam de pilotos com experiência. Outras ocasiões, eles pedem pilotos SEM experiência ( chamados trainees). Foi nessa oportunidade que eu consegui ser chamado.
      Não desista, pois vc é novo!
      Boa sorte! Até breve!

      Excluir
  10. Olá José Dantas, gostei muito desse blog esclarecendo dúvidas da galera, mais enfim...
    você citou uma instituição ministradora do curso ROV (RRC), porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, boa noite!

      Eu citei a RRC (Macaé) pois fiz um curso de ROV lá, em 2010.
      O curso era teórico, e tinha 53 horas/aula.
      Também fiz o simulador de ROV - 4 hr.
      Não tenho certeza, mas de algum tempo para cá eles NÃO ministram mais este curso para pessoa física.

      Até breve! Boa sorte!

      Excluir
  11. Dantas, bom dia!

    Gostaria de saber se há preferência destes cursos técnicos listados acima para ingressão na área de ROV:

    Ex: eletrotécnica, eletrônica, mecânica, eletromecânica ou mecatrônica.

    Há alguma preferência das empresas em especial por algum destes cursos?

    Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano, boa noite!

      Dentre os cursos acima, NÃO há nenhuma preferência entre eles. Todos são aceitos, no mesmo patamar de igualdade.

      Acredito que o que se deve levar em consideração, na hora de escolher um deles para se estudar, é a afinidade pessoal.
      No ROV você acaba tendo contato com todas estas áreas, depois que entra.

      Mas existem também outras áreas de manutenção offshore, onde você vai escolher uma área mais específica de trabalho. Daí sim escolher entre elétrica ou mecânica, por exemplo.

      Espero ter ajudado a vc decidir!
      Boa sorte!

      Excluir
  12. Ola Sr. Dantas!

    Sou Engenheiro de Controle e Automação, tenho 30 anos e muito interesse pela área de offshore. Quero muito fazer o curso para piloto de ROV mas tenho dúvida quanto a idade. Pela sua experiência você acha que isso implica nas contratações, pois já ouvi pessoas falando que as empresas não contratam profissionais numa certa idade, isso procede?
    Agradeço sua atenção.
    Parabéns pelo blog.

    Abraços Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Marcelo, boa tarde!
      Sim, algumas empresas tem restrições a pessoas acima de 30 anos. Eu mesmo passei por isso, pois entrei na área com 47.
      Algumas também tem restrições quanto à área escolhida. Determinadas empresas só aceitam com as especialidades de: mecânica, eletromecânica, eletrotécnica ou eletrônica.

      Porém isto varia de empresa para empresa, e você deveria tentar se inscrever em todos os processos seletivos que abrirem. Não apenas de ROV, para não se limitar, mas em todas as vagas na área de manutenção. Isto vai abrir seu leque de possibilidades.

      Quanto à fazer o curso de ROV, como eu digo sempre, não é exigência para entrar como funcionário. Faça apenas se sentir vontade de aprofundar seus conhecimentos, pois é um curso caro.
      Espero ter ajudado!
      Boa sorte! Abraços!
      José Dantas

      Excluir
  13. Boa tarde José Dantas !

    Meu nome é Gilber tenho 36 anos e gostaria de tirar uma duvida com você.
    Um amigo me falou a respeito do curso de ROV,me interessei muito na área,tenho o curso de Técnico em Eletrotécnica e Automação industrial básico.
    A minha área hoje é Segurança do Trabalho,mais está muito ruim essa área para embarca.
    Por isso que estou querendo saber se pra entrar na área de operado de ROV eu tenho que fazer o curso ou tenho que me inscrever em uma empresa para que ela possa me chamar pra entrar na área?

    Qual é a melhor instituição para fazer o curso de ROV?
    Tem alguma que indicar para fazer estágia na área?

    José Dantas me tira essas duvidas.

    Desde já fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Gilber!

      Como tenho sempre dito aqui no blog, NÃO é necessário ter nenhum curso específico de ROV. Basta ter o CREA em eletrotécnica. Já é suficiente.

      Os cursos de ROV são caros, e não dão certeza de ser chamado, por nenhuma empresa!

