quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Porquê eu continuo ajudando, sem pedir nada em troca?........ De onde vem a gratificação pelo trabalho que desenvolvo aqui? ....... Porquê ajudar alguém, sem olhar a quem??

Neste post vou fazer uma pausa para reflexão, pois são MUITAS as pessoas que tem me perguntado, ao longo destes 5 anos, do PORQUÊ eu continuo ajudando? E o que eu tenho ganhado com isso??


Bem, para iniciar minha explicação, vou postar aqui um e-mail que recebi há alguns dias atrás. Este e-mail foi recebido por mim, com grande alegria, pois veio a FORTALECER a minha posição, de continuar ajudando, e responder porquê eu ainda tenho feito isso, depois de tantas DECEPÇÕES.

Antes de mais nada, tive autorização escrita pelo dono do e-mail. Aqui vai ........


" Boa tarde Sr José, acompanho o seu blog a quase 2 anos, e através dele, decidi sair de vez da minha área (Comércio exterior) e me empenhar para entrar na área offshore.

Sou formado em Relações Internacionais e tive vontade de fazer Engenharia Elétrica, porém, através das dicas do senhor, decidi fazer Eletrotécnica e nesse mês eu já pego o meu CREA.

Comecei a participar do processo seletivo para piloto de ROV da SUBSEA 7, e eles perguntaram se eu tinha uma indicação, ou se conhecia alguém que trabalhava na empresa. Dei o nome do senhor, pois mesmo de maneira indireta, o senhor foi um dos que me ajudaram a seguir esse sonho que já tenho a algum tempo.

Gostaria de saber se tem algum problema, já li no blog o senhor dizendo que não se importa quando as pessoas te colocam como indicação.

Também queria parabeniza-lo pelo seu trabalho que com certeza, assim como eu e o meu irmão, fez com que muitas pessoas sérias que tinham medo da área offshore, se comprometessem a estudar e se dedicar mais e mais para alcançar esse objetivo que agora já não parece tão distante.

Obrigado.

Att,


Vinícius Campanate Vieira "







Pois então, meu caro Vinícius Campanate Vieira. Em primeiro lugar, gostaria de lhe agradecer por estas palavras de gratidão, e pelo fato de me permitir expor aqui, no intuito de tornar público, um trabalho feito com carinho e amor ao próximo, apenas.


Foi esta sua mensagem, junto com algumas outras, de agradecimento, pelo fato de que eu ajudei na escolha de um caminho, por pessoas que eu sequer conheço! MUITO OBRIGADO!

Muito obrigado por mostrar à mim que eu estou no caminho certo!

Que por mais decepções e tristezas que eu tenha, ao longo de minha própria vida profissional, eu estou tendo a chance de ajudar no futuro profissional de outros semelhantes!





Em dias sombrios, onde vemos que atos de humanidade das pessoas, e seu amor ao próximo, estão diminuindo DRASTICAMENTE, em detrimento apenas de si mesmo, do egoísmo das atitudes, eu continuo a ajudar, sem olhar a quem!

Ao invés de eu apenas recitar partes bíblicas,...
eu procuro COLOCÁ-LAS EM PRÁTICA, COM MINHAS ATITUDES!
Ao invés de seguir falsos profetas, e falsos cristãos, eu procuro simplesmente AJUDAR.
Sem pedir nada em troca, pois quem ajuda ao seu próximo, empresta à DEUS!!




Trabalhei, por quase 5 anos com ROV. Iniciei este blog antes de conseguir um trabalho. Continuei durante meu contrato de trabalho, e , não será o fato de estar temporariamente sem emprego que vai me fazer parar de escrever.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Serei merecedor de uma nova oportunidade, em breve! Pois estou buscando, e me reciclando.

Enquanto ela não chega, vou passando meus dias de folga forçada, fazendo outras atividades remuneradas, e nos períodos em casa, estudando e ajudando ao próximo!

E são mensagens como esta, descrita acima, que fortalece a certeza que ...

... TOMEI  A  DECISÃO  CERTA.


Boa sorte à todos!
Meu cordial abraço!
José Dantas de A. Jr.

21 comentários:

  1. Parabéns Sr José Dantas pelo blog. Certamente tem ajudado muitas pessoas. Espero se Deus quiser, esbarrar com o senhor em qualquer lugar desses.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Sr José Dantas pelo blog. Certamente tem ajudado muitas pessoas. Espero se Deus quiser, esbarrar com o senhor em qualquer lugar desses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Fabiano!

      São elas o alimento que nosso espírito de luta necessita para continuar ajudando, independente das nossas tempestades pessoais, e os dilúvios que atravessamos ao longo de nossa curta vida terrena!

      Obrigado!
      Boa sorte e até breve!

      Excluir
  3. Olha Senhor Jose, como o senhor menciona, todos nos nao nos conhecemos, mas devo sinalizar que a sua boa vontade e gentileza é o maior destaque desse blog, o que o senhor comenta de fato acontece, extremamente dificil conseguir uma orientação de pessoas que ja atuam, nao posso generalizar, porque de uns 40 mais ou menos, 3 ou 4 mais ou menos me retornaram, mas assim como o senhor, eu creio num DEUS poderoso e que honra !!!! Sr Jose, eu nao sei o que se passa no seu coração, mas o SENHOR sabe !!!! busca ele ainda mais, ele vai te honrar e te surpreender !!! em nome de muitos, eu agradeço e lhe afirmo que admiro essa iniciativa do senhor, logo estaremos nao mais dividindo duvidas, mas a alegria de ter conseguido uma oportunidade......fica o meu respeito e um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Diego!

      Obrigado pelas palavras de encorajamento!

      Sim, TODOS temos passado por dificuldades, inclusive eu. Contudo, isto não me desanima, e vou continuar dando o meu melhor para repartir com o próximo!

      Sim, Nosso Senhor Jesus sabe o que se passa em cada coração, e sabe exatamente o fardo que cada um pode carregar.

      TODOS tenham fé, e continuem batalhando e estudando, por um lugar ao sol. Um dia, esta crise provocada pela falta de caráter de muitos, irá passar, e os justos irão voltar a ter oportunidade nesta terra!

      Boa sorte à todos!

      Excluir
  4. Sr José Dantas, boa noite!
    Se possível me explica uma coisa. Qual a diferença entre Itech e construção? Ambos trabalham com ROV? E em termos de salários, seria a mesma coisa pra quem está iniciando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano, boa tarde!

      I-Tech e Construction são 2 setores diferentes, dentro da mesma empresa: A Subsea7 do Brasil.

      A Construction cuida dos barcos de construção (ex: lançamento de linha, Pull In Pull Out, etc).
      A I-Tech gerencia os ROVs instalados em sondas de perfuração que trabalham para as empresas petrolíferas ( Petrobrás, Shell, Total, etc).

      Sobre os salários, não conheço a política da Construction, pois trabalhei na i-Tech apenas. Em outros posts eu já mencionei a evolução de salários no ROV da i-Tecj. Espero ter ajudado!!

      Boa sorte!

      Excluir
  5. José Dantas,

    Deus irá te abençoar com certeza! O que mais vejo é trabalhador offshore escondendo o jogo e em vez de ajudar o próximo. O bom profissional ajuda o próximo sem temer perder seu espaço.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wendel, boa tarde!

      Sim, a prática de esconder o jogo é comum no âmbito profissional.
      Porém, não é apenas no ROV, mas em todas as posições onde os funcionários não se garantem, e tem medo de ser substituidos.

      Isso vem acontecendo há muitos anos, e não é fruto da crise.
      É uma forma de cada um defender o seu ganha pão.

      Obrigado pelas palavras!
      DEUS abençoe a todos nós!

      Excluir
  6. Bom dia Sr. José! a mais de um ano, conheci seu blog, li praticamente tudo e segui sua orientação de fazer um curso técnico, mesmo já sendo graduado em análise de sistemas , fiz o técnico em mecânica, terminei no último mês de julho, e agora me candidatei para o processo seletivo da Subsea 7, obrigado pelas dicas valiosíssimas, Deus te abençõe a cada dia na sua jornada.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Sr. José! a mais de um ano, conheci seu blog, li praticamente tudo e segui sua orientação de fazer um curso técnico, mesmo já sendo graduado em análise de sistemas , fiz o técnico em mecânica, terminei no último mês de julho, e agora me candidatei para o processo seletivo da Subsea 7, obrigado pelas dicas valiosíssimas, Deus te abençõe a cada dia na sua jornada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, boa tarde!

      Obrigado pelas palavras!

      É por todos vocês, que também buscam informação e um caminho de oportunidade, que eu dedico meu tempo!

      Que Nosso Senhor Jesus abençoe à todos nós que procuramos seguir o caminho da retidão e do bem!

      Boa sorte à todos!

      Excluir
  8. Bom dia Sr. José. Que Deus lhe abençoe grandemente, cada dia mais. Suas palavras são de extrema importância e ajuda, quem dera se mais profissionais da área fossem tão prestativos e bondosos quanto o senhor. Espero que nosso Deus lhe entregue logo o que de melhor guardou todo esse tempo, pois sua missão na terra tem se cumprido firmemente em nome de Jesus. O senhor abriu minha visão para esta área de uma forma clara e objetiva, sem rodeios e com certeza ganhou mais pontos positivos no reino dos céus. Fique na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão desconhecido, boa tarde!

      Obrigado pelas palavras!
      São estes relatos que me dão a certeza que estou seguindo o caminho certo!

      Todas as provas, dificuldades e tristezas que passei e continuo passando, não me farão desistir!

      Assim como eu levanto, a cada amanhecer, com a esperança renovada em continuar batalhando por novas oportunidades, tenho a certeza que cada um de vocês está fazendo o mesmo.

      Pois somente com estudo e dedicação, poderemos honrar nosso nome, e de nossa família, e ser merecedor de um trabalho digno, para que possamos dignificar e erguer a nossa casa e família, aos olhos de Nosso Senhor Jesus Cristo!

      Que ELE abençoe a todos!

      Excluir
  9. Tomo a liberdade de te chamar de amigo, antes de mais nada agradecer a sua iniciativa e dizer pra você de pé PARABÉNS. Sabe José desde o momento que mandei um e-mail pra você sinceramente, não esperava uma resposta tão esclarecedora e rápida como a sua. Desejo a você as melhores vibrações contidas no nosso plano e se algum da eu te encontrar simplesmente vou te dizer.

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Alex, boa tarde!

      Mais uma vez, obrigado pelas sinceras palavras!

      Certamente eu digo que possamos, em breve, nos encontrar para comemorar nossas novas colocações no mercado de trabalho!

      Eu aceito e retribuo , também, com minhas melhores vibrações de saúde, força e fé, para todas as batalhas que todos passarão, em breve!

      Boa sorte à todos!

      Excluir
  10. Parabéns Sr. Dantas.
    Estou participando do processo seletivo para Trainee ROV Subsea 7 e seu Blog foi de grande ajuda. Fico muito grato por conhecer pessoas assim e mesmo ainda participando do processo, estou compartilhando o meu pouco conhecimento com outras pessoas e assim poder continuar a corrente de ajudar o próximo.

    Atenciosamente,
    Augusto Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá augusto,já foi chamado para a etapa após a prova teorica de conhecimentos?

      Excluir
    2. Desculpa a demora na resposta.
      Sim, Fui chamado para a fase presencial e da prova teórica do processo, infelizmente, recebi o feedback negativo da oportunidade, possivelmente por ser a primeira vez que participo de tal processo, posso ter cometido algum erro de inciante, ou ainda não era a minha hora.
      Mas não irei desistir, faz parte da nossa história de vida, tombar e levantar.

      Excluir
  11. Olá Augusto, boa tarde!
    Obrigado pelas palavras!

    Sim, temos que dar continuidade à corrente do bem!
    Até breve! Boa sorte à todos!

    ResponderExcluir