domingo, 12 de junho de 2011

O que é ROV? Como surgiu? Onde e porquê é utilizado?

ROV é a sigla de Remotely Operated Vehicle . Traduzindo para o português, é um veículo submarino de operação remota. Ele surgiu nas pesquisas militares, para ser utilizado em observações submarinas. Foi criado sem tripulação, por comandos remotos, para que seu custo fosse reduzido ao mínimo, se comparado a um submarino convencional.

Fora da área militar de pesquisa e defesa, ele chegou como única solução comercial viável para a indústria petrolífera avançar, há 20 anos atrás. No início das explorações de petróleo, as perfurações eram feitas apenas em águas rasas. A profundidade era de até 300 metros. A operação podia ser acompanhada por mergulhadores, que faziam os serviços de observação e intervenção nas linhas, dutos e equipamentos. O mergulho sempre foi, e continua sendo, um serviço de altíssimo risco, considerado o MAIS PERIGOSO do planeta. A medida que a profundidade aumentava, a partir de 100 mts, os serviços de mergulho ficavam cada vez mais caros e perigosos. Até hoje, o limite comercial para o mergulho, continua sendo de aproximadamente 300 mt.

Porém a indústria precisava e queria ir cada vez mais fundo...As lâminas d'água, para a perfuração, continuaram a ficar mais profundas, e os mergulhadores não puderam acompanhar. Foi neste cenário que a máquina substituiu o homem, onde este não podia mais estar. E os motivos foram apenas esses dois: CUSTO E SEGURANÇA.

*cabe aqui um comentário: neste caso não foi um simples desejo de substituir 1 classe de trabalhadores tão respeitada ( pelo menos por mim), como a dos mergulhadores. No início foi uma transição difícil, mas hoje eles compreendem melhor que as mudanças eram inevitáveis. A substituição foi feita porque eles não podiam alcançar as profundidades de 1500, 2000, 3000 mts, muito comuns hoje em dia, nas operações envolvendo os ROVs. Em águas rasas, seus serviços continuam sendo muito utilizados*.

Existem muitas outras utilidades para o ROV, contudo, como eu trabalho na área de petróleo, este será sempre o foco principal deste meu blog.
O interesse que me levou à escrever sobre isto, foi o fato de eu nunca ter encontrado nenhum material a esse respeito, na língua portuguesa, durante os 18 meses que pesquisei, até conseguir entrar nesta área. Ao longo deste desenvolvimento, farei menção às fontes de pesquisa que eu encontrar no exterior. Na próxima postagem contarei um pouco sobre como descobri e decidi dedicar minha vida profissional ao ROV. Até breve! Boas operações!..[]´s

ROV de observação


ROV de intervenção


8 comentários:

  1. Grande Feito José,, Precisamos mesmo de postagens como esta...estou na batalha pra entrar para essa area e toda informação é bem vinda...Valeu Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá josé meu nome é Fabiano estou a 2 em busca de uma oportunidade...fui selecionado para fazer um prova mes que vem...voçê sabe o que pedem na prova..tipo eletrônica inglês..português..

    Abç.

    fabianoconceicaocarvalho@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns... Será de muita ajuda e principalmente uma forma boa de se refletir sobre as ações de um piloto de ROV.
    Desejo sucesso a você José...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado à todos! Desculpem-me na demora das respostas dos tópicos. Durante o embarque, não é possível que eu responda.

    Fabiano, acabei de lhe mandar 1 e-mail, com seu pedido. Fiz 1 resumo das matérias, conforme já respondi aqui em outro comentário.

    Quem não localizou minha resposta, com as matérias que costumam cair nas provas, me escrevam, novamente.

    Abraços à todos! Leias os novos tópicos que escrevi recentemente! ... Dantas...[]´s

    ResponderExcluir
  5. Boa noite José, estou disputando uma vaga para trainne ROV, poderia me ajudar com as matérias que irão cair nos processos seletivos?
    Já fiz.um prova online de inglês de 40 questões e fui chamado para a etapa presencial onde disseram qur vão aplicar uma prova específica que no meu caso será para eletrotécnica e também terá uma apresentação da empresa.
    Pode me ajudar nos conteúdos das provas?
    Meu e-mail nathaneletrotec@hotmail.com
    Desde de já agradeço!
    Att,
    Nathan

    ResponderExcluir
  6. Olá Nathan, boa tarde!

    Em primeiro lugar, gostaria de lhe pedir desculpas pela demora nesta resposta.
    Passei 1 pouco mais de 1 ano sem escrever neste blog, pois eu mesmo saí da área de ROV, e não tinha mais tempo.

    porém eu desejo voltar.

    Bem, aqui mesmo no blog há muitos posts falando sobre as matérias que caem em cada prova.
    Espero que vc tenha encontrado, antes de ter feito a sua prova!

    boa sorte e até breve!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia José como esta o mercado para piloto de rov?
    Estou interessado em fazer o cursó já trabalhei na área offshore mais nessa crise acabei sendo demitido mais estou a procura de melhorar para poder voltar mais como não tenho experiência nessa área queria saber se ainda a mercado para novatos em rov

    Se alguém poder tirar algumas dúvidas minhas entre em contato (24) 999185213 thiagodmeellor@Gmail.com

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Boa noite Thiago!
      Desculpe-me pela demora nesta resposta!
      Quando vc escreveu, eu já estava fora da área há algum tempo, e desanimei a escrever.

      Porém agora, no final de 2021, as vagas offshore começaram a surgir.
      NÃO PERCA tempo! Atualize teu CV, e envie para os sites das empresas.

      Boa sorte!

      Excluir