      O que vc precisa fazer é se inscrever , diretamente, nos sites das empresas que tem veículos ROVs, e aguardar ser chamado para o processo.

      Indicar um curso, dependeria de qual ciadde vc mora. Já ouvi falar de cursos em Santos, RJ, Cabo Frio, Rio das Ostras. Mas não conheço nenhum profundamente , a qual eu possa indicar que valha à pena o investimento, que é alto !!!

      Na segurança do trabalho ( TST), vc deveria se inscrever nas empresas que são donas das plataformas e sondas de petróleo. Todas as unidades tem a necessidade de ter TSTs a bordo!

      Só que a concorrência em todas as área está muito acirrada!
      Espero ter ajudado!
      Boa sorte!

      Excluir
  14. Olá, Eu não tenho curso técnico, mas estou finalizando a Engenharia de Automação. Você que já está na área sabe se eu posso entrar? Ou só com curso técnico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliã, boa noite!

      Algumas empresas de ROV podem aceitar o curso de automação.
      Eu não sei te dizer ao certo.
      O que eu posso te afirmar é que a Subsea7 não aceita.

      Agora, se eu fosse você, eu procuraria, não apenas as empresas de ROV, como também todas as empresas que estão na área técnica offshore, e onshore.

      Certamente, você abrindo seu leque de opções, terá mais chance de ser chamado por uma.
      Não deixe de procurar também a área automobilística, pois é boa para engenheiros de automação. Também não descuide do inglês!

      Espero ter ajudado!
      Boa sorte!

      Excluir
  15. SOU TECNICO EM ELETRONICA COM ENFASE EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PELA ESCOLA TECNICA DE ELETRONICA DE SANTA RITA DO SAPUCAI (ETE FMC) E ESSE ANO VOU FAZER A PROVA PARA ENTRAR NA FUGRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, boa noite!
      Estude bem as matérias de eletrônica!

      Também não deixe de se inscrever nas outras empresas de ROV, e manutenção elétrica offshore e onshore!

      Abra seu leque de escolhas, para que suas chances aumentem!
      Boa sorte!

      Excluir
  16. Boa-noite, José.

    Meu nome é Ted, tenho 23 anos e sou servidor público do Estado do RJ, mas pretendo fazer um curso técnico em eletrotécnica visando a me tornar piloto de ROV. A minha pergunta é: Você recomendaria um curso técnico à distância (com estágio obrigatório)? Gostaria também de saber se as empresas têm ou não preconceito com quem não fez um curso técnico presencial. O que você acha, sendo um piloto de ROV?

    Muito Obrigado e Parabéns pelo excelente blog!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Ted, boa noite!

      As empresas não tem NENHUM preconceito com cursos técnicos.

      O que elas EXIGEM, é que seu curso técnico tenha direito à CREA!
      Então se teu curso à distância for reconhecido pelo MEC, e der direito ao CREA, é isso que você precisa!

      Obrigado pelas palavras!
      Boa sorte!

      Excluir
  17. Boa tarde amigos, eu nao sei se ainda tem alguem acompanhando este blog mais li o comentario de todos com muita paciencia e achei interessante o que cada um diz sobre o assunto, eu sou novo fiz 18 anos hoje e meu sonho sempre foi trabalhar embarcado, como nao conheço ninguem que trabalha nessa area procurei alguns blogs para postas e fazer algumas perguntas. Em primeiro lugar, eu gostaria de saber qual é o melhor curso técnico (sei que todos sao importante) para eu fazer que é o mais requisitado nas empresas e que eu me daria bem fazendo o curso para trabalhar embarcado, qual curso(Técnico) voces que tem experiencia nessa area me indica para fazer, eu vou fazer este mes o curso de:
    Healt
    Salvatagem
    Homem de Area
    para tentar embarcar porem nao sei se vou conseguir com apenas esses 3 cursos em meu curriculo, por isso estou procurando um curso técnico que seria IDEAL que realmente me ajudaria a me embarcar, e outra duvida que eu tenho, vi que o pessoal cita bastante o nome ( CREA ) e a maioria das empresas exigem um CREA TIVO. Bom pessoal para resumir o que eu disse, eu quero muito trabalhar embarcado e quero saber de voces que sao experientes qual o melhor curso tecnico a se fazer, estou aguardando a responsta muito ancioso pq nao quero perder tempo, meu nome é Eduardo e é um prazer entrar em contato com voces!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Eduardo, boa noite!

      NÃO vai adiantar vc fazer estes 3 cursos, pois vai precisar fazer também o técnico.

      Os cursos técnicos mais aceitos pelas empresas offshore são:
      eletrotécnica, mecânica, eletrônica.
      E não é apenas para ROV não. Todas as empresas de manutenção.

      O CREA é um registro que seu curso tem, no órgão de classe federal, com validade nacional. Além disso, significa que a instituição é aceita pelo MEC.
      Ou seja, não basta fazer um curso qualquer ....

      Então, faça um curso que lhe dê direito a receber seu CREA (registro nacional no conselho de classe dos engenheiros e técnicos), e , depois disso sim gaste seu dinheiro fazendo salvatagem e HUET.

      Outra dúvida sua: CREA ativo é quando a pessoa paga a sua anuidade ao conselho, em dia.

      Espero ter ajudado. Boa sorte!

      Excluir
  18. Caro colega, você conhece algum software simulador de ROV? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Adriana, boa tarde!

      Sempre pesquisei a respeito de simuladores, desde o tempo antes de entrar no ramo. NUNCA achei algo bom, e que fosse grátis.
      Ou seja, existem sim, bons simuladores de ROV, mas é um ramo muito restrito, onde as licenças de uso são muito caras.

      Se vc tiver curiosidade, pesquise no YouTube e Google, por simuladores de ROV. Vai encontrar alguma coisa. Pelo menos para matar a curiosidade.

      Agora, mudando o enfoque. Se vc deseja ver o simulador, para decidir se vai ou não trabalhar na área, sugiro outros tipos de pesquisas também.

      Afinal, trabalhar com ROV não é apenas jogar um vídeo game. Há muito mais coisas envolvidas, nesta atividade.

      E este blog é feito para esclarecer as pessoas que não tem idéia dessas dificuldades, e possuem muitas dúvidas, a respeito!
      Leia todas as postagens! Desde 2011 até hoje. Vc irá gostar!
      Espero ter ajudado! Boa sorte!

      Excluir
  19. Amigo tenho o curso técnico em metalurgia com o CREA. Com esse curso posso ingressar na área de ROV?

    ResponderExcluir
  20. Prezado Gabriel, boa tarde!

    Infelizmente NÃO tenho boas notícias para vc. Porém, prefiro ser sincero, a te iludir com sonhos.
    Teu curso de Metalurgia NÃO é aceito, para os processos seletivos de ROV.

    Na maioria das empresas do ramo, é exigido CREA de:
    eletrotécnica, eletrônica, mecânica, ou eletromecânica (mecatrônica).
    Eu tenho comentado essas e outras dúvidas frequentes, nesse blog.

    Procure ler ele todo, e lhe será muito útil!
    Até breve! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Olá, sr. José!

    Tenho 18 anos, irei completar 19 agora em dezembro. Estou cursando técnico em mecatrônica na FUNCEFET (Fundação de Apoio ao CEFET) no Rio de Janeiro, e estou para terminá-lo em meados do ano que vem. Obs: estou adorando o curso, inclusive apresento notas boas.

    Enfim, tenho um amigo meu do curso que me apresentou essa ideia do trabalho com ROV. De cara fiquei fascinado, e muito curioso em relação a formação e etc. Disse ele que para atuar na área era necessário o CREA (a princípio o temporário serviria), e um curso de ROV que não seja um qualquer. Me alertou que era significantemente difícil para arrumar um emprego na área, a não ser com um QI (famoso "Quem indica"). Tendo em vista que ele apenas pesquisou, até onde ele esta certo?

    Outro fato é que nunca cursei inglês, porém posso dizer que ele seja razoável (escrita e escuta), e fala ainda não treinada. Tenho uma irmã que mora nos Estados Unidos, então futuramente creio que de para morar lá. Entretanto, há também a minha família, que acredita que eu deva cursar um ensino superior o quanto antes, e que eu não deva desperdiçar meu tempo com algo "menor".

    Li todos os posts anteriores aqui, já sou um grande admirador do senhor e também continuo fascinado pelo trabalho, mesmo estando ciente que ele possa ser bastante árduo.
    Depois desse enorme discurso (talvez desnecessário), irei direto as perguntas agora:
    O senhor acha que mesmo depois de tanto tempo tentando emprego foi muito gratificante trabalhar com ROV?
    Qual seria, por média, o salário?
    Em algum momento o senhor já teve complicações familiares por trabalhar embarcado?
    E finalmente, acha que devo arriscar a tentar entrar logo numa empresa com ROV com essas implicações (família, sem inglês avançado e etc), ou devo focar no superior agora?

    Grato desde Já!
    Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel, boa noite!

      Em primeiro lugar, gostaria de lhe pedir desculpas pela demora nesta resposta. Peço desculpas duplamente, visto que vc é um leitor assíduo deste blog.

      Bem, vamos lá comentar as suas respostas, por partes, pois são questões diferentes, que se relacionam. Não peça desculpas pelo longo texto, pois fica mais fácil entender o seu contexto.

      Em primeiro lugar, quero deixar claro que as coisas MUDARAM, em 2015. Se eu fosse te responder durante o ano de 2014, certamente estaria com uma visão bem mais OTIMISTA, do que a que eu estou hoje. A verdade é que o Brasil, entrou, mais uma vez, numa CRISE.

      Nos últimos 12 meses, um órgão de pesquisa oficial disse que quase 1 milhão de pessoas perderam seus empregos, no Brasil. Tenhoa a certeza que a maior parte dessas vagas foram fechadas no nosso setor, de óleo e gás, e também na construção.

      Enquanto algumas dezenas (ou centenas e milhares) de pessoas se beneficiaram com o dinheiro sujo da corrupção, e continuam deitando suas cabeças tranquilas nos travesseiros de seda, MILHÕES de brasileiros estão perdendo seus dignos empregos, onde podiam alimentar suas famílias de forma DIGNA.

      Eu mesmo, ACABEI DE SER DEMITIDO, e não vejo a menor chance de VOLTAR a trabalhar na área do petróleo, tanto offshore, como onshore. NÃO VEJO MAIS A LUZ NO FINAL DESTE TÚNEL CHAMADO BRASIL.

      Se vc bem se lembra, eu disse aqui mesmo, em outras postagens, que tinha orgulho de ter entrado para a área, sem NENHUMA indicação. Foi difícil, mas eu consegui, com meu próprio esforço. Eu também estava tentando vagas de engenharia, pois sou engenheiro formado. E também não estava conseguindo.

      Então eu te falo:

      Termine seu curso técnico, pegue o CREA, e tente as vagas de técnico.
      Ao mesmo tempo, se vc desejar, faça um curso superior, mas te digo que as chances de se conseguir um trabalho técnico, é MAIOR que se conseguir um trabalho de nível superior.

      Um inglês com nível intermediário já ajuda MUITO a entrar.

      Tenho ouvido falar, que em épocas de crise TODOS temos que continuar a nos reciclar, e melhorar nossos conhecimentos.
      NÃO desista da área técnica, nem da área superior.
      TENTE TUDO que vc puder, e vá colecionando certificados e diplomas!!

      Inscreva-se em todas as empresas de ROV, quando vc receber seu CREA provisório! Não desista, sem ter tentado!

      Estou AMARGURADO, mas NÃO posso perder de vez a fé, pois senão, seria melhor deitar embaixo de um trem em movimento.
      NINGUÉM DEVE PERDER A FÉ!

      Boa sorte! Até breve! E espero, que com melhores notícias!

      P.S. Ia me esquecendo, eu ADOREI trabalhar com robótica submarina, ROV. É muito gratificante e bonito, porém, a crise não perdoou ninguém.

      Excluir
    2. Eu também NUNCA tive problemas familiares por passar 16 dias fora de casa. Acho que o que ajudou, foi o fato de eu ter entrado na área com maturidade.

      EU sabia o que eu queria, e tinha consciência, junto com minha família, de que eu estava fora, por 1 bom motivo, e 1 bom trabalho.

      As folgas compensavam o tempo que eu ficava longe da família.

      Até breve! Boa sorte!

      Excluir
  23. boa tarde, tenho interesse na area de operaçao do modulo ROV, porem preciso saber se o curso de mecatronica e eletronica existe alguma diferença para admissao em empresas para funçao trainee, tendo em vista que algumas só aceitam pessoas qualificadas em eletronica ou em mecatronica, existe alguma diferença exorbitante para que os diretores façam essa distinçao de técnicos tendo em vista que os modulos dos cursos sao bem parecidos, estou em duvida em qual fazer desses dois, logo após irei fazer o cursinho de operador de ROV, é recomendado? teria alguma vantagem que poderia sair a frente de algum outro candidato concorrendo a mesma vaga a qual almejo... desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regys, boa tarde!

      Bem, como eu disse no comentário acima, agora no ano de 2015, estamos passando por 1 crise.
      Não apenas no ROV, onde as empresas estão demitindo, como também, genericamente, em todas as empresas offshore que prestam serviço à Petrobrás.

      Respondendo, não há diferenças entre o curso de eletrônica, ou mecatrônica. Os 2 são considerados bons cursos para se entrar na área de ROV Ou outras áreas técnicas de manutenção offshore. Estes 2 cursos são igualmente aceitos nos processos seletivos de ROV.

      Quanto ao curso específico de ROV, eu não aconselho fazer, pois são caros, e não garantem vaga. Só se vc tiver bastante grana sobrando para adquirir mais bagagem teórica. O Curso de ROV vc vai receber, depois que entrar na empresa. Basta fazer o processo seletivo, e passar nas provas. As provas serão apenas dentro da especialidade que vc tiver o CREA.

      Espero ter ajudado.
      Boa sorte!

      Excluir
  24. Boa noite José, fiz a prova específica hj. Fiz a prova de eletrotécnica e acho que fui muito bem, acho que cheguei perto de gabaritar, realmente o nível da prova é ótimo e isso é bom, pois garante que os sejam contratados sejam bons tecnicamente.
    Acho que me dei bem na prova principalmente pelo fato de eu já vir estudando para concursos e fazendo muitas provas da Petrobrás por exemplo, no mais é só isso.
    Será que dá hein?
    Abçs caro amigo!

    ResponderExcluir
  25. Olá Nathan, boa tarde!

    Fico feliz por você ter conseguido fazer uma boa prova! Tenho a certeza que foi mérito seu, a partir das dicas que coloquei, de sempre estar estudando, para fazer uma boa prova teórica!

    Agora é continuar se preparando para as próximas etapas!

    No meu tempo, foram 5 etapas, ao total.
    Aqui no blog eu já coloquei algumas dicas, sobre estas etapas!
    Não se esqueça de se preparar sempre, pois TODAS as etapas são eliminatórias! Ou seja, você não concorre com NINGUÉM. APENAS COM VOCÊ MESMO!

    Vai dar sim! Tenha fé, força e foco!
    Boa sorte à todos!

    ResponderExcluir
  26. Obrigado pelo incentivo caro amigo!
    É isso mesmo! Eu estou sempre lendo e estudando algo, mesmo eu ainda não tendo a resposta dessa primeira etapa do processo seletivo, eu já estou me preparando para o psicotécnico e demais entrevistas.
    Li em um dos seus posts que após a prova costumam sobrar vagas, mas eu acredito que ainda ficaremos num nível razoável de concorrentes pois como o pessoal da fundação mudes e o gestor da área de ROV da Subsea disseram, mais de 4000 pessoas se inscreveram, e eu acho q eles devem ter chamado de 150 a 200 pessoas para o processo, concorrendo em torno de 30 vagas.
    Muitos processos seletivos paralelos ocorreram, cada um com aproximadamente 30 pessoas.
    Eu não sei qual o perfil de profissional eles querem. Não sei quem sai na frente...jovens técnicos que fizeram boa prova? Ou técnicos mais velhos com rodagem e alguns até já tendo trabalhado offshore? Quem tem inglês? Eu não sei visto que até mesmo em curso de inglês para os funcionários eles dão bons descontos, logo isso é importante, mas não impede quem não tem inglês de entrar e se dedicar a aprender.
    Já escrevi muito, agora queria parabenizá-lo pelo excelente blog e por ajudar as pessoas, leio todos os tópicos!
    Abç caro amigo de profissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathan, boa tarde!

      Eles têm preferência por pessoas jovens sim. Aquelas que mostrarem maturidade e profissionalismo, tão precocemente, sairão na frente. Na época que eu entrei, poucas pessoas com mais idade entravam. Agora mandaram embora vários com muita experiência e salários melhores.

      O inglês é importante, porém, se vc passou na prova online, é o suficiente ... a cada etapa eles darão o resultado daquela que vc acabou de fazer. Então se vc passar, foque no futuro, nas próximas etapas.

      Os que saem vitoriosos de todos etapas serão chamados. Vc não concorre com outros candidatos, como eu já falei aqui em outros posts... vc concorre apenas COM VC MESMO !!!

      Boa sorte à todos!
      Não desistam!

      Excluir
  27. Boa Tarde amigo. Técnicos em automação industrial tbm são aceitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, boa tarde!

      Como já falei diversas vezes, em outros posts, a maioria das empresas NÃO aceita o CREA de automação industrial, para as vagas de ROV.

      Aconselho 2 coisas:

      1- Buscar Outras vagas, em manutenção offshore, que MUITAS empresas oferecem. Aqui no blog mesmo tem uma lista delas;

      2- Se vc deseja se candidatar a uma vaga de ROV, deveria fazer um curso de extensão, que dê direito ao CREA, por exemplo, em eletrotécnica, ou mecatrônica.

      Mas enquanto estuda, vá concorrendo e buscando outras vagas!

      Uma outra coisa: leia todas as postagens que eu coloquei aqui no blog, pois vc está escrevendo numa postagem do ano de 2011, e eu tenho MUITA coisa importante postada aqui, até este ano de 2015.

      Leia tudo, desde 2011, até 2015, que irá acabar com 99% de suas dúvidas!

      Espero ter ajudado!
      Boa sorte à todos!

      Excluir
    2. Rsrs não tinha visto ja tirei minha dúvida nesse post.obrigada!

      Excluir
  28. Boa tarde! o curso de automação permite que faça o rov? Vi em um dos sites e la dizia q tinha que ter automação .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Desculpe-me a demora nesta resposta.

      Veja bem, é complicado te dar certeza nesta resposta, pois isso VARIA DE EMPRESA PARA EMPRESA.

      Algumas aceitam este curso, outras não aceitam.

      Então vai depender da empresa.

      Os cursos que elas aceitam, COM CERTEZA:
      - eletrônica;
      - eletrotécnica;
      - eletromecânica (mecatrônica);
      - mecânica.

      Espero ter ajudado!
      Boa sorte!

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. OLá José, muito bom dia. Tudo bom. Desejo que sim.

    Tomei a liberdade de lhe enviar este e-mail para sanar uma dúvida. Peguei o seu e-mail no seu blog sobre o assunto de ROV.

    Desde já fico extremamente agradecido caso possa me auxiliar em qualquer coisa. Obrigado.

    Estou para fazer um curso de ROV em uma empresa de um amigo. Segue o site http://uwgroup.com.br/

    Minha dúvida é a seguinte, estou consciente que para entrar do ramo é extremamente importante e fundamental ter o CREA, mas eu pretendo emigrar e o meu amigo disse que lá fora não é exigido curso técnico para ser operador de ROV.

    Minha emigração provavelmente será para Golden Coast na Australia se Deus me permitir rs

    Minha questão. É valido eu fazer o curso de piloto de ROV no meu caso? O valor do curso fica em torno de R$ 1500,00 pois ele me daria um desconto de 70%.

    Obrigado e fico muito agradecido.


    Atenciosamente,
    Marcelo Medeiros
    (21) 98094-5517 WhatsApp|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, boa tarde!

      Em primeiro lugar, peço desculpas pela demora na resposta de sua msg. Era uma postagem antiga, e desde 2015, saí da área, e não tenho tido oportunidade de voltar ao ROV, devido à falta de vagas. Desanimei 1 pouco de escrever... mas retomei, pois preciso ajudar aos outros, agora, em 2019.

      Vc já conseguiu emigar?

      Conheço este curso que vc mencionou. É muito bom!

      Porém, tanto aqui no Brasil, como na Austrália e outros países, as exigências para se entrar no ROV são muitas! Lá fora são até maiores, pois estão exigindo cursos, experiência no modelo que vai trabalhar, certificados de competência e de saúde que são muito caros e difíceis de conseguir.

      Certifique-se, primeiro, que vc não vai apenas por causa das vagas de ROV, que são escassas lá fora também.
      Busque também vagas em outras especialidades técnicas.

      Leia as postagens aqui do blog, mais recentes!
      Espero ter ajudado! Boa sorte!

      Excluir
  31. Olá meu amigo, tenho todos os requisitos para me aventurar na área como piloto, já trabalhei embarcado como Taifeiro e estou pensando em fazer o curso de Trainee em ROV, maaasss, tenho 43 anos e tenho medo de não ser aceito por conta da idade, o que você me diria a respeito?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Boa tarde!

      Em primeiro lugar, peço desculpas na demora desta resposta.

      Quando vc diz que tem todos os requisitos, por acaso vc tem o antigo CREA (agora CFT), de 1 dos 4 cursos técnicos: eletrônica, eletrotécnica, mecânica ou mecatrônica??

      Se não tem, não tem o que é exigido.

      Em relação ao curso, sempre é válido fazer. porém saiba que estamos em época de crise, e as vagas que aparecem são raras.

      Sim, após os 40 anos, a idade também pesa na hora do Processo. Eu entrei em 2011, quando tinha 49 anos, porém, naquela época tinham muitas vagas.

      Agora, nem eu que estou com 5 anos de experiência, e 51 embarques, sou chamado para entrevistas, desde 2015.

      Não busque somente ROV. Abra seu leque de buscas.

      veja as postagens mais recentes.
      Espero ter ajudado! Boa sorte!

      Excluir
  32. Olá José... boa noite!

    Tenho 40 anos e conclui o curso técnico de Mecatrônica e 2003 e adquiri o registro PROVISÓRIO no CREA em 2004. Fiquei alguns anos fora do mercado de trabalho por questões pessoais.

    Atualmente não é mais o CREA, mas o CFT (Conselho Federal dos Técnicos industriais), onde tive que solicitar o Registro.

    Meu inglês é bem basicão... tenho experiência de uns 13 anos em manutenção mecânica com especialização em SISTEMAS HIDRÁULICOS.

    Minhas dúvidas:

    1) com essa idade tenho chances no ramo offshore?

    2)Se sim... com o devido registro no CFT e com alguma experiência... eu teria chances mesmo com quase 5 anos fora do mercado?

    3) Depois do REGISTRO ativo e fazendo uma "reciclagem" nos estudos da mecatrônica... valeria a pena fazer os cursos de Salvatagem + HEUT e dar uma aprimorada no Inglês?

    Nesse eu contexto... tenho chances no ramo offshore?

    Que recomendações vc me daria?

    Se puder me ajudar...

    Obrigado. . Boa noite!

    Wagner
    (067) 9.9348-4262



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner! Boa tarde!

      Em primeiro lugar, peço desculpas na demora desta resposta.

      Em relação aos cursos, sempre é válido fazer. Porém saiba que estamos em época de crise, e as vagas que aparecem são raras.

      Sim, após os 40 anos, a idade também pesa na hora do Processo. Eu entrei em 2011, quando tinha 49 anos, contudo, naquela época tinham muitas vagas. Agora quase não tem vaga nenhuma. E as poucas que tem, eles acabam escolhendo os mais jovens, que aceitam ganhar menos.

      Agora, nem eu, que estou com 5 anos de experiência, e 51 embarques, sou chamado para entrevistas, desde 2015.

      Não busque somente ROV. Abra seu leque de buscas.Não foque apenas nestas vagas, pois nunca se sabe quando elas vão aparecer ... e nós precisamos nos sustentar. Está muito difícil.
      Eu não desisti, e continuo procurando me recolocar.

      Veja as postagens mais recentes.
      Espero ter ajudado! Boa sorte!

      Excluir