segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Matérias que costumam cair nos processos seletivos para ROV

Caros blogueiros,
Em uma resposta de postagem, eu já falei neste assunto. Porém aqui tentarei ser o mais completo possível. Estarei falando nas matérias que costumam cair nas provas de eletrotécnica e eletrônica. Não faço idéia do que cai na prova de mecânica.



A matéria não é a mesma em todas as empresas, contudo giram sempre em torno de 1 eixo comum.
Como referência vc pode pegar a ementa da prova da petrobrás, para técnico de eletrônica e eletrotécnica.
Sim, sempre caem questões com cálculos.

São elas:
-Lei de ohm, potência, capacitor e resistor equivalentes;
-Transistor : todas as polarizações possíveis e cálculo de ganho nas diferentes configurações;
- Regulador de tensão;
- SCRs e tipos de fontes;
- Amplificadores Operacionais;
- Eletrônica digital, portas lógicas e tabelas verdade. Cálculo de porta equivalente;
- Leitura em Multímetro, Osciloscópio, grandezas e unidades de medidas elétricas;
- Motor de indução trifásico;

Pode ser que haja mais alguma coisa, principalmente se a empresa fornecer, antecipadamente, a matéria 
que vai cair. Se não fornecer, este é um bom resumo.

Eu fiz redação, em português.
Algumas empresas podem pedir redação em português ou inglês.

Também fiz vários testes psicológicos, dinâmicas em grupo, entrevista técnica com 1 gerente de projeto, 
e vários exames de saúde. Todos de caráter eliminatório. No total, foram 5 etapas, em dias diferentes,
e em cidades diferentes.

Espero ter ajudado! Até breve!....[]´s

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dificuldades antes de entrar na área Offshore, em geral.

Sei que já comentei sobre este assunto antes, mas como continuo a receber dúvidas, vou postar mais detalhes à respeito:


Atualmente, na área offshore, as empresas pedem normalmente 4 coisas:
1- Algum CREA;
2- O inglês, no mínimo intermediário, para conversação e leitura de manuais; 
3- Experiência offshore;
4- Infelizmente não é pedida, mas é a mais importante: Indicação de algum funcionário da empresa. Se você tem este conhecimento, aproveite!! Se não tem, como eu não tive, esforce-se nos itens 1 e 2 (foi o que eu fiz)!!!


Então vamos falar nos itens 1 e 2 acima, que são os únicos possíveis para as pessoas normais.
Se vc não tem CREA, dificilmente entrará na área. Ou entrará como iniciante, que eles chamam de homem de área (Roustabout). Esta carreira é muito disputada, pois todos que não tem estudos técnicos tentam entrar em Offshore por ela.



Se vc quer ter CREA, mas não sabe qual carreira escolher: Faça mecatrônica, mecânica, eletrotécnica, eletrônica ou automação. São estas as áreas com possibilidades dentro do mundo offshore. Qualquer um desses cursos é muito bom para ter bagagem técnica, mas tem que ser em escola que dê o CREA. Pois ele é fundamental.
Qual você deve escolher? Aquele que você gostar mais, pois será o dia-a-dia no seu futuro. E ninguém merece trabalhar em algo que não gosta, apenas pelo salário. Logo logo você estará farto e sairá, se não gostar do que faz.

Agora falando especificamente em ROV, NÃO se prenda apenas em conseguir alguma vaga em ROV, abra seus horizontes e tente entrar em OFFSHORE pela primeira oportunidade que você conseguir. Tem MUITA gente tentando ROV, por causa das lendas que eu contei na postagem anterior. 


E a realidade é mais dura do que parece: as provas são difíceis, NÃO se ganha bem, para começar, e a concorrência atualmente está alta. Vou lhes confessar 1 particular meu: eu ganho 2.400 bruto (inicial- setembro/2011), com taxa de embarque já... é pouco.





Então, como eu havia falado antes, NÃO se prenda APENAS em ROV. Vc precisa tentar as outras profissões que o curso permite: Se fizer eletrotécnica ou automação, vc pode ser eletricista. Se fizer mecânica ou mecatrônica, pode ser mecânico ou eletrônico ... e assim por diante....
Essas carreiras pagam melhor que ROV, na área offshore, e tem mais empresas contratando. Assim a chance de entrar é maior. Depois , se você quiser MUITO o ROV, poderá mudar, porém eu acho difícil!! Você vai desistir do ROV, porque não desejará ganhar MENOS, apenas pelo status do ROV.


Pessoal, vou falar sério sobre uma coisa que um amigo de trabalho, mais experiente sempre fala: "Quando eu vou no supermercado, ou vou trocar de carro, eles não perguntam se eu sou do ROV. Eles querem saber é a forma de pagamento". Então, meus amigos, o salário é mais importante que o status, OK?? Entenderam a minha colocação?


Atualmente, no navio que eu trabalho, o eletricista e o mecânico ganham o dobro que eu ganho, e o eletrônico ganha 4 vezes o que eu ganho. E não é cargo de chefia não. É de técnico.


Em offshore, o difícil é entrar. Sem padrinho, e sem experiência embarcado, como eu, levei quase 2 anos.
Não desanime se vc não passar na 1ª prova, ou na 2ª. O importante é não desistir. Vocês que têm pouca idade,  é isso que eles querem. Aproveitem!!


RESUMINDO PARA TERMINAR:

Estudem o que você gostarem, pois será o seu dia-a-dia.

Outra coisa que falei (item 2 acima), e repito sempre, é sobre inglês. Se vc não tem, ou é fraco, então VOLTE À ESTUDAR INGLÊS. Mesmo q a empresa não exija, isso é muito importante. Talvez vc pegue 1 chefe gringo, e terá q conversar com ele em inglês.


So, go pick up his books and study!
Do not just whining of life!
You'll win in the end!

Best Regards